sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

1721

Título original:Stop! Look! and Laugh!
Título no Brasil:Pare! Olhe! e Ria!
Gênero:Comédia
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1960
Duração:78 minutos

Sinopse:Paul Winchell está tentando contar histórias para Knucklehead e Jerry Mahoney que, claro, são seus adereços de ventríloquo. Mas os Três Patetas continuam se inserindo em suas histórias, dando-lhes uma interpretação diferente.

Curly Howard, nascido Jerome Lester Horwitz (Nova Iorque, 22 de outubro de 1903São Gabriel, 18 de janeiro de 1952), foi um ator e comediante estadunidense, membro do grupo cômico Os Três Patetas, junto com seus irmãos mais velhos Moe Howard e Shemp Howard, e o ator Larry Fine. Para muitos críticos e fãs dos Três Patetas, Curly foi o membro mais engraçado e popular que se destacou no grupo.O nome verdadeiro de Curly era Jerome Lester Horwitz. Ele nasceu em 22 de outubro de 1903 no Brooklyn, Nova York. De ascendência judaica lituana, Curly era o mais jovem dos cinco irmãos Horwitz. Por ser o mais novo, seus irmãos o apelidaram de Babe. O apelido "Babe" pertenceu a ele até quando seu irmão mais velho, Shemp Howard, se casou com Gertrude Frank, que também foi apelidada de "Babe" e a partir daí, os irmãos chamaram-no de "Curly" para evitar confusão. Curly sempre foi uma criança muito tranquila, que raramente causava problemas para seus pais (diferente de seus irmãos mais velhos Moe e Shemp).
Curly era um estudante medíocre, mas se destacava como atleta no time de basquete de sua escola. Ele não se graduou no ensino médio e começou a trabalhar em alguns empregos, embora estivesse constantemente seguindo seus irmãos mais velhos, a quem idolatrava. Curly também era cantor e dançarino de salão, aparecendo regularmente no Triangle Ballroom em Brooklyn, onde ocasionalmente encontrou com George Raft.
Em 1915, ele acidentalmente atirou em seu tornozelo esquerdo enquanto limpava um rifle. Moe o levou imediatamente para um hospital e salvou sua vida. Esse acidente resultou em sua perna esquerda ficar notavelmente mais fina e com uma leve coxeadura. Este evento marcou o resto de sua vida, mesmo com ele tentando, de maneira insatisfatória, uma cirurgia de recuperação. Anos mais tarde, quando se apresentou com os Três Patetas, Curly utilizou esse acidente de forma cômica, criando sua famosa caminhada exagerada, para assim, disfarçar sua deficiência em caminhar.
Ainda jovem, Curly tinha se interessado pela comédia, após assistir seus irmãos Moe e Shemp se apresentarem nos teatros de Vaudeville com Ted Healy, embora nunca tenha participado com eles em suas apresentações.
Com o passar dos anos, os irmãos Moe e Shemp se juntaram à Larry Fine como parte do show de Ted Healy e começaram a fazer sucesso com o número Ted Healy and his Stooges. Logo, o grupo conseguiu um contrato com a Fox Filmes - percursora da 20th Century Fox e realizaram seu primeiro filme: Soup to Nuts (1930). Shemp, no entanto, não suportava o comportamento agressivo e o alcoolismo de Healy e abandonou o grupo, sendo contratado, quase que imediatamente pelo estúdio Vitaphone e seguindo carreira solo.
Com a saída de Shemp, Moe sugeriu que Curly pegasse o papel de terceiro Pateta. Mas, Healy sentiu que Curly, com seu cabelo grosso, castanho e seu bigode, não parecia ser engraçado. Curly então, saiu e voltou minutos depois com a cabeça raspada (o bigode permaneceu muito brevemente). Healy o batizou de Curly (que em inglês significa encaracolado, mais precisamente, alguém que possui cabelos cacheados), e como ele era careca, todos perceberam que o apelido seria um trocadilho perfeito. Em uma das poucas entrevistas que Curly deu em sua vida, queixou-se da perda de seus cabelos: "Eu tive que fazer a barba até a pele."
Entre 1933 e 1934, o novo trio junto com Ted Healy, foram contratados pela MGM, onde estrelaram seus primeiros filmes. Healy foi contratado pela MGM como um comediante solo e deixou o grupo para prosseguir sua própria carreira. Assim como Shemp, o trio formado por Moe, Larry e Curly também não suportava o alcoolismo e a agressividade de Healy. E como os três já eram bastante conhecidos também seguiram com sua carreira, renomeando o nome do grupo para The Three Stooges (Os Três Patetas, no Brasil e Os Três Estarolas em Portugal).
A partir de 1944, a energia de Curly começou a diminuir. Durante anos, Curly suportava golpes constantes na cabeça - a maioria dos quais, de acordo com Moe, eram tão reais como pareciam - provocando uma série de pequenas hemorragias cerebrais.Filmes como Idle Roomers (1944) e Booby Dupes (1945) apresentaram um Curly cuja voz era mais grossa e com performances mais lentas. Acredita-se que sofreu o primeiro de muitos derrames entre as filmagens de Idiots Deluxe (outubro de 1944) e If a Body Meets a Body (março 1945). Após a filmagem do longa-metragem Rockin 'in the Rockies (dezembro de 1944), Curly finalmente foi a um hospital em Santa Barbara, Califórnia (por insistência de Moe) e foi diagnosticado com hipertensão extrema, hemorragia retinal e obesidade. Sua saúde debilitada o forçou a descansar, por alguns meses, participando junto com Moe e Larry de apenas cinco curtas-metragens que foram liberados em 1945 (normalmente, eles faziam de seis a oito por ano).
Os Três Patetas tinham cinco meses de folga entre agosto de 1945 e janeiro de 1946. Eles usaram esse tempo para registrar um filme na Monogram e depois chegaram à cidade de Nova York, onde ficaram por 7 dias. Lá, Curly conheceu e se casou com sua quarta esposa, Marion Buxbaum. Este relacionamento deteriorou ainda mais a saúde e a moral de Curly. Retornando a Los Angeles, no final de novembro de 1945, Curly era apenas uma antiga sombra do que era no passado. Apesar de 8 semanas de folga, a condição de Curly continuou a deteriorar-se. Não querendo interromper a produção da rentável série, o presidente da Columbia Pictures, Harry Cohn, não permitiu que o comediante tivesse um tempo adequado para a recuperação.
No início de 1946, a voz de Curly se tornara ainda mais grossa do que antes e era cada vez mais difícil para ele, se lembrar dos diálogos mais simples. Tinha perdido uma quantidade considerável de peso e estava cada vez mais fraco. Além disso, começaram a surgir rugas em seu rosto. Com poucas exceções, os últimos 12 curtas em que Curly apareceu (de um total de 97) foram considerados os piores de sua brilhante carreira iniciada em 1932, sendo muito irregulares e sem a mesma energia de antes.
Half-Wits Holiday (remake de Hoi Polloi de 1935) lançado em 1947, marca a última aparição de Curly como um membro oficial dos Três Patetas. Durante as filmagens, em 6 de maio de 1946, Curly sofreu um derrame cerebral grave enquanto estava sentado na cadeira do diretor Jules White, esperando para filmar a última cena do dia. Quando Curly foi chamado para subir ao palco, ele não respondeu. Moe foi procurar seu irmão: ele encontrou Curly com a cabeça caída no peito. Moe mais tarde lembrou que sua boca estava distorcida e ele era incapaz de falar. Curly conseguia apenas chorar. Moe calmamente alertou White sobre o ocorrido e este último, iria reescrever a cena rapidamente, dividindo a ação entre Moe e Larry, enquanto Curly era levado às pressas para o hospital. Moe partiu imediatamente atrás de Curly após a filmagem. Curly passou várias semanas na Motion Picture and Television Country House and Hospital em Woodland Hills, California, antes de retornar para a casa, para uma maior recuperação.
Em janeiro de 1945, Shemp tinha sido recrutado para substituir Curly que estava de repouso durante suas apresentações ao vivo em Nova Orleans. Após o terrível derrame sofrido por Curly, Moe pediu para que Shemp voltasse a fazer parte do trio. Shemp, que estrelava sua carreira solo, concordou em substituir Curly nos curtas da Columbia, mas apenas até que seu irmão mais novo estivesse bom o suficiente para voltar à atuar, algo que infelizmente, não aconteceu. Durante os últimos dois anos da carreira de Curly, Shemp foi recrutado ocasionalmente para as apresentações ao vivo, até se tornar permanente.
Ainda não totalmente recuperado de seu AVC, Curly conheceu Valerie Newman, sua última esposa, com quem se casou em 31 de julho de 1947. Uma amiga dele, Irma Leveton, mais tarde se lembrou: "Valerie foi a única coisa boa que aconteceu com Curly, nos últimos anos e a única mulher que realmente se preocupou com ele." Embora sua saúde continuasse a piorar, após o casamento, Valerie deu à luz a uma filha chamada Janie, nascida em 1948.[21][22]
No ano seguinte, Curly sofreu um segundo derrame cerebral, que o deixou parcialmente paralisado. Acabou tendo de usar uma cadeira de rodas em 1950 e se alimentava com arroz cozido e maçãs, como parte de sua dieta para reduzir seu peso (e pressão arterial), porque acreditavam que isso iria reduzir o risco de mais ataques, mas não melhorou a sua condição médica. Valerie o internou no Motion Picture Country House and Hospital em 29 de agosto de 1950. Curly foi liberado após diversos meses de tratamento e de exames médicos, embora tivesse que retornar periodicamente. Em fevereiro de 1951, foi colocado em uma casa de repouso, onde sofreu outro derrame cerebral um mês depois. Em abril, Curly foi internado no North Hollywood Hospital and Sanitarium.
Em dezembro de 1951, o supervisor do North Hollywood Hospital and Sanitarium avisou a família Howard que Curly estava se tornando um problema para a equipe de enfermagem na instalação, por causa de sua deterioração mental. Eles admitiram que não poderiam mais cuidar dele e sugeriram que Curly fosse colocado em um hospital para doentes mentais, mas Moe recusou-se a fazer isso.Em 7 de janeiro de 1952, Moe foi chamado novamente pela equipe do hospital, no set de filmagens da Columbia, enquanto filmava He Cooked His Goose, para pegar Curly e interná-lo no Baldy View Sanitarium em São Gabriel, Califórnia, a qual seria sua última vez. Onze dias depois, em 18 de janeiro, Curly faleceu aos 48 anos de idade, após sofrer uma hemorragia massiva cerebral. Foi sepultado em um túmulo ao ar livre no Cemitério Home of Peace Memorial Park, East Los Angeles, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos. Seu irmão mais velho, Shemp Howard, também foi enterrado lá, em uma cripta, bem como seus pais Solomon & Jennie Horwitz, além do irmão Benjamin "Jacob / Jack".
A personalidade de Curly fora das telas era uma antítese de sua persona maníaca que aparecia nos curtas. Curly era uma pessoa quieta e introvertida e assim como muitos outros artistas daquela época, não soube lidar com as pressões da fama. Além disso, o fato de raspar o cabelo e o bigode o afetou emocionalmente, fazendo-o sentir-se menos atraente para as mulheres. De fato, muitos que o conheciam diziam que as mulheres eram sua fraqueza principal
Curly era um homem introvertido que raramente se socializava com as pessoas, a menos que fosse para beber. O alcoolismo se tornou frequente na vida de Curly, principalmente após sua fama. Com a família, ele bebia apenas quando estava na presença do irmão Shemp. Curly nunca bebia quando estava com Moe, que sempre cuidou de seu irmão mais novo, de uma forma paternal. Ele nunca bebia durante suas atuações nos filmes ou quando estava no palco, porque Moe nunca permitiu isso.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a cada sete meses por ano, a programação de filmagem do trio era feita em hiatos, permitindo-lhes fazer aparições pessoais. Os Três Patetas entretinham os recrutas constantemente e o horário de trabalho era intenso, o que ocupava Curly por completo. No entanto, em uma ocasião e na ausência de seu irmão Moe, ele partiu para uma boate, onde bebeu, comeu e festejou tudo o que tinha direito. A partir daí, passou a tornar-se incontrolável, o que acabou afetando suas finanças pessoais. Tinha dificuldades em administrar suas finanças, gastando frequentemente seu dinheiro em bebidas, comidas, mulheres, casas, carros e especialmente cães, ficando muitas vezes, perto da pobreza. Moe eventualmente o ajudava a administrar seu dinheiro e até mesmo, a preencher suas declarações de imposto de renda. Com seu estilo de vida selvagem, Curly tinha ganhado muito peso e assim, desenvolveu sua hipertensão.
Curly também tinha uma amizade especial por cachorros. Começou a pegar cães sem-teto e os levava com ele de cidade em cidade, até que encontrasse um lar para eles, durante as turnês do grupo. Quando não o fazia, Curly normalmente encontrava alguns cães esperando por ele em sua casa também. Moe frequentemente pedia para Curly encontrar uma esposa, na esperança de persuadir seu irmão para finalmente se acalmar e permitir que sua saúde melhorasse um pouco.
Curly foi casado quatro vezes. Ele sempre foi um homem apaixonado por mulheres, especialmente as mais bonitas. Em agosto de 1930, se casou ainda muito jovem, com sua primeira esposa, Julia Rosenthal, o que resultou em uma relação curta e difícil, se divorciando após seis meses. O segundo casamento surgiu com Elaine Ackerman, no dia 7 de junho de 1937. Desta união, nasceu sua primeira filha, Marilyn, mas esta união também não durou e se divorciaram em 1940. Em 17 de outubro de 1945, Curly se casou com Marion Buxbaum. Após três meses de intensas brigas e acusações, Curly se separou de Marion em 14 de janeiro de 1946. Este divórcio foi um escândalo na época e todos os jornais esmiuçaram o caso à exaustão.
Foi após sua separação de Marion, que a saúde de Curly começou a deteriorar-se acentuadamente. Ele conheceu Valerie Newman, com quem se casou em 31 de julho de 1947. Valerie foi a sua quarta e última esposa que cuidou dele naqueles últimos anos terríveis. Valerie deu à luz sua segunda filha, Janie.

Larry Fine, nascido Louis Feinberg (Filadélfia, 5 de outubro de 1902Los Angeles, 24 de janeiro de 1975), foi um ator, comediante e violinista americano, sendo membro da série de comédia Os Três Patetas. Larry participou do grupo desde suas primeiras formações e teve uma longa parceria com seu amigo Moe Howard, sendo que os dois, foram os únicos a permanecerem fixos no grupo, desde que estrearam no cinema.
Larry Fine nasceu em 5 de outubro de 1902 no lado sul da Filadélfia, Pensilvânia. Seu nome verdadeiro era Louis Feinberg. Filho dos judeus russos, Joseph Feinberg e Fanny Lieberman, ambos joalheiros. Larry tinha dois irmãos, Morris, um irmão mais novo Phillip que morreu prematuramente, e uma irmã, Lila, que seguiu a carreira de professora.
Quando criança, Larry sofreu um acidente na relojoaria de seu pai. Ele teve o braço esquerdo queimado por um ácido usado por seu pai na manutenção de relógios e jóias. Necessitou de tratamento especializado e um implante de pele foi feito em seu braço. Os médicos de Larry recomendaram que ele fizesse lições de violino como fisioterapia. Com o tempo, Larry desenvolveu tanto a técnica que começou a tocar violino profissionalmente, sendo visto em vários filmes de Os Três Patetas tocando o instrumento. Em cenas onde os Três Patetas tocavam violinos, Larry era o único que realmente estava tocando, enquanto os outros dois eram apenas dublados. Larry tornou-se um excelente violinista e seus pais quiseram enviá-lo para um conservatório de música européia, mas o plano foi impedido por causa da Primeira Guerra Mundial.
Para reforçar seu braço ainda mais, Larry aprendeu a lutar boxe em sua adolescência, lutando (e vencendo) uma luta profissional. Seu pai, que era contra isso, pôs fim em sua breve carreira como boxeador.
Como Larry Fine, ele se apresentou pela primeira vez como violinista nos teatros de Vaudeville, ainda na tenra idade. Seu enorme talento e capacidade de combinar música e dança, deram-lhe um lugar especial entre as celebridades da época. Larry tinha conseguido uma vaga no número “Newsboy Sextette” de Gus Edwards, onde fazia o uso do violino, dançava e contava piadas em sotaque judaico. No número atuavam junto com Larry, Mabel Haney (sua futura esposa) e Loretta (sua irmã). Juntos co-protagonizaram o sketch The Haney Sisters and Fine, no teatro Vaudeville.
Em 1925, Larry desenvolveria um show em que faria uma dança russa ao tocar o violino. Foi este número que chamou a atenção de Ted Healy, um renomado ator e comediante. Ted convidou Larry para se tornar parte de seu espetáculo liderado por ele, onde Fine faria um novo trio cômico ao lado dos irmãos Moe e Shemp Howard. Algum tempo depois, Ted Healy and his Stooges alcançaram um grande sucesso nos espetáculos teatrais e conseguiram um contrato com a Fox - percursora da 20th Century Fox - para estrelarem o seu primeiro longa metragem: Soup to Nuts (1930). A formação deste primeiro filme contava com Moe, Larry e Shemp, atuando com Ted Healy e Fred Sanborn.
Os Patetas e Healy tiveram uma briga após o filme, e o trio resolveu atuar por conta própria com o espetáculo Howard, Fine e Howard: Three Lost Soles, do outono de 1930 até o verão de 1932. Voltaram a atuar com Healy em julho de 1932, após Shemp deixar o grupo para seguir carreira solo, e sendo substituído por seu irmão mais novo, Curly Howard, quase que imediatamente.
Os cabelos espetados de Larry tiveram sua origem, segundo rumores, desde seu primeiro encontro com Healy. Larry tinha acabado de molhar seus cabelos em uma bacia e os secou, estranhamente, enquanto conversavam. Healy o encorajou a manter o penteado louco. A carreira de Larry com os Patetas foi marcada por disputas autorais contra Healy onde discutiam pagamentos, contratos de filme, além do abuso verbal e do alcoolismo de Ted. Após atuarem com Healy em alguns filmes na MGM, os Patetas deixaram Ted para sempre em 1934.



Moses Harry Horwitz, mais conhecido como Moe Howard (Nova Iorque, 19 de junho de 1897Los Angeles, 4 de maio de 1975), foi um ator e comediante americano mais conhecido como o líder dos Three Stooges (Os Três Patetas, no Brasil; Os Três Estarolas, em Portugal), grupo cômico que estrelou em filmes e na televisão por mais de quatro décadas. Moe tinha 4 irmãos, sendo que destes, dois se tornariam integrantes dos Três Patetas: Curly Howard e Shemp Howard. Os outros dois irmãos, Jack e Irving, nunca se envolveram com o show business. Moe foi dublado no Brasil pelo também falecido Borges de Barros.
Moses Harry Horwitz nasceu em 19 de junho de 1897 no bairro de Bensonhurst, no Brooklyn, na cidade de Nova York. Ele foi o quarto filho nascido do casal Solomon Horwitz e Jennie Gorovitz, todos de ascendência judaica lituana. Adquiriu o nome artístico Moe Howard.
Moe, desde criança, era um menino muito inteligente e possuía uma grande memória, que logo aplicaria em sua carreira, memorizando falas rapidamente. Seu irmão mais velho Jack lembrava que ele gostava muito de ler: "Eu tinha muitos livros de Horatio Alger, e Moe tinha o maior prazer de lê-los. Eles entraram em sua mente imaginativa e lhes deram muitas idéias. Eu acho que eles foram essenciais em seus pensamentos. Entraram em sua cabeça, tornando-o uma pessoa de bom caráter e bem sucedida."
Durante a infância, sua mãe se recusava a cortar o seu cabelo, deixando-o crescer até o ombro. Por fim, Moe, que já não aguentava mais as provocações dos seus colegas de escola, se escondeu no quintal de sua casa, onde ele, sozinho, cortou seu próprio cabelo. Moe, então, estava com tanto medo que sua mãe ficasse chateada com seu novo penteado, que se escondeu na casa por várias horas, causando pânico na família. Quando finalmente apareceu, sua mãe ficou tão contente de encontrá-lo que nem mencionou o corte de cabelo. Assim nascia o seu famoso penteado em forma de "tigela" que se tornaria sua marca registrada.
Seu primeiro contato com o teatro foi ainda em sua fase da escola, quando ele dirigiu e estrelou um pequeno trabalho. Moe, desde muito jovem, se viu atraído pelo teatro e com isso, acabava faltando na escola, para que pudesse representar durante a semana. Apesar do seu declínio na frequência, Moe se formou na P.S. 163 do Brooklyn, mas deixou a Erasmus Hall High School depois de apenas dois meses, terminando assim sua educação formal. Nesta altura, os seus pais não aprovaram a decisão de seu filho. Para agradá-los, ele iniciou um curso de eletricista, mas depois desistiu após alguns meses, para que pudesse prosseguir com sua carreira no teatro.
Em 1909, Moe conseguiu entrar para o mundo do cinema, sendo contratado como um garoto de recados nos estúdios da Vitagraph. Sua insistência para ser autorizado a atuar permitiu-lhe começar sua carreira de ator aparecendo em filmes adicionais comerciais, com grandes artistas da era do cinema mudo: John Bunny, Flora Finch, Earle William, Herbert Rawlinson e Walter Johnson. Contudo, um incêndio em 1910 destruiu a maioria dos filmes produzidos por lá e, com eles, a maioria dos primeiros trabalhos de Moe. Foi também em 1909, que Moe conheceu Charles Ernest Lea Nash (mais tarde conhecido como Ted Healy), se tornando bons amigos, e no verão de 1912 se juntaram ao espetáculo aquático de Annette Kellerman como as "meninas mergulhadoras". Permaneceram nesse trabalho apenas aquele verão, quando um dos dançarinos morreu em um acidente.
Moe continuou seguindo com sua carreira atuando em bares e outros centros de entretenimento em diferentes partes dos Estados Unidos, onde iniciou a parceria com seu irmão mais velho Shemp. Com o passar dos anos, era difícil ver Moe separado de Shemp, seja trabalhando em pequenas tarefas ou se divertindo juntos, até que perceberam que a única coisa importante para eles era o teatro. No dia em que Moe e Shemp estrearam no teatro o dueto "Howard e Howard", o último número a ser visto após vinte artistas terem se apresentado por lá, apenas uma única pessoa os aplaudiu de pé e com lágrimas nos olhos: o pequeno Curly.
Com o passar dos anos, eles continuaram atuando em espetáculos ocorridos nos teatro de Vaudeville. Em 1922, Moe e Shemp se encontraram novamente com Ted Healy, que representava um número teatral com o nome de Ted Healy and his Racketeers. Healy já havia feito seus primeiros sucessos de público, desde então. Em 1922, Moe juntamente com Healy e com o irmão Shemp, deu forma ao grupo Ted Healey and His Stooges, que durou com algumas interrupções, quase 10 anos. Este foi o início da carreira de Moe como um "Stooge".
Em 1925, Larry Fine juntou-se ao grupo. Larry, além de se tornar um grande amigo de Moe, também foi nos anos seguintes, o eterno parceiro que se manteve com ele até o fim de sua carreira. Em 7 de junho de 1925, Moe casou-se com Helen Schonberger. No final de 1926, sua esposa alegou que Moe deixasse o trabalho de ator para passar mais tempo com a família. Ele concordou e com isso o grupo foi desfeito. Moe ficou trabalhando por um tempo no mercado imobiliário, além de outros empregos, sem muito sucesso. Moe abandonou Healy em 1927, o ano do nascimento de sua primeira filha, Joan Howard.
Após dois anos de ausência, o grupo voltou a atuar com Healy em 1929 para realizar uma peça na Broadway conhecida como "A Night in Venice". No ano seguinte, Ted Healy e seus Patetas conseguiram um contrato com a Fox Films (mais tarde, renomeada para 20th Century Fox) onde fizeram sua primeira aparição no cinema no filme Soup to Nuts (1930). A formação que aparece nesse primeiro filme consistia em Healy e mais quatro Patetas ao invés de três: Moe (anunciado como "Harry Howard"), Shemp, Larry, e Fred Sanborn (este último, tinha feito parte da trupe de Healy desde janeiro de 1929, como um dos Patetas em ""A Night in Venice"").
No entanto, após um desentendimento, Moe, Larry e Shemp deixaram Healy e resolveram atuar por conta própria como "Howard, Fine & Howard", e em 28 de agosto de 1930, eles estrearam seu número no L.A.'s Paramount Theatre. Juntos, eles atuaram no espetáculo de Vaudeville de RKO, onde ficaram por quase dois anos. Em julho de 1932, Moe, Larry e Shemp foram abordados por Healy para se juntar a ele para seu novo espetáculo. No entanto, devido as divergências com Healy, Shemp tinha abandonado o grupo para iniciar uma carreira solo. Shemp seguiu para Vitaphone Studios no Brooklyn, em maio de 1933, onde permaneceu por quase quatro anos.
Após a partida de Shemp, Moe sugeriu adicionar ao grupo seu irmão mais novo Jerome (chamado de "Babe" por Moe e Shemp). Healy originalmente não aprovou Jerry, mas este, estava tão ansioso em participar do grupo que raspou sua cabeça e seu bigode em questão de segundos e voltou totalmente careca. Healy então, finalmente contratou Jerry, que assumiu o nome artístico de "Curly". O novo trio formado por Moe, Larry e Curly estreou com Ted em um espetáculo no dia 27 de agosto de 1932.
No início de 1933, durante aparições em Los Angeles, Healy e os Patetas foram contratados pela Metro-Goldwyn-Mayer como atores comediantes para animarem os longas-metragens e curtas-metragens com suas palhaçadas. Depois de algumas aparições nos filmes da MGM, Healy decidiu seguir carreira como um comediante solo. Os Patetas, por sua vez, não reclamaram dessa dissolução porque, de certa forma, também tinham conseguido se tornar bem conhecidos nessa época e já não necessitavam mais da liderança de Healy, que outrora era bastante conhecido, acabará se tornando um alcoólatra.
Felizmente para os Patetas, a Columbia vendeu os curtas-metragens do grupo para a televisão, na sua subsidiária Screen Gems. Com isso, os Três Patetas rapidamente ganharam um novo público formado por jovens fãs. Sempre agindo como o empresário do grupo, Moe criou uma nova formação em que ele e Larry atuariam com o ator e comediante Joe DeRita (apelidado de "Curly Joe" por causa de sua vaga semelhança com Curly Howard e para diferenciá-lo de Joe Besser) como o novo "terceiro Pateta". DeRita, assim como Shemp Howard e Joe Besser, também tinha uma carreira solo e estrelado anteriormente em outros filmes de comédia. O novo trio atuou em seis filmes de longa-metragem.
Durante esses anos, Moe tentou persuadir a Columbia Pictures para lhe vender os direitos dos curtas dos Três Patetas. A Columbia praticamente riu de sua oferta. Não era de se admirar, afinal o estúdio ganhou centenas de milhões de dólares desde os filmes mais antigos, e o dinheiro continuou aumentando com o passar dos anos. Cada um dos Patetas conseguiu menos de meio milhão de dólares no total, durante o período de 24 anos em que eram funcionários do estúdio. Hoje, a maioria das grandes estrelas de TV ganham mais do que isso em poucos meses.
Moe, Larry e Curly Joe continuaram com sua carreira fazendo aparições ao vivo, e participando de inúmeros programas de televisão. Contudo, no final da década de 1960, todos eles se encontravam em uma idade onde já não poderiam mais se arriscarem com ferimentos graves, na execução de sua clássica comédia pastelão. Moe tinha se aposentado em meados daquela década, embora ele ainda tenha atuado em papéis menores como nos filmes Don't Worry, We'll Think of a Title (1966) e Doctor Death: Seeker of Souls (1973), bem como várias aparições no programa de televisão The Mike Douglas Show, durante a década de 1970. Em um dos episódios de Mike Douglas, Moe, penteou seu cabelo em um estilo diferente e fez uma aparição surpresa durante uma entrevista de um escritor de um livro dedicado ao trio. Quando o público teve a oportunidade de perguntar ao escritor sobre pessoas famosas, Howard disfarçado perguntou: "O que aconteceu com os Três Patetas?" Finalmente reconhecido por Douglas, Moe penteou seu cabelo em seu estilo de marca registrada.
Os Patetas tentaram fazer um filme em 1969 chamado Kook's Tour, que era essencialmente um documentário de Moe, Larry e Curly-Joe fora de seus personagens, excursionando pelos EUA, e reunindo-se com seus fãs. Foi originalmente concebido como o piloto para uma série de televisão. Mas a produção foi repentinamente interrompida quando, em 1970, Larry sofreu um grande derrame cerebral durante as filmagens, paralisando totalmente o lado esquerdo de seu corpo. Larry faleceu em 1975. Kook's Tour foi reeditado e lançado em uma versão de 52 minutos em 1970. Após o derrame de Larry, Moe tentou substituí-lo pelo ator coadjuvante Emil Sitka.
Na sequência, o neto de Moe, Jeffrey [Maurer] Scott, escreveu um roteiro para um filme intitulado Make Love, Not War. Moe, Emil e Curly-Joe atuariam como prisioneiros na Segunda Guerra Mundial. O filme teria sido um ponto de partida para reviver o humor típico dos Stooges, com muitas cenas de violência, mas a produção não avançou além do estágio de roteiro por insuficiência de fundos
Em 1974, em um tentativa de reviver os Três Patetas, Curly-Joe convidou Paul "Mousie" Garner (no papel de terceiro Pateta) para se juntar a eles em uma série de apresentações em teatros. A esposa de Moe, no entanto, se recusou a permitir que seu marido, já com 76 anos, participasse de um número que poderia, eventualmente, prejudicar sua saúde. Curly-Joe, então, recrutou outro veterano dos teatros de Vaudeville, Frank Mitchell e criou um novo grupo denominado "The New Three Stooges". Mas, suas aparições eram um tanto escassas e não alcançaram o mesmo sucesso do trio original, resultando no fim desse novo grupo.
Antes da morte de Larry, os Patetas foram contratados para estrelarem um filme conhecido como Blazing Stewardesses. Originalmente, Moe e Curly Joe iriam contracenar com Larry, que iria participar em uma cadeira de rodas. Depois que Larry morreu, o papel de terceiro Pateta passou a ser de Emil Sitka que atuaria como "Harry, o irmão de Larry". A equipe posou para algumas fotos publicitárias como divulgação do filme. Diversas ideias do filme foram consideradas. No entanto, Moe adoeceu uma semana antes das filmagens, tornando-se inconcebível a continuação do filme sem sua presença. Posteriormente, os Ritz Brothers substituíram os Três Patetas e realizaram o filme no lugar do grupo.Moe faleceu de câncer de pulmão aos 77 anos de idade, em 4 de maio de 1975, no hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, onde ele havia sido internado uma semana antes, em abril, pouco mais de três meses após a morte de Larry Fine. Ele era um fumante compulsivo durante a maior parte de sua vida adulta. Moe foi enterrado em uma cripta ao ar livre no Hillside Memorial Park Cemetery, Culver City, Condado de Los Angeles, Califórnia nos Estados Unidos. Helen faleceu de um ataque cardíaco mais tarde naquele ano em 31 de outubro de 1975, aos 75 anos e foi enterrada na cripta ao lado dele à direita. Na época de sua morte, Moe estava trabalhando em sua autobiografia intitulada I Stooged to Conquer. Foi lançada dois anos após sua morte, em 1977, por sua filha com o nome Moe Howard and the Three Stooges.
Em 7 de junho de 1925, Moe se casou com Helen Schonberger, prima do mágico Harry Houdini. No ano seguinte, Helen pressionou Moe para deixar o palco, pois estava grávida e queria ele mais perto de casa. Moe abandonou Ted Healy em 1927, ano do nascimento de sua primeira filha, Joan Howard, que, em 1977, iria completar o livro biográfico escrito por seu pai. Com isso, o grupo foi desfeito. Seu outro filho, Paul Howard, nasceu em 1935. Moe tentou ganhar a vida em uma sucessão de trabalhos "normais", os quais nenhum foi bem sucedido e ele, junto com seus dois companheiros, logo voltariam a trabalhar com Healy.
Com a partida de Healy em 1934, Moe Howard assumiu o papel anterior de Ted como o líder de humor agressivo dos Três Patetas: um valentão de temperamento curto, propenso a violências contra os outros dois Patetas. Mas, apesar de seu comportamento aparentemente cruel para com seus amigos, Moe também era muito amigo deles e os protegia, mantendo os outros dois fora de encrenca. E, caso acontecesse, fazia o que fosse preciso para salvá-los. Apesar de ser o líder e também o mais inteligente, não era muito difícil vê-lo em situações cômicas.
Moe enfatizou em seu livro lançado em 1977, que os aspectos mal-humorados de seu personagem na tela, não refletiam sua personalidade real: um homem sereno, sentimental e generoso tanto na vida familiar como na amizade. A diferença do Moe da vida real é ainda mais evidente, se ele for comparado com os seus parceiros de tela: Larry era um jogador inveterado e Curly tinha se tornado um alcoólatra.
Moe também se vangloriou por ser um empresário perspicaz que investia sabiamente o dinheiro conseguido, durante sua carreira cinematográfica. Contudo, os Patetas não receberam royalties subseqüentes de qualquer um de seus muitos curtas. Cada um recebeu um valor fixo para atuar, mas a Columbia que é a proprietária dos direitos autorais, foi a que mais lucrou depois disso. Larry Fine, porém, na década de 1970, disse que a Columbia permitia que os Três Patetas fizessem turnês quando não estavam filmando, em troca de meio salário durante esses meses. Larry indicou que os lucros das turnês eram maiores que o que seus salários anuais.
Durante toda a carreira dos Três Patetas, Moe foi o coração e a alma da trupe, agindo tanto como sua principal força criativa quanto como seu empresário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário