quinta-feira, 17 de agosto de 2017

1939


Título original:Dio li crea... Io li ammazzo!
Títulos no Brasil :Deus Os Cria Eu Os Mato / Sua Vida Me Pertence
Gênero:Faroeste
Colorido
Dublado / Legendado
Ano de produção:1968
Duração:90 minutos

Sinopse:Um caçador de cabeças (Dean Reed) é contratado pelos habitantes de uma pequena cidade da fronteira mexicana para dar um fim a uma série de roubos perpetrados por foras-da-lei comandados pelo inescrupuloso banqueiro local.

Dean Cyril Reed (22 de setembro de 1938 - 13 de junho de 1986) foi um ator, cantor e compositor norte-americano, diretor e ativista social que viveu grande parte de sua vida adulta na América do Sul e depois na Alemanha Oriental .Dean Reed nasceu em Denver, Colorado , e se mudou com sua família muitas vezes, morando em várias cidades da Califórnia e Utah , e depois voltando para o Colorado . Ele se formou na Wheat Ridge High School em 1956, onde ele era um atleta estrela na equipe de atletismo. Depois de alguns anos na Universidade do Colorado , Reed mudou-se para a Califórnia depois de perceber que tinha algum talento como músico, e gravou "Once Again" para a Imperial Records como um single para ver se a reação a ela justificaria contrato. Nenhum contrato foi oferecido pelo Imperial, mas Reed subseqüentemente assinou um contrato de longo prazo com a Capitol Records em 1958. Capitol o preparou para ser um ídolo teen e ele produziu alguns singles populares, incluindo Annabelle , The Search , No Wonder , Um Par. de tesouras, beijei uma rainha e nosso romance de verão . Ele também fez aparições em programas de televisão da família, como Bacharel .Enquanto Reed nunca alcançou sucesso musical nos Estados Unidos, como The Search se tornou sua única entrada na Billboard em # 96, Nosso Romance de Verão provou ser tão popular na América do Sul que ele ficou na Argentina após uma turnê sul-americana. Sua fama e o recorde de vendas lá foram notáveis, assim como no Chile e no Peru , onde ele também apareceu na grande rede de televisão.
Enquanto morava na América do Sul, Reed fez vários álbuns e filmes, excursionou bastante e até apareceu em seus próprios programas de televisão em Buenos Aires , como "Sabados Continuados", com a aparência de Antonio Carrizo. Reed residiu na Argentina por aproximadamente quatro anos. Durante esse período, ele ofereceu vários concertos ao vivo. Durante estas apresentações, Dean Reed foi acompanhado pelo grupo 'Los Dominantes', foi uma banda de rock de Lanus, formada por Juan Luis Bhe 'Ricky' (teclado), Carlos Reale 'Charly' (baixo), Dardo Rivero (primeira guitarra ), Juan Chiarello (segundo violão) e Jacinto Atencio (bateria).
No Chile, ele desenvolveu uma filosofia política de esquerda e começou a falar contra a opressão e a pobreza. Ele protestou contra as armas nucleares e a política externa dos EUA e realizou shows gratuitos em bairros pobres e em prisões. De volta a Buenos Aires, sua política acabou por entrar em conflito com as políticas do governo argentino após o golpe militar de 1966 e ele foi deportado .
Em 1971, Reed escreveu uma "carta aberta" a Alexander Solzhenitsyn , criticando-o por ter difamado a URSS. 
Reed viveu em Roma por algum tempo, atuando em comerciais de televisão e filmes de faroeste , como Adiós, Sabata , e viajando pela Europa Central e Oriental, incluindo a União Soviética , onde ele era imensamente popular.Em 1973, Reed decidiu se estabelecer permanentemente na Alemanha Oriental , onde continuou a escrever, dirigir e se apresentar em filmes. Ao longo dos anos, ele tocou em 20 filmes, produziu 13 discos e deu concertos em 32 países. A maioria de suas canções durante este período foram covers não certificadas de sucessos de sucesso de Chuck Berry , Elvis Presley , The Beatles e outros.  Em 1978 ele dirigiu e estrelou El Cantor ( O Cantor ), um filme biográfico sobre seu amigo Víctor Jara , o popular cantor e compositor chileno assassinado pelos militares após o golpe de 1973 contra o presidente Salvador Allende .
Embora comprometido com a política de seu lar comunista adotivo, ele não se juntou ao Partido da Unidade Socialista (SED). Apesar de sua oposição a muitos governos e políticas econômicas dos EUA, ele professou seu amor pela América até o fim de sua vida, e suas canções frequentemente refletiam seu gosto por sua terra natal. Ele nunca renunciou à sua cidadania americana e continuou a apresentar declarações de impostos para o Internal Revenue Service .No entanto, em uma entrevista de televisão em 1986 no programa CBS 60 Minutes , ele defendeu a intervenção soviética no Afeganistão e na construção do Muro de Berlim (dizendo que era para "autodefesa"), e comparou Reagan a Stalin , o que enfureceu muitos em os EUA, incluindo a família e os amigos de Reed. Após a entrevista, Reed recebeu mensagens de ódio dos EUA acusando-o de ser um traidor. Seis semanas após sua aparição no 60 Minutes , Reed foi encontrado morto em Zeuthener Lake perto de sua casa em Berlim Oriental . Embora tenha sido oficialmente considerado um afogamento acidental, seus amigos na Alemanha suspeitaram que sua morte foi um suicídio e sua família nos EUA alegou que ele havia sido assassinado.
A nota de suicídio de Reed foi posteriormente encontrada na parte de trás de um roteiro em seu carro. Nele, Reed expressou seu pesar por seu relacionamento desintegrado com sua terceira esposa. Ele pediu desculpas a Erich Honecker , Secretário Geral do SED , pessoalmente por suas ações que poderiam ter resultado em uma má imagem para a RDA. A nota foi colocada em arquivos estaduais como informações classificadas , que só ressurgiram após a reunificação alemã . Disse Eberhard Fensch, que foi mencionado na nota: “O motivo era poupar os sentimentos de sua esposa. Não havia outro motivo. A carta até continha uma saudação a Erich Honecker. Por que cobriríamos isso? 
Em 2004, o canal de televisão russo Rossiya exibiu um documentário sobre Dean Reed, intitulado Кто Вы, Мистер Рид? ('Who Are You, Mister Reed?'), Especulando sobre as possibilidades de ele ter sido agente da CIA , da KGB ou da Stasi , mas falhando em apresentar qualquer evidência concreta para apoiar tais teorias. Sabe-se, no entanto, que entre 1976 e 1978, ele trabalhou para o departamento internacional da Stasi . Seu primeiro casamento foi por volta de 1964 com uma americana, Patricia Hobbs, com quem teve uma filha, Ramona, nascida em 1968. Patricia o deixou em 1971, retornou aos Estados Unidos com sua filha e se divorciou dele. Reed se casou com uma mulher da Alemanha Oriental, Wiebke Dorndeck (née Schmidt), em 1973, com quem teve uma segunda filha, Natasha, nascida em 1975.  O casal se divorciou em 1978. Em 1981 ele se casou com ele. terceira esposa, a atriz da Alemanha Oriental Renate Blume , com quem ele ficou até sua morte, apesar das tensões e alegações de que ela estava informando sobre ele para a Stasi. 


  




Nenhum comentário:

Postar um comentário