terça-feira, 28 de novembro de 2017

811


Título original:Randy Rides Alone 
Títulos no Brasil:A Ferro e Fogo / O Cavaleiro Solitário
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1934
Duração:52 minutos

Sinopse:Preso por um assassinato que não cometeu, Randy Bowers (John Wayne) conseque fugir com a ajuda de Sally Rogers (Alberta Vaughn). Ele acaba encontrando o grupo de criminosos e é aceito como membro da gangue. Agora planeja entregar todos ao xerife e limpar sua honra.


Biografia de John Wayne

John Wayne, nome artístico de Marion Robert Morrison, (Winterset, 26 de maio de 1907Los Angeles, 11 de junho de 1979) foi um premiado ator dos Estados Unidos.Filho de um farmacêutico, seu verdadeiro nome era Marion Michael Morrison. Ele detestava esse nome e ao entrar para o cinema mudou-o para John Wayne - mais a ver com um rapaz de 1,92 metros de altura e campeão de futebol, pela University of Southern California.

Foi, durante a juventude, membro da Ordem Demolay.
Surgiu com destaque no cinema em 1930, em The Big Trail, faroeste dirigido por Raoul Walsh. Durante vários anos estrelou filmes B até consagrar-se no papel de Ringo Kid em Stagecoach, clássico de 1939 de John Ford. A carreira de Wayne foi assim agraciada com esse divisor de águas, que o lançou ao estrelato. Esse filme definiu todas as principais características do cinema faroeste norte-americano. A parceria entre Wayne e Ford continuou; realizaram juntos uma série de grandes sucessos e filmes inesquecíveis (vinte e dois no total), como Three Godfathers (1948), The Quiet Man (1952), The Searchers (1956), The Wings of Eagles (1957), The Horse Soldiers (1959) e The Man Who Shot Liberty Valance (1962), além da chamada trilogia sobre a Cavalaria, composta por Fort Apache (1948), She Wore a Yellow Ribbon (1949) e Rio Grande (1950).
Outro diretor renomado com quem Wayne trabalhou foi Howard Hawks, um dos maiores realizadores do período clássico hollywoodiano. Juntos, realizaram vários dos maiores sucessos, não apenas de suas carreiras, mas de todo o gênero do faroeste, como: Red River (1948), El Dorado (1967) e, principalmente, aquele que é um dos mais irretocáveis exemplares do gênero, Rio Bravo (1959).
Além de John Ford e Howard Hawks, outros grandes diretores da época dirigiram Wayne. É o caso de Henry Hathaway, com quem fez, entre outros, o filme que lhe concedeu o Oscar de Melhor Ator, True Grit (1969); Otto Preminger, que o dirigiu no ótimo drama de guerra In Harm's Way (1965); Don Siegel, com quem fez seu último trabalho, The Shootist (1976); Michael Curtiz, sob cujas ordens atuou três vezes, inclusive em The Comancheros (1961), um de seus grandes sucessos de bilheteria; e John Huston, com quem fez The Barbarian and the Geisha (1958).
Além dos diretores já mencionados podemos citar: William A. Wellman, Mark Rydell e John Farrow. Também trabalhou ao lado de vários astros de sua época: Henry Fonda, Katharine Hepburn, James Stewart, Maureen O'Hara, Sophia Loren, Elsa Martinelli, Kirk Douglas, William Holden, Marlene Dietrich, Rock Hudson, Robert Mitchum, Lee Marvin, Richard Widmark, Dean Martin, Natalie Wood, Jeffrey Hunter e Montgomery Clift, entre outros, em seus cinquenta anos de cinema.
Casou-se três vezes. A primeira, em 1932, com Josephine Saenz, que lhe deu quatro filhos. Em 1946, casou-se, pela segunda vez, com a atriz mexicana Esperanza Baur, de quem se divorciou sete anos depois, para casar-se com Pilar Palette, com quem teve mais dois filhos.
Dirigiu os filmes The Alamo (1960) e The Green Berets (1968). Este último causou-lhe grandes problemas. O roteiro, pró-Guerra do Vietnã, alimentou a fúria dos opositores a essa intervenção militar estadunidense, que realizaram vários protestos contra a exibição do filme.
John Wayne foi homenageado pela cantora Lady Gaga em seu mais recente álbum de estúdio ''JOANNE'' (2016) na 4ª faixa do disco que leva o nome do mesmo "JOHN WAYNE''.
Fumante inveterado desde a juventude, Wayne foi diagnosticado em 1964 com câncer de pulmão, tendo passado por uma cirurgia para remoção de todo o pulmão esquerdo, além de quatro costelas. Apesar dos esforços de seus agentes para evitar que ele tornasse a doença pública, ele mesmo anunciou seu estado à imprensa e apelou para que a população fizesse mais exames preventivos. Cinco anos depois, foi constatado que ele ficara livre da doença. Apesar da diminuição da capacidade pulmonar, pouco tempo depois Wayne voltou a mascar tabaco e a fumar.
No final da década de 1970, Wayne envolveu-se como voluntário nos estudos de uma vacina para a cura da doença que o assombrara anos antes. Contudo, veio a falecer em 11 de junho de 1979, aos setenta e dois anos de idade, em decorrência de um câncer de estômago. Está sepultado no Pacific View Memorial Park, Corona del Mar, Condado de Orange, Califórnia.


165

Título no Brasil:Domino Kid o Vingador
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1957
Duração:74 minutos

Sinopse:Dominó retorna da Guerra Civil para encontrar seu rancho em ruínas, e seu pai assassinado. Cinco homens foram responsáveis e quatro foram identificados. Então vai em busca de vingança.


Biografia de Rory Calhoun
Rory Calhoun (Los Angeles, Califórnia, 8 de agosto de 1922 - Burbank, Califórnia, 28 de abril de 1999) foi um ator de cinema e televisão norte-americano, mais conhecido pelos westerns que protagonizou.
Rory Calhoun, nascido Francis Timothy McCown, teve uma vida conturbada antes de dedicar-se ao cinema. Órfão de pai aos nove anos (segundo outras fontes, nove meses), foi criado pela mãe e pelo padrasto. Cresceu no campo até mudar-se com a família para um bairro pobre de Los Angeles. Ali tornou-se ladrão, roubando inicialmente um revólver e mais tarde diversas joalherias e um carro. Com isso, passava longos períodos encerrado em prisões de diversos estados, de onde fugia e era recapturado em seguida. Essa rotina de contínuos confrontos com a lei chegou ao fim aos vinte e um anos de idade, quando saiu em liberdade condicional.
Decidido a se regenerar, aproveitou toda oportunidade de trabalho que lhe era oferecida e foi lenhador, vaqueiro, boxeador e motorista. Sua biografia oficial diz que foi descoberto para o cinema por Alan Ladd, enquanto cavalgava pelas colinas de Hollywood. No entanto, Calhoun desmentiu essa versão em entrevista concedida à revista Classic Images de março de 1993. Segundo ele, sua entrada para o mundo da representação aconteceu em um dia em que esperava o ônibus nas imediações da MGM. De repente, recebeu convite para participar como extra de um filme da dupla O Gordo e o Magro, de cujo nome ele não se lembrava mais. Recebeu trinta e cinco dólares por quinze minutos de trabalho e foi fisgado imediatamente. Quando deu por si já estava contratado pela agência de Sue Carol, esposa de Ladd na época. A partir daí, Calhoun foi logo notado, principalmente porque seus 1,91 m de altura e sua formação esportiva talhavam-no para as artes cinematográficas.
Seus primeiros papéis foram insignificantes e não exigiam dotes interpretativos, mas serviram de aprendizado e moldaram sua personalidade nas telas. Estreou na 20th Century Fox numa ponta não creditada em Alegria, Rapazes (Something For the Boys, 1944), estrelado por Carmen Miranda. A primeira vez que recebeu créditos, ainda como Frank McCown, foi no drama sobre boxe Quando os Homens São Homens (The Great John L., 1945). O nome artístico lhe foi dado pelo produtor David O. Selznick, que o tinha sob contrato, e deriva do urro (roar em Inglês) do leão, signo astrológico de Calhoun. O sobrenome veio de uma lista de três que lhe foi oferecida: Callahan, Calhoun e Donahue. Anos depois, outro contratado de Selznick receberia o mesmo tratamento e passaria a ser conhecido por Troy Donahue, sendo "Troy" um rearranjo de "Rory".
Calhoun participou de filmes importantes, como Meu Coração Canta (With a Song in My Heart, 1952), coestrelado por Susan Hayward e Como Agarrar um Milionário (How to Marry a Millionaire, 1953), com Marilyn Monroe. Mas seu nome ficou associado mesmo a westerns de médio orçamento. O primeiro foi Rio Sangrento (Massacre River, 1949), coestrelado por Guy Madison. Seguiram-se, entre outros, O Gaúcho (Way of a Gaucho, 1952), rodado na Argentina e com Gene Tierney como par romântico, O Tesouro de Pancho Villa (The Treasure of Pancho Villa, 1955), A Lei do Oeste (Ride Out for Revenge, 1957) e Meu Sangue Por Minha Honra (The Saga of Hemp Brown, 1958). Em 1954, atuou outra vez ao lado de Marilyn Monroe, agora em O Rio das Almas Perdidas (River of No Return), western classe A de Otto Preminger, que também tinha Robert Mitchum no elenco. Sua carreira de quase cinquenta anos chegou ao fim com o drama musical Coração de Cowboy (Pure Country, 1992), com o astro country George Strait.
Dentre seus diversos trabalhos para a televisão, destacam-se a série The Texan, com setenta e nove episódios de trinta minutos cada, exibidos entre 1958 e 1960 e a telenovela Capitol, onde atuou entre 1982 e 1987. Apareceu como ator convidado em A Ilha dos Birutas (Gilligan's Island), Rawhide, Havaí 5-0 (Hawaii Five-O), Starsky e Hutch etc.
Teve quatro filhas, três com a atriz Lita Baron, com quem se casou em 1948 e de quem se divorciou em 1970, e a quarta de sua união com a jornalista Sue Rhodes. Este segundo casamento durou até sua morte, aos setenta e seis anos, em consequência de diabetes e complicações com um enfisema pulmonar.Seu corpo foi cremado.



domingo, 19 de novembro de 2017

734


Título original:Forty Guns 
Títulos no Brasil:Dragões da Violência / Quarenta Pistolas
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1957
Duração:80 minutos

Sinopse:Jessica Drummond (Barbara Stanwyck) é uma fazendeira de pulso firme que comanda uma equipe de quarenta homens. Ela vive tirando o irmão de encrencas. Quando Griff Bonnell (Barry Sullivan) chega à pequena cidade, Jessica experimenta um sentimento novo e seu irmão acaba sendo preso. 


Biografia de 
Barbara Stanwyck, nascida Ruby Stevens (Nova Iorque, 16 de julho de 1907Santa Mônica, 20 de janeiro de 1990) foi uma premiada atriz estado-unidense de cinema e televisão.
Nascida Ruby Stevens, foi a mais nova de cinco irmãos. Ficou órfã de mãe aos dois anos, e pouco depois o pai abandonou a família, indo trabalhar na Zona do Canal do Panamá. Foi criada, alternadamente, por uma família amiga e pela irmã corista, Mildred, no Brooklyn.
Entre os oito e onze anos, viajava nas férias com a irmã Mildred em seus espetáculos. Aos onze anos, foi morar com um casal de origem judaica, sem filhos, os Harold Cohens, de Flatbush, onde experimentou a afeição pela primeira vez. Com a gravidez da Sr.ª Cohen, porém, foi novamente rejeitada. Deixou a escola aos 13 anos, apesar de a Escola Superior Erasmus Hall, no Brooklyn, a registrar como "diplomada com distinção".
Começou a trabalhar omitindo sua idade, numa grande loja de departamentos no Brooklyn, e posteriormente trabalhou para a Companhia Telefônica de Nova York. Dividia um apartamento com Maude Groodie, atriz de Vaudeville, amiga dos tempos em que viajava com Mildred.
Virou corista aos 15 anos em cabarés de Nova York, contratada por Billy Crisp e Earl Lindsay. Em 1926, um amigo a apresentou a Willard Mack, um produtor e diretor que a contratou para um de seus shows. Participou de The Noose, que teve 197 apresentações no Teatro Hudson, e mudou o seu nome para Barbara Stanwick, por sugestão de Willard, que juntou o nome de uma peça (Barbara Fritchie), com o nome da atriz que a interpretava (Jane Stanwick), alterando para depois para Stanwyck. O sucesso foi grande e ali nascia Barbara Stanwyck, mais tarde uma lenda de Hollywood.
Em 1927, estrelou Burlesque, como estrela absoluta: 338 apresentações. Os direitos da peça foram comprados pela Paramount para o cinema, tendo o nome mudado para The Dance of Life ("No Rodopio da Vida") (1929), porém foi substituída por outra atriz, Nancy Carroll.
Em 1927 foi para Hollywood e estrelou Broadway Nights ("Noites da Broadway), sem maior representação para sua carreira. Em 1929, estrelou The Locked Door ("Entre Portas Fechadas"), que foi um fracasso na época. O êxito só veio ao trabalhar com Frank Capra em Ladies of Leisure ("A Flor dos Meus Sonhos"), em 1930.
A atriz foi casada duas vezes, a primeira com Frank Fay que, convencido do seu talento como atriz, a levou para Hollywood em 1930 e lhe conseguiu alguns testes. O casal adotou o menino John Charles Green, que teve seu nome mudado para Dion Anthony Fay. Logo depois o casal se separou, e tiveram uma longa luta judicial pela custódia do menino, que foi conseguida por Bárbara. Dion morreu em 1961.
O segundo casamento foi com o ator Robert Taylor, em 1939, e durou 11 anos, até 14 de dezembro de 1950, quando Bárbara prometeu, e cumpriu, nunca mais se casar.
Dois de seus papéis mais marcantes e que lhe valeram dois prêmios Emmy de televisão foram a matriarca da série de TV Big Valley, na década de 60, e a fazendeira Mary Carson em Pássaros Feridos, produzida em 1983. Teve quatro indicações para o Óscar mas acabou levando apenas um honorário pelo conjunto da sua obra, em 1982.
Barbara morreu de insuficiência cardíaca, aos 82 anos, no St. John's Hospital, tendo ao seu lado Nancy Sinatra, sua grande amiga. O corpo da atriz foi cremado, e suas cinzas espalhadas em Lone Pine, Califórnia nos Estados Unidos.
 




733


Título original:The Sword of Monte Cristo 
Título no Brasil:A Espada de Monte Cristo
Gênero:Aventura
Colorido
Legendado
Ano de produção:1951
Duração:80 minutos

Sinopse:Em 1858, a França, o imperador Luís Napoleão envia Capitão Renault do Royal Dragoons, o ministro da La Roche eo Major Nicolet para a Normandia em busca dos membros de um grupo de rebeldes. A Masked Cavalier, a sobrinha, Lady Christianne, do Marquês de Montableau, anuncia em uma reunião secreta dos líderes subterrâneos na Normandia que o lendário tesouro do Monte Cristo foi querida para ela e ela vai usá-lo para financiar a sua causa. Seu tio, o único que pode decifrar os símbolos na espada de Monte Cristo, a chave para o tesouro, ridiculariza sua posição contra o Imperador. La Roche toma posse da espada e tem o Marquês colocado no calabouço. Christianne, como o mascarado Cavalier, recupera a espada da La Roche, mas o Capitão Renault apreende-la e volta a espada para La Roche.

Biografia de George Montgomery

George Montgomery foi o mais novo dos quinze filhos de uma família de imigrantes ucranianos, tendo crescido em uma fazenda. Estudou por algum tempo na Universidade de Montana, mas seu interesse pelo cinema logo o levou a tentar a sorte em Hollywood. Em 1935, enquanto seu país era açoitado pela Grande Depressão, conseguiu empregar-se como figurante e, nos anos seguintes, apareceu em diversos filmes, como faroestes B de Gene Autry e Roy Rogers, geralmente sem receber créditos. Foi também dublê de vários atores, inclusive John Wayne.
Em 1938, com o nome de George Letz, conseguiu papéis de maior destaque em dois seriados e um faroeste na Republic Pictures. Em seguida, foi contratado pela 20th Century Fox, que mudou seu nome artístico para George Montgomery. Ali apareceu como astro de pequenos dramas juvenis ou como coadjuvante em produções mais ambiciosas. Finalmente, em 1941, pôde estrelar seus dois primeiros westerns para o estúdio: Cavaleiros do Deserto (Riders of the Purple Sage) e O Último dos Duanes (Last of the Duanes).
Em 1943, com a carreira em ascensão mas com os EUA na Segunda Guerra Mundial, Montgomery decidiu alistar-se no Corpo de Sinalizadores do Exército, de onde saiu somente no fim do conflito, com o posto de sargento. Retomou, então, suas atividades na Fox, onde fez mais três filmes, um deles A Moeda Trágica (The Brasher Doubloon, 1947), onde personificou o detetive Philip Marlowe, famosa criação de Raymond Chandler. No entanto, os tempos eram outros, novos atores haviam surgido e a frequência ao cinema só fazia diminuir. Para manter os lucros, os estúdios demitiram muitos contratados e Montgomery foi um deles.
Interessado em trabalhos com madeira desde a infância, Montgomery passou a dedicar-se a uma fábrica de móveis, enquanto fazia os faroestes de médio orçamento que o tornaram conhecido e apreciado pelo público. Na década de 1950 trabalhou exaustivamente na Columbia Pictures, United Artists e Allied Artists, entre outros estúdios, em filmes como Aliança de Sangue (The Pathfinder, 1952), baseado em obra de James Fenimore Cooper, Era da Violência (Cripple Creek, 1952), Rio de Sangue (Battle of Rogue River, 1954) e O Melhor Gatilho (Toughest Gun in Tombstone, 1958). Mas não se limitou a esse gênero, estrelando também aventuras nas selvas, policiais e filmes de guerra: Huk, Legião de Terroristas (Huk!, 1956) e A Garra de Aço (The Steel Claw, 1961) são exemplos disso.
Entre 1958 e 1959, trabalhou nos vinte e seis episódios da série televisiva Cimarron City, fazendo o papel de xerife da cidade. Da década de 1960 em diante, atuou não só como ator, mas também como produtor, roteirista e diretor em muitos de seus filmes. Seu último western foi Gatilhos do Ódio (Hostile Guns, 1967), para a Paramount. Finalmente, em 1972, abandonou o cinema, dizendo que os roteiros que lhe eram oferecidos careciam de qualidade.
Montgomery preferiu dedicar-se às suas verdadeiras paixões: fabricação de móveis, pintura e escultura em bronze. Esculpiu, entre outros, Clint Eastwood, Ronald Reagan, John Wayne e Randolph Scott. Também projetou a estatueta correspondente ao Prêmio Ralph Morgan, patrocinado pela Screen Actor's Guild.
Casou-se apenas uma vez, em 5 de dezembro de 1943, com a cantora Dinah Shore, que lhe daria sua única filha, Melissa, em 1947. Os dois também adotaram outra criança, Jody, em 1954. Divorciaram-se em 1962, o que causou surpresa nos meios cinematográficos, em razão da longevidade do casamento. No ano seguinte, sofreu uma tentativa de assassinato por parte de sua empregada doméstica, que, alegadamente sofrendo de obsessão pelo ator, planejava matá-lo e suicidar-se em seguida. Ela falhou em ambos os propósitos.
Montgomery faleceu em decorrência de problemas cardíacos e teve seu corpo cremado e as cinzas enterradas em dois cemitérios diferentes, um próxima à sua residência e outro próximo à sua cidade natal. Encontra-se sepultado no Cemitério Highland, Great Falls, Condado de Cascade, Montana nos Estados Unidos.

 




732


Título original:El Zorro Vengador
Títulos no Brasil:Zorro o Vingador / Zorro o Cavaleiro da Vingança
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1962
Duração:87 minutos

Sinopse:Um grupo de pessoas encontram forças para enfrentar uma quadrilha de bandidos, e poderão contar com a ajuda de raposa vermelha o EL ZORRO.



Biografia de Luis Aguilar


Luis Aguilar Manzo , ( Hermosillo , Sonora , México , 29 de janeiro de 1918 - Cidade do México , 24 de outubro de 1997 ), mais conhecido como Luis Aguilar , foi ator e cantor de música ranchera da era de ouro do cinema mexicano , popularmente conhecido como El Gallo Giro , pelo filme homônimo estrelado. Seu carisma e personalidade fizeram com que ele se destacasse como um dos ídolos do México, completando o trio por excelência da comédia ranchera com Jorge Negrete e Pedro Infante . Ele alcançou grande sucesso em Cuba , Porto Rico e América do Sul .Luis Aguilar Manzo nasceu em Hermosillo , Sonora , México, em 29 de janeiro de 1918. Ele estudou no Colégio Militar e, em seguida, começou a carreira de engenharia no exército, logo depois de deixar a carreira militar e trabalhar no departamento agrário da Secretaria de Tesouraria Como era de natureza aventureira, mudou-se temporariamente para o porto de Mazatlan , em Sinaloa, onde se dedicou à pesca de tubarões. No início dos anos 40, mudou-se para a Cidade do México justamente quando o cinema mexicano triunfou no exterior com sua maneira ingênua e inofensiva de mistificar a província e a vida rural.
Casou-se pela primeira vez em 17 de abril de 1946 com Ana Maria Almada com quem procriou duas filhas, Ana Luisa e Martha Fernanda. O casamento foi divorciado em 14 de agosto de 1954. Dois anos depois, no final de 1956, ele conheceu a atriz Rosario Gálvez , que era viúva e tinha um filho, 4 meses depois que eles se conheceram se casaram em 19 de abril de 1957.
Ele estreou como ator em 1944 no filme Sota, Caballo y Rey , com o apoio de Raúl de Anda . Lá ele chama a atenção do público, apesar de sua falta de experiência diante das câmeras, e é graças ao seu carisma que ele consegue em tempo recorde filmar vários filmes e alternar com figuras como María Antonieta Pons , Amanda del Llano , Sara Garcia , María Luisa Zea , Katy Jurado e Miroslava Stern , mas é até 1948 quando chegam seus papéis consagradores, um dirigido pelo grande Alejandro Galindo no filme El niño alegre e o outro no filme que lhe deu o apelido que o acompanharia ao longo de sua carreira. Gallo Giro , dirigido por Alberto Gout , com roteiro de seu patrono Raúl de Anda , já Luis Aguilar já havia se tornado um dos heróis por excelência do gênero ranchero; na verdade, ele fazia parte de Jorge Negrete e Pedro Infante , uma espécie de triunvirato de galantes românticos e cantantes que o público adorava.
Indubitavelmente, por volta de 1951, Pedro Infante foi o indiscutível ídolo cinematográfico do povo em geral, seguido de perto por Aguilar, Ismael Rodríguez , o diretor principal de Pedro, e os reuniu em um filme que se tornou um clássico instantâneo do cinema nacional: ATM Vapor completo! , seguido de uma continuação filmada ao mesmo tempo: O que essa mulher te deu? . Graças a estes filmes Luis mostrou que ele poderia estar a par com qualquer figura cinematográfica e é para esses filmes que ele é mais lembrado até hoje. Neste último filme ele também compartilha a tela com Carmen Montejo , Rosita Arenas e Gloria Mange .
Uma de suas melhores e mais favoritas jovens é a conhecida artista de música e cinema de ranchera, Flor Silvestre , com quem compartilhou créditos estelares em doze filmes, entre os quais estão Primeira I Am Mexicana (1950), El tiigre enmascarado (1951) , O cavaleiro sem cabeça (1957), Tão bom o giro como o colorado (1959), De tal madeira tal lasca (1960), Juan sem medo (1961), O sangrento revólver (1964) e Escola para mulheres solteiras (1965).
Os outros dois cantores de rancheras e atrizes de cinema com quem ele filmou vários filmes são Rosita Quintana , sua jovem em Você, só você (1950), Dois galos de luta (1950), Serenade no México (1956), Cielito lindo! (1957), Carbine 30-30 (1958), eu gosto de bravatas! (1959) e eu não me casei com compadre (1960); e Rosa de Castilla , sua jovem em Tal para cual (1953), Aqui estão os Aguilares! (1957), The North Mail (1960), A Máscara da Morte (1961) e O Tigre de Guanajuato (1965).
Luis teve vários papéis de estrela alternando com outras grandes figuras como Pedro Infante , Jorge Negrete , Germán Valdés Tin Tan , Antonio Aguilar , Victor Parra , Pedro Armendáriz , Ignacio López Tarso , María Félix , Joaquín Pardavé , Marga López , Letícia Palma , Pedro Vargas. , Columba Domínguez , Lilia Prado , Eulalio González Piporro e Emilio Fernández , entre outros.
Ele morreu em 24 de outubro de 1997 na Cidade do México . como resultado de um infarto do miocárdio durante o sono aos 79 anos de idade, além de ser portador de enfisema pulmonar devido ao seu grande gosto pelo tabaco. Suas cinzas foram depositadas na Igreja da Santa Cruz no Pedregal de San Ángel, na Cidade do México, mas sua esposa decidiu mantê-las com ela em sua casa em Cuernavaca , Morelos, México.

 




sábado, 18 de novembro de 2017

730


Título original:Tightrope 
Título no Brasil:Um Agente na Corda Bamba
Gênero:Policial
Colorido
Legendado
Ano de produção:1984
Duração:114 minutos

Sinopse:Em Nova Orleans o detetive Wes Block (Clint Eastwood) é colocado no caso de um serial killer que tem como vítimas mulheres jovens e belas, as quais ele estupra e mata. As mortes assumem um caráter pessoal quando o criminoso escolhe pessoas conhecidas de Wes como vítimas, sendo que até mesmo suas filhas estão na mira do assassino. Paralelamente Wes, que é divorciado, se envolve com Beryl Thibodeaux (Geneviève Bujold) e ela também se torna uma provável vítima. 

Biografia de Clint Eastwood
Clinton "Clint" Eastwood, Jr. (São Francisco, 31 de maio de 1930) é um ator, cineasta e produtor dos Estados Unidos famoso pelos seus papéis típicos em filmes de ação como um cara durão e anti-herói, principalmente como o Homem sem nome da Trilogia dos Dólares nos filmes western spaghetti de Sergio Leone dos anos 60, e interpretando o Inspetor 'Dirty' Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry, das décadas de 1970 e 1980.
Como diretor, seus filmes têm tido criticas positivas. Ganhou quatro vezes o Oscar — duas cada como Melhor Diretor e de Melhor Filme —, e foi homenageado em 1995, recebendo o Prêmio Memorial Irving G. Thalberg em reconhecimento à sua longa carreira no cinema Por duas vezes foi eleito o ator favorito dos estadunidenses, e é o único ator da história do cinema a estrelar em filmes considerados de "grande sucesso" por cinco décadas consecutivas.
Eastwood também tem interesse na política. Membro do partido republicano desde 1951, Clint foi eleito prefeito de Carmel-by-the-Sea, Califórnia, onde permaneceu no cargo de 1986 até 1988. Em 2012, durante uma entrevista para o programa Ellen, declarou-se adepto do libertarismo.Eastwood nasceu em São Francisco (Califórnia), filho de Margaret Ruth (1909-2006) (nome de casada: Runner) e Clinton Eastwood (1906-1970), um operário metalúrgico. Ele tem ascendência escocesa, holandesa, inglesa e irlandesa. Sua família era de classe média e protestante. Trabalhou em várias profissões, assim como seu pai, por toda a costa oeste norte-americana. Durante sua adolescência, morou em Piedmont, uma pequena cidade californiana, e ingressou depois na escola técnica Oakland Technical High School, graduando-se em 1949. Após ter se graduado nesta escola, trabalhou como atendente em um posto de gasolina, foi bombeiro e tocou piano em um bar de Oakland. Foi convocado ao exército em 1950, mas seu avião caiu em São Francisco. Ele escapou gravemente ferido e ficou por meio ano prestando depoimentos para a investigação sobre a causa da queda. Este acidente fez com que não fosse para a Guerra da Coreia. É pai de Scott Eastwood, também ator.Eastwood começou sua carreira como ator, fazendo pequenas aparições em filmes pequenos, como Revenge of the Creature, Tarantula e Francis in the Navy. Em 1958, ele conseguiu seu primeiro papel oficial no filme, Ambush at Cimarron Pass, o qual considerou um filme muito fraco. Em 1959, ele trabalhou com James Garner em um episódio da série Maverick. Após isso, Eastwood se dedicou somente a trabalhar na televisão com a série de western Rawhide, na qual interpretava o personagem Rowdy Yates (que Eastwood na época descreveu como "O idiota das Planícies").Eastwood somente começou a ter destaque após interpretar o misterioso Homem sem nome na trilogia dos dólares de Sergio Leone. Os filmes Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965), e Três Homens em Conflito (1966) foram um verdadeiro sucesso em terras italianas e norte-americanas, em especial o último, que fez Eastwood se tornar famoso mundialmente.Eu gosto do Clint Eastwood porque ele tem somente duas expressões faciais. Uma com o chapéu e outra sem ele.Em Where Eagles Dare (1968) ele dividiu o papel principal com Richard Burton. Seu salário chegou a 800 000 dólares.No mesmo ano, estrelou no filme dirigido por Don Siegel de nome Coogan's Bluff. Neste, Clint desempenhava um xerife de uma pequena cidade que tentava colocar a lei na grande Nova Iorque. O filme foi controverso por sua apelação à violência, mas iniciou uma parceria que duraria por mais de dez anos com Siegel. Em 1969, Clint trabalhou em outro filme musical, chamado Paint Your Wagon. O filme deu grande prejuízo para o estúdio na época, e só lucrou após ser vendido em VHS e DVD.
No começo dos anos 70, o filme de guerra Kelly's Heroes e o western dirigido por Don Siegel Two Mules for Sister Sara combinaram comédia com ação. Em The Beguiled, novamente com direção de Siegel, Clint interpreta um soldado da união durante a Guerra Civil, gravemente ferido que é salvo à beira da morte por uma adolescente. A garota leva-o para a escola onde mora, um internato feminino, fazendo com que as professoras e as colegas entrem em pânico pelo perigo de manter um inimigo em casa. À medida que o rapaz se recupera, a vaidade das moças se aguça, provocando intrigas e transformando o ambiente. Mas o principal passo para Eastwood se tornar uma estrela de Hollywood veio em 1971 quando ele montou sua companhia de filmes, e decidiu dirigir seu primeiro filme. Play Misty for Me foi um suspense sobre um radialista que vivia perseguido por uma fã. Um dos maiores sucessos da carreira de Clint viria com o inspetor policial Harry Callahan em Dirty Harry, que é considerado o melhor filme de Siegel. O amargo e mal-humorado Callahan fez com que o filme fosse um sucesso absoluto de bilheteria nos Estados Unidos. Dirty Harry originou várias sequências, sempre com altos lucros: Magnum Force (1973), The Enforcer (1976), Sudden Impact (1983) e The Dead Pool (1988).
Eastwood fez dois importantes filmes de western durante a década de 70. High Plains Drifter (1973) e The Outlaw Josey Wales (1976). O primeiro trazia um personagem estranho e sem nome, o qual muitos acreditam que seria uma reencarnação do homem sem nome da Trilogia dos dólares. Além disso, tinha os mesmo hábitos e costumes.
Breezy de 1973 foi o primeiro filme em que Eastwood dirigiu mas não atuou como ator. A estrela principal foi William Holden. Em 1974, Eastwood fez dupla com o jovem Jeff Bridges em Thunderbolt and Lightfoot. O filme foi produzido e dirigido por Michael Cimino, o mesmo escritor do filme Magnum Force.
Em 1975, Clint dirigiu e fez o personagem principal em The Eiger Sanction. O filme utilizou as últimas tecnologias da época, mas não fez tanto sucesso como o planejado.
Eastwood estrelou no filme The Gauntlet, produzido em 1977. Clint fazia o interpretava um policial que deveria escoltar uma prostituta de Las Vegas até Los Angeles para testemunhar contra um assassino.
Em 1978, Clint estrelou Every Which Way But Loose uma comédia baseada em uma história de um caminhoneiro e lutador. O filme teve enorme sucesso e foi aclamado por críticos de todo mundo. Com a popularidade em alta, ganhou uma sequência, de nome Any Which Way You Can. Entre estes dois filmes, foi produzido o western Bronco Billy que contou além de Clint com Merle Haggard.
Em 1979, Eastwood fez o papel de Frank Morris no filme Escape from Alcatraz. Foi baseado na vida do fugitivo que estudou e planejou a fuga perfeita de Alcatraz em 1962. Morris nunca mais foi visto, e os agentes do FBI acreditam que ele se afogou durante a saída da prisão, embora ninguém nunca tenha encontrado algo que prove essa teoria.Em 1982, Eastwood estrelou, produziu e dirigiu o filme Firefox que tratava da guerra fria. No final do mesmo ano foi produtor executivo do filme Thelonious Monk: Straight, No Chaser, que retratava a vida de Thelonious Monk. No filme Tightrope, de 1984, fez o papel de Wes Block. O filme se passava na cidade de Nova Orleans. No mesmo ano, Clint fez o papel de tenente Speer na comédia City Heat. Um ano depois, Eastwood reviveu o gênero western dirigindo e estrelando o filme Pale Rider, interpretando um pregador. Em 1986 voltou para fazer o longa Heartbreak Ridge, em que relata a invasão de Granada. O último filme da série Dirty Harry foi feito em 1988, com o título The Dead Pool. Este não se comparou com o sucesso dos filmes anteriores em termos de bilheteria. Eastwood alternou entre filmes de comédia como Pink Cadillac e de ação como The Rookie, e fez longas com assuntos pessoais como em Bird, de 1988, que lhe deu uma indicação Palma de Ouro no Festival de Cannes. No final dos anos 80, Clint estrelou e dirigiu o filme White Hunter Black Heart, no qual fazia um papel inspirado em John Huston. O filme recebeu boa aceitação dos críticos.
No início dos anos 90, Eastwood dirigiu e estrelou seu último western, Unforgiven, onde teve o papel de um pistoleiro aposentado. O filme co-estrela os atores Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris. Após um imenso sucesso de bilheteria, foi nomeado a nove Oscares e ganhou quatro, incluindo os de melhor filme e melhor diretor.
Em 1993, Clint fez o papel de um ex-agente do FBI no longa In the Line of Fire dirigido por Wolfgang Petersen. O filme foi um dos dez mais vistos do ano na época. Eastwood dirigiu e estrelou com Kevin Costner em A Perfect World. Ele continuou a expandir seus conhecimentos em Hollywood após o longa-metragem The Bridges of Madison County (1995), onde ele atuava com Meryl Streep. Baseado em um best-seller, foi também sucesso de bilheteria. Ainda em 1995, foi produtor do longa-metragem The Stars Fell on Henrietta. O trabalho seguinte seria dirigir o filme Midnight in the Garden of Good and Evil no ano de 1997. No mesmo ano dirigiu e estrelou "Absolute Power", um suspense co-estrelado por Gene Hackman, Ed Harris e Dennis Haysbert.
Em 1999, Eastwood trabalhou no filme True Crime. Coestrelava Isaiah Washington. Apesar de ser um filme de orçamento baixo, obteve grande bilheteria.
No início do ano 2000 lançou o filme Cowboys do Espaço, que também estrelava James Garner, Tommy Lee Jones e Donald Sutherland. Clint fazia o papel de Frank Corvin, um ex-engenheiro da NASA que é chamado para uma última missão, salvar um satélite russo, antes que ele caia na Terra. Em 2002, Eastwood interpretou um ex-agente do FBI que perseguia um psicopata no filme Blood Work. Em 2003 dirigiu o filme Mystic River, pelo qual foi indicado a melhor diretor. Em 2004, Clint estrelou, produziu e dirigiu Million Dollar Baby. Com 74 anos, foi a pessoa mais idosa a receber o prêmio de melhor diretor. No mesmo filme, Eastwood foi nomeado a melhor ator, mas o prêmio foi para Jamie Foxx. No ano 2006, dirigiu dois filmes sobre a batalha de Iwo Jima na Segunda Guerra Mundial. O primeiro foi A Conquista da Honra, focado no homem que ergueu a bandeira dos Estados Unidos no topo do monte Suribachi. O segundo, Cartas de Iwo Jima, tratava das táticas japonesas, e as cartas que escreviam às suas famílias. Os dois filmes foram bem recebidos pelos críticos, e foram nomeados ao Oscar, incluindo melhor diretor e melhor filme por Cartas de Iwo Jima.
Em 2008, Eastwood dirigiu o filme Changeling, que trazia Angelina Jolie no papel principal. No ano seguinte, Eastwood estrelou o filme Gran Torino. Além de ser o protagonista, Clint dirigiu e produziu o longa. Foi lançado em janeiro de 2009, obtendo mais de 30 milhões de dólares na primeira semana de exibição nos Estados Unidos, fazendo de Clint o ator mais velho a conseguir um primeiro lugar em bilheterias. O longa ainda arrecadou mais de 245 milhões até abril de 2009, e é o filme com maior sucesso comercial da carreira de Eastwood.
Eastwood tem conquistado grandes elogios dos críticos como diretor. Seu primeiro trabalho foi no filme Play Misty for Me em 1971. Ele tentou dirigir um episódio da série americana Rawhide, mas seus pensamentos não combinavam com os do dono do estúdio, que acabou desistindo da oferta. Eastwood tornou-se popular por dirigir grandes filmes de drama, tais como Unforgiven, A Perfect World, Mystic River, Million Dollar Baby, Flags of Our Fathers, e Letters from Iwo Jima. No entanto, ele dirigiu longas em outros gêneros. Algumas de suas escolhas para dirigir um filme foram pessoais, outras comerciais.
Eastwood produziu a maioria de seus filmes, e destacou-se por quase todos serem de orçamento baixo. Ao longo dos anos, desenvolveu relações com outros diretores e produtores. Clint prefere trabalhar sempre com a mesma equipe de produtores, editores e técnicos. Tem uma longa relação com a Warner Bros., estúdio que financia a maioria de seus filmes. Mesmo assim, em 2004, Eastwood declarou ao The New York Times que tem certa dificuldade para fazer a Warner aceitar alguns de seus projetos, como aconteceu com Million Dollar Baby
Eastwood dirigiu o filme Invictus, com os atores Morgan Freeman e Matt Damon.
Enquanto está dirigindo, Clint evita conversar, e somente usa as palavras "OK", "Ação" e "Corta".
Eastwood tem um total de oito nomeações ao Oscar. Venceu como melhor diretor e melhor filme em Unforgiven e Million Dollar Baby. Suas outras nomeações foram para Mystic River e Letters from Iwo Jima. Também foi nomeado a melhor ator em (Unforgiven e Million Dollar Baby). É a única pessoa a ser nomeada duas vezes a melhor diretor e ator no mesmo filme (Unforgiven e Million Dollar Baby).
É um dos seis diretores em vida (junto com Ang Lee, Miloš Forman, Oliver Stone, Steven Spielberg e Alejandro González Iñárritu) a ter ganho dois Oscares por melhor diretor.
Ele dirigiu dois atores, Tim Robbins e Morgan Freeman, que receberam o Oscar de melhor ator (coadjuvante/secundário) em dois anos seguidos. Robbins ganhou em 2003 por Mystic River e Freeman em 2004 pelo seu papel em Million Dollar Baby.
Eastwood recebeu inúmeros outros prêmios, incluindo prêmio America Now TV Award e também Kennedy Center Honors. Em 1994 recebeu o prêmio Irving G. Thalberg Memorial por carreira na indústria de cinema. Em 2006, recebeu nomeação ao Grammy na categoria de melhor trilha sonora pelo filme Million Dollar Baby. Recebeu o prêmio Valenti da MPAA pelos filmes Flags of Our Fathers e Letters from Iwo Jima por melhor edição de sons.
Em 6 de dezembro de 2006, o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, indicou Clint ao Hall da fama da Califórnia. No início de 2007, Eastwood foi condecorado como cidadão de honra na França. Na época, o presidente francês, Jacques Chirac, disse que Eastwood era "O melhor de Hollywood".
Em 22 de setembro de 2007, Clint Eastwood foi premiado como músico de honra no Berklee College of Music, em Monterey. Após receber o prêmio, ele discursou, e disse: "É uma das maiores honras que já tive".
Em janeiro de 2009, Eastwood recebeu o prêmio de melhor ator por seu papel em Gran Torino pela National Board of Review. No dia 29 de abril de 2009, o governo do Japão anunciou que Eastwood irá receber a Ordem do Sol Nascente.
Em novembro de 2009, Clint recebeu a Ordem Nacional da Legião de Honra.
Eastwood foi casado duas vezes e tem cinco filhas e dois filhos, de cinco mulheres diferentes. Kimber (nascida em 1964), com Roxanne Tunis; Kyle (nascido em 1968) e Alison (nascida em 1972), no casamento com sua ex-esposa Maggie Johnson; Scott (nascido em 1986) e Kathryn (nascida em 1988), com a aeromoça Jacelyn Reeves; Francesca Ruth (nascida em 1993), com Frances Fisher, e Morgan (nascida em 1996) com Dina Ruiz, relação que acabou em 2013. Viveu com a atriz Sondra Locke de 1976 a 1988, sem terem filhos.
Eastwood possui um campo de golfe, localizado em Carmel. O clube possui somente 300 membros, e a entrada custa 500 000 dólares americanos. É vice-presidente do mundialmente famoso Pebble Beach Golf Club. Eastwood também possui um rancho, um hotel e um restaurante na cidade de Carmel.
Eastwood é um audiófilo, conhecido pelo seu amor pelo jazz. Tem uma grande coleção de LPs. Seu interesse pela música, motivou seu filho Kyle a ser músico de jazz. Participa do instituto de defesa aos animais.
Clint tem dois netos: Clinton (filho de Kimber) e Graylen (filha de Kyle).Eastwood foi prefeito da cidade americana de Carmel-by-the-Sea, no estado da Califórnia. A população era na época de aproximadamente 4000 pessoas e totalmente destinada a comunidade artística. No dia da eleição, 8 de abril de 1986, com o dobro de eleitores da votação passada, Eastwood obteve 72,5% dos votos. Seu salário era de 200 dólares americanos. Durante seu mandato, ele tentou limitar os direitos de instituições de preservação do meio ambiente contra o desenvolvimento da cidade por empresas locais. Eastwood decidiu não concorrer para um segundo mandato em virtude do importante número de decisões necessárias para um prefeito de uma pequena cidade. Durante seu mandato, ele produziu os filmes Heartbreak Ridge e Bird.
Eastwood é notório membro do Partido Republicano, ao qual é filiado desde 1951. Ajudou na campanha de Richard Nixon à presidência de 1968 e se descreve como libertário. Votou em Arnold Schwarzenegger para governador da Califórnia em 2003 e 2006.
Eastwood fez uma piada com Michael Moore, no jantar anual da National Board of Review em Janeiro de 2005. Clint disse: "Michael Moore e eu temos muito em comum, nós dois apreciamos viver em um país com grande liberdade de expressão. Mas Michael, se você chegar na frente da minha casa com uma câmera, eu irei matar você". Isso foi uma referência à controversa entrevista do amigo de Clint, Charlton Heston, no filme Bowling for Columbine.
Nas eleições presidenciais nos Estados Unidos da América em 2008, Clint fez campanha para John McCain.Voltou a fazer campanha em 2015 e 2016, desta vez para Donald Trump.

  • Clint Eastwood foi o nome usado por Marty McFly no filme Back to the Future Part III (1990), que é uma paródia do gênero western. No entanto, não apresenta nenhuma semelhança com Eastwood. As reações dos outros personagens foram de piadas a insultos ("Que tipo de nome estúpido é esse?"). Marty também usa um pedaço de metal a prova de balas em um duelo com Buford (imitando uma cena da personagem de Eastwood no filme Por um Punhado de Dólares, cena a que Biff assiste em sua banheira no segundo episódio da trilogia.
  • Stephen King declarou em entrevistas e livros que uma das inspirações para o personagem Roland Deschain, em sua popular série The Dark Tower, é Clint Eastwood. Ele diz que Roland significa alguém destemido, assim como Eastwood interpretou "O homem sem nome" no filme The Good, the Bad and the Ugly.
  • O músico reggae Lee Perry gravou uma música com o nome de "Clint Eastwood" em 1969.[A banda Gorillaz gravou músicas com os nomes "Clint Eastwood" e "Dirty Harry". O líder do Gorillaz, Damon Albarn, lançou um álbum chamado "The Good, the Bad and the Queen" com a ajuda de Paul Simonon, Simon Tong, Tony Allen, e Dangermouse. A banda de rock "The Transplants" faz referências aos filmes Hang'em High e A Few Dollars More em algumas músicas. A música de abertura para o programa de televisão americano The Fall Guy cita Eastwood com a frase: " Eu sou um desconhecido dublê, que faz Eastwood parecer tão legal".
  • Van Halen compôs a música "Hang 'Em High", do álbum Diver Down, inspirado em Eastwood.
  • Def Leppard usa frases famosas de Dirty Harry antes de iniciar suas apresentações.
  • Eastwood, em forma cibernética, foi o personagem principal no jogo Nitro para os computadores Commodore Amiga e Atari-ST em 1990.
  • O famoso personagem de Eastwood, O homem sem nome foi a fonte de inspiração para o personagem Master Chief na popular série Halo.
  • Em 1980, foi criada uma banda de heavy metal chamada The Clint Eastwood Experience. Esta apresentava ex-membros dos populares grupos Dismember e Entombed.
  • No jogo para computador Serious Sam: The Second Encounter, Clint é chamado de "Famosa estrela de cinema". No jogo Fallout 2, o personagem principal é chamado Frank Horrigan, uma homenagem ao papel de Eastwood no filme In the Line of Fire. Há um grande número de referências a Clint no jogo polonês Neuroshima.
  • No filme Bruce Almighty, o personagem principal interpretado por Jim Carrey faz várias piadas sobre o filme Dirty Harry e mais tarde diz que não se parece com Eastwood. No filme Inside Man, uma personagem compara um ladrão de banco a Eastwood pelo jeito de manusear a arma.
  • Eastwood é o nome usado pelo popular músico de Reggae D.J. Robert Brammer. O grupo Adam and the Ants cantam o nome de Clint Eastwood como parte do refrão da música "Los Rancheros" que aparece no álbum de 1980 intitulado Kings of the Wild Frontier.
  • Duas pessoas japonesas do filme Crocodilo Dundee II confundiram o personagem principal, Mick Dundee, com Clint Eastwood.
  • Um rumor dizia que Clint é filho do ator britânico Stan Laurel. Isso é mentira, embora o rosto dos dois seja muito parecido. Eastwood afirma que este assunto é passado, mas que às vezes esta lenda ressurge.
  • Eastwood estava escalado para fazer a voz de Harry Callahan para um game baseado no filme Dirty Harry. O game foi cancelado em 2007, mas há esperança que a produção continue no futuro.
  • O seriado "Todo Mundo Odeia o Chris" já fez algumas referências ao personagem Dirty Harry, citando uma de suas frases.
  • No mod "DotA Allstars", o herói Bone Fletcher às vezes aparece com o nome "Clinkz Eastwood", devido a uma semelhança ao seu nome verdadeiro (Clinkz) e por ser um arqueiro rápido nas flechadas.
  • Na abertura do terceiro filme da série Sailor Moon, ele aparece no que seria um de seus filmes de western, enquanto a personagem Minako Aino dava uma zapeada em sua TV.
  • . No filme Rango o Espírito del otro lado faz referências a Clint Eastwood e chega a aparecer no filme como o Homem sem nome do filme Três Homens em Conflito.