Título original:Law and Order
Título no Brasil:Com a Lei e a Ordem
Gênero:Faroeste
Colorido
Dublado
Ano de produção:1953
Duração:80 minutos
Elenco completo:Ronald Reagan / Dorothy Malone
/ Preston Foster
/ Alex Nicol
/ Ruth Hampton
/ Russell Johnson
/ Barry Kelley
/ Chubby Johnson
/ Jack Kelly
/ Dennis Weaver
/ Wally Cassell
/ Richard Garrick
Sinopse:O Xeriff Federal Frame Johnson é contratado
para manter a paz em uma cidade incontrolável do Oeste Selvagem, mas
que tamanho deve ser o seu sacrifício para estabelecer a lei e a ordem?
Ele deve escolher entre a mulher que ama e a vida perigosa de um oficial
da lei da fronteira.
Biografia de Ronald Reagan
Ronald Wilson Reagan (Tampico, 6 de fevereiro de 1911 — Los Angeles, 5 de junho de 2004) foi um ator e político norte-americano, o 40.º presidente dos Estados Unidos e o 33.º governador da Califórnia. Nascido e criado em pequenas cidades de Illinois, formou-se em economia e sociologia no Eureka College e em seguida trabalhou como radialista esportivo. Mudou-se para Hollywood em 1937, onde trabalhou como ator por quase três décadas, tornou-se presidente da Screen Actors Guild (SAG) e porta-voz da General Electric (GE). Sua carreira política tem suas origens durante seu trabalho para a General Electric. Originalmente membro do Partido Democrata, mudou para o Partido Republicano em 1962, creditando tal atitude a mudanças ideológicas do Partido Democrata durante a década de 1950.
Após realizar o seu famoso discurso em apoio a candidatura de Barry Goldwater à presidência dos Estados Unidos em 1964,
tornou-se um fenômeno no Partido Republicano, ganhando forte apoio
entre os eleitores do partido e sendo persuadido a candidatar-se ao
cargo de governador da Califórnia. Foi eleito para este cargo dois anos
depois, em 1966.
Como governador, transformou um déficit orçamentário em um excedente,
ordenou que tropas da Guarda Nacional atuassem nos protestos do período,
e foi reeleito em 1970. Participou das primárias republicanas para a escolha do candidato do partido à presidência em 1968 e 1976, sendo derrotado em ambas as vezes. No entanto, em 1980, foi escolhido como candidato republicano e elegeu-se presidente dos Estados Unidos após derrotar o candidato à reeleição Jimmy Carter.
Na presidência, implementou uma série de iniciativas econômicas e novas políticas. Sua política de recuperação econômica através do estímulo a oferta, popularmente conhecida como "Reaganomics", incluiu medidas de desregulamentação, redução dos gastos governamentais e cortes de impostos. Até o final do governo, a inflação reduziu significativamente, dezesseis milhões de empregos foram criados e o país cresceu a uma taxa média anual de 7,93%, mas a dívida pública quase triplicou. Em seu primeiro mandato, sobreviveu a uma tentativa de assassinato, defendeu a oração nas escolas, enfrentou sindicatos e iniciou uma guerra contra as drogas. Em 1984, foi reeleito com uma vitória esmagadora. Seu segundo mandato foi marcado principalmente por assuntos internacionais, tais como o término da Guerra Fria, o bombardeio da Líbia e a revelação do Caso Irã-Contras. Embora a relação com a União Soviética mudou em seu segundo mandato, descreveu publicamente o país em seu primeiro mandato como um "império do mal" e apoiou movimentos anticomunistas em todo o mundo. Negociou com o líder soviético Mikhail Gorbachev, culminando no Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário e na diminuição dos arsenais nucleares de ambos os países. Durante seu famoso discurso no Portão de Brandemburgo, desafiou Gorbachev a "derrubar este muro!". Logo após o fim de seu mandato, o Muro de Berlim foi derrubado e a União Soviética entrou em colapso logo depois.
Reagan deixou a presidência no início de 1989, sendo sucedido por George H. W. Bush, seu vice-presidente. Em 1994, revelou que estava sofrendo da doença de Alzheimer e apareceu em público pela última vez no funeral de Richard Nixon, em abril daquele ano. Morreu dez anos depois, aos 93 anos de idade. Considerado um ícone entre os republicanos, ocupa um lugar de destaque nas classificações históricas dos presidentes dos Estados Unidos, e seu mandato contribuiu para o renascimento ideológico da direita norte-americana.
Ronald Wilson Reagan nasceu em um apartamento no segundo andar de um edifício comercial de Tampico, Illinois, em 6 de fevereiro de 1911. Era o filho mais novo de Nelle Wilson Reagan (1883-1962) e John Edward "Jack" Reagan (1883-1941).John era um vendedor e contador de histórias, neto de imigrantes católicos irlandeses do condado de Tipperary, Irlanda, enquanto Nelle tinha ascendência inglesa e escocesa (a avó materna de Reagan nasceu em Surrey, Inglaterra).Reagan tinha um irmão mais velho, Neil (1908-1996), que fez carreira na indústria de publicidade.Quando era criança, seu pai o apelidou de "Holandês", devido ao formato de tigela de seu cabelo e a sua aparência física; Reagan manteve este apelido durante toda a infância. A família Reagan viveu brevemente em várias cidades de Illinois, incluindo Monmouth, Galesburg, e Chicago até 1919,quando eles voltaram para Tampico e se estabeleceram acima de uma loja chamada H.C. Pitney Variety Store.
Após a loja Pitney fechar no final de 1920, sua família passou a morar em Dixon, Illinois, e o "pequeno universo" do Centro-Oeste teve uma influência duradoura em sua vida. Apesar de seu pai ser católico, Reagan, influenciado por sua mãe profundamente religiosa, foi batizado como discípulo de cristo em 1922.Estudou na Dixon High School, onde desenvolveu interesse por atuação, esportes, comédia e narração. Seu primeiro emprego foi o de salva-vidas em Rock River em 1927. Continuou trabalhando como salva-vidas em Rock River pelos sete anos seguintes, tendo salvo 77 pessoas de afogamento. Após o colegial, estudou economia e sociologia na Eureka College, uma faculdade de artes liberais. Como estudante na Eureka, ganhou a reputação de "pau para toda obra" por ter participado de várias atividades, relacionadas a política, esportes e teatro. Ele foi membro da fraternidade Tau Kappa Epsilon, líder de torcida, membro da equipe de futebol, capitão da equipe de natação e presidente do Conselho de Estudantes. Nesta posição, liderou uma revolta contra o presidente da faculdade depois que ele tentou reduzir o financiamento do educandário.Após graduar-se na Eureka em 1932 e não conseguir emprego em Chicago, foi para o estado vizinho de Iowa, onde foi entrevistado por numerosas rádios de pequenas cidades. A Universidade de Iowa o contratou para narrar os jogos de seu time de futebol, o Hawkeyes. Ele recebia dez dólares por jogo. Pouco depois, surgiria uma vaga para locutor numa estação de rádio em Davenport, e Reagan seria contratado, recebendo pelo trabalho cem dólares mensais. Ajudado por sua voz persuasiva, passou a trabalhar para a rádio WHO, localizada em Des Moines, como narrador dos jogos de beisebol do Chicago Cubs. Sua especialidade era comentar os jogos que eram enviados por telegrama para a rádio.
Ao viajar com o Chicago Cubs para a Califórnia em 1937, fez um teste de atuação, resultando em um contrato de sete anos com o estúdio Warner Bros. Passou os primeiros anos de sua carreira em Hollywood atuando em "filmes B". Apesar de ter sido algumas vezes ofuscado por outros atores, suas atuações receberam comentários positivos.
Seu primeiro papel principal foi em Love Is on the Air em 1937, e até o final de 1939 já tinha aparecido em dezenove filmes, incluindo Dark Victory com Bette Davis e Humphrey Bogart. Antes do filme Santa Fe Trail com Errol Flynn em 1940, estrelou o papel de George "The Gipper" Gipp no filme Knute Rockne, All American, o que lhe rendeu o apelido "The Gipper", usado durante toda a sua vida. Em 1941, expositores o escolheram a quinta estrela mais popular da geração mais jovem de Hollywood.
O papel favorito de Reagan foi o de um homem com pernas amputadas no filme Kings Row em 1942. O título da sua autobiografia publicada em 1965, "O que aconteceu com o resto de mim?", se refere a um diálogo deste filme. Muitos críticos de cinema consideraram o papel feito por Reagan em Kings Row seu melhor desempenho,embora o filme tenha sido condenado por Bosley Crowther, crítico de cinema do New York Times.
Embora Reagan declarou que o filme Kings Row "me fez uma estrela",ele não conseguiu capitalizar seu sucesso porque foi chamado para o Exército dos Estados Unidos em San Francisco dois meses após o lançamento do filme, e nunca mais recuperou seu status de celebridade na indústria do cinema. Após quatro anos de ausência devido a Segunda Guerra Mundial, apareceu em filmes como The Voice of the Turtle, John Loves Mary, The Last Voyage, Bedtime for Bonzo, Cattle Queen of Montana, Tennessee's Partner, Hellcats of the Navy (único filme em que atuou com Nancy Reagan) e no remake de 1964 de The Killers (seu último filme e o único no qual interpretou um vilão). Ao longo de sua carreira no cinema, sua mãe respondeu a maioria das cartas de admiradores.Em 1938, co-estrelou o filme Brother Rat com a atriz Jane Wyman (1917–2007). Eles ficaram noivos no Teatro Chicago e casaram-se em 26 de janeiro de 1940 no Forest Lawn Memorial Park, em Glendale, Califórnia. Tiveram juntos dois filhos biológicos, Maureen (1941–2001) e Christine (que nasceu em 1947, mas viveu apenas um dia), e um terceiro adotado, Michael (nascido em 1945). Após disputas sobre as ambições políticas de seu marido, Wyman pediu o divórcio em 1948,sendo concluído em 1949. É o único presidente dos Estados Unidos a se divorciar.Reagan e Wyman continuaram amigos até sua morte. Wyman afirmou que votou nele nas duas vezes em que concorreu à presidência.Reagan conheceu a atriz Nancy Davis (1921—2016) em 1949 depois dela ter entrado em contato com ele para, como presidente do Screen Actors Guild, ajudá-la a resolver problemas relacionados ao aparecimento de seu nome em uma lista de comunistas em Hollywood. Ela tinha sido confundida com outra Nancy Davis. Ela descreveu seu primeiro encontro como "eu não sei exatamente se foi amor à primeira vista, mas não ficou muito longe de ser." Eles ficaram noivos no restaurante Chasen's em Los Angeles e casaram-se em 4 de março de 1952 na Little Brown Church, no Vale de São Fernando.Os atores Brenda Marshall e William Holden foram os padrinhos de casamento. Ronald e Nancy tiveram dois filhos: Patti (nascida em 1952) e Ron (nascido em 1958).
Observadores descreveram o relacionamento dos Reagan como "próximo, autêntico e intimista".Durante a presidência, eles foram frequentemente vistos exibindo seu afeto um pelo outro; um secretário de imprensa relatou que "eles nunca deixaram de cortejar."Muitas vezes ele a chamava de "Mommy" e ela o chamava de "Ronnie". Quando ele estava no hospital em 1981 após uma tentativa de assassinato, ela dormiu com uma de suas camisas para ser consolada por seu cheiro. Em uma carta escrita para os cidadãos norte-americanos em 1994, Reagan escreveu: "Anunciei recentemente que eu sou um dos milhões de americanos que serão atingidos com a doença de Alzheimer.... Eu só gostaria que houvesse alguma maneira que eu poderia poupar Nancy desta experiência dolorosa". Em 1998, quando Reagan foi acometido pela doença de Alzheimer, Nancy declarou a revista Vanity Fair que "nosso relacionamento é muito especial. Nós estávamos e ainda somos muito apaixonados. Quando eu digo que minha vida começou com Ronnie, bem, é verdade. Eu juro. Eu não posso imaginar a vida sem ele.
Reagan começou sua carreira política como um liberal Democrata, admirador de Franklin D. Roosevelt e defensor das políticas do New Deal. Juntou-se a numerosos comitês políticos com uma forte orientação de esquerda. Discursou frequentemente em comícios com uma forte dimensão ideológica. Em dezembro de 1945, foi impedido de liderar uma manifestação antinuclear em Hollywood por pressão do estúdio Warner Bros. Na eleição presidencial de 1948, apoiou fortemente o candidato a reeleição Harry S. Truman, chegando a aparecer em um palco com ele durante um discurso de campanha em Los Angeles. No entanto, no início dos anos 1950, impulsionado por seu relacionamento com a atriz republicana Nancy Davis,começou a se aproximar da direita e, mantendo-se como um democrata, apoiou os candidatos republicanos à presidência Dwight D. Eisenhower, em 1952 e 1956, e Richard Nixon em 1960. Seu último apoio ativo a um democrata foi em 1950, quando ajudou Helen Gahagan Douglas em sua campanha malsucedida ao Senado contra Richard Nixon.
Logo após ser contratado em 1964 para apresentar o General Electric Theater,começou a abraçar os pontos de vista conservadores dos funcionários da empresa patrocinadora. Seus diversos discursos na GE geralmente não eram partidários, mas transmitiam uma mensagem conservadora e pró-empresarial. Reagan foi influenciado por Lemuel Boulware, um executivo sênior da GE. Boulware, conhecido por sua postura dura contra os sindicatos e suas estratégias inovadoras para conquistar os empregados, defendia os princípios fundamentais do conservadorismo americano moderno: mercados livres, anticomunismo, impostos mais baixos e governo limitado.[Posteriormente, as avaliações dos discursos de Reagan pioraram e a GE o demitiu em 1962.Durante o período em que trabalhou para o General Electric Theater, fez palestras motivacionais para mais de duzentos mil funcionários da empresa em todas as partes do país.Em agosto de 1962, se juntou formalmente ao Partido Republicano, e declarou: "Eu não deixei o Partido Democrata. O partido me deixou". Para ele, o Partido Democrata havia o abandonado ao deixar de ser o partido de Thomas Jefferson, Andrew Jackson e Grover Cleveland para se tornar o partido de Karl Marx, Vladimir Lênin e Josef Stálin.
No início dos anos 1960, se opôs a certos pontos da legislação dos direitos civis, argumentando que "se uma pessoa quer discriminar negros ou outros ao vender ou alugar a sua casa, é um direito seu fazê-lo." Quando a legislação que se tornaria a Medicare foi introduzida em 1961, fez uma gravação para a Associação Médica Americana alertando que tal legislação significaria o fim da liberdade na América. Reagan declarou que, se os seus ouvintes não escrevessem cartas para impedir que a legislação fosse aprovada, "vamos acordar em um país socialista. E se você não fizer isso e se eu não fizer isso, um dia desses você e eu vamos passar nossos anos dizendo aos nossos filhos como era a América quando os homens eram livres." Também se juntou a Associação Nacional de Rifles, onde permaneceu como um membro ao longo de sua vida.
Reagan apoiou a candidatura presidencial do conservador Barry Goldwater em 1964. Discursando a favor de Goldwater, enfatizou sua crença na importância de um governo pequeno. Reagan revelou sua motivação ideológica em um famoso discurso feito em 27 de outubro de 1964, quando declarou: "Os Pais Fundadores sabiam que um governo não pode controlar a economia sem controlar as pessoas. E eles sabiam que quando um governo se prepara para fazer isso, deve usar a força e a coerção para alcançar o seu objetivo. Chegamos ao momento da escolha."O discurso, intitulado "A Time for Choosing", que mais tarde ficou conhecido como "The Speech", arrecadou US$1 milhão para a campanha de Goldwater e é considerado o evento que lançou a carreira política de Reagan.
Em 1976, desafiou o presidente Gerald Ford em sua tentativa de se tornar o candidato do Partido Republicano à presidência. Reagan foi um forte candidato por dois motivos: os conservadores não aprovavam a política econômica e externa de Ford, e Reagan foi visto como "otimista, genial e simpático." Reagan logo se estabeleceu como o candidato conservador com o apoio de organizações, como a União Conservadora Americana, que se tornou uma parte fundamental da sua base política, enquanto Ford foi considerado um republicano mais moderado.
A campanha de Reagan foi baseada em uma estratégia concebida por seu gerente de campanha, John Sears, que consistia em ganhar algumas das primeiras primárias para danificar a inevitabilidade da provável indicação de Ford. Reagan venceu na Carolina do Norte, Texas, e Califórnia, mas a estratégia falhou devido a sua derrota em Nova Hampshire, Flórida, e em Illinois, seu estado natal. O resultado da primária do Texas devolveu sua esperança porque ele ganhou todos os cem votos dos delegados daquele estado.
No entanto, enquanto a convenção do Partido Republicano se aproximava, Ford parecia estar perto da vitória. Reconhecendo a ala moderada de seu partido, Reagan escolheu o senador moderado Richard Schweiker da Pensilvânia como o seu running mate (vice-presidente) caso ele fosse nomeado.No entanto, na convenção do partido em agosto, Ford foi escolhido candidato com o apoio de 1.187 delegados contra os 1.070 de Reagan. Seu discurso de concessão a Ford enfatizou os perigos de uma guerra nuclear e a ameaça representada pela União Soviética. Apesar de ter perdido a nomeação, recebeu um voto de um grande eleitor infiel do estado de Washington na eleição geral, além de 307 votos populares em Nova Hampshire e 388 votos em Wyoming. Na eleição geral de novembro, Ford perdeu para o governador democrata da Geórgia Jimmy Carter. Após a campanha, permaneceu ativo nos debates públicos com seu programa de rádio Ronald Reagan Radio Commentary e seu comitê de ação política Citizens for the Republic.Reagan anunciou sua candidatura à presidência para a eleição de 1980 em 13 de novembro de 1979. Em 17 de julho de 1980, foi indicado pela Convenção Nacional do Partido Republicano como o candidato pelo partido. Reagan selecionou um de seus oponentes durante as primárias, George H. W. Bush, para ser seu companheiro de chapa. A campanha presidencial daquele ano entre Reagan e o então presidente democrata Jimmy Carter ocorreu durante as preocupações sobre a política interna e a crise de reféns no Irã. Sua campanha enfatizou alguns de seus princípios fundamentais: menos impostos para estimular a economia, menor interferência do governo na vida das pessoas, os direitos dos estados, e uma forte defesa nacional.
Seu desempenho no debate televisionado de outubro revigorou sua campanha. Em 4 de novembro, foi eleito presidente, vencendo em 44 estados e com 489 votos no Colégio Eleitoral, contra os 49 votos de grandes eleitores do presidente Carter, que venceu em seis estados e no Distrito de Colúmbia. Reagan recebeu 50,7% dos votos populares enquanto Carter ficou com 41%, e o candidato independente John B. Anderson, um republicano liberal, recebeu 6,7%. Nas eleições legislativas daquele ano, os republicanos recuperaram o controle do Senado pela primeira vez desde 1952 e ganharam 34 assentos na Câmara dos Representantes, mas os democratas mantiveram uma maioria.Como presidente, aplicou políticas que refletiam em sua crença pessoal de liberdade individual, fez mudanças no mercado interno, promoveu uma expansão militar e contribuiu para o fim da Guerra Fria.Denominado de a "Revolução Reagan", sua presidência revigorou a moral norte-americana,revigorou a economia e reduziu a dependência pelo governo.No final de agosto de 1984, aceitou a nomeação republicana na convenção do partido em Dalas, Texas. Reagan proclamou que estava "amanhecendo novamente na América" devido a recuperação econômica e o desempenho dominante dos atletas norte-americanos nos Jogos Olímpicos de Verão, entre outras coisas. Naquele ano, se tornou o primeiro presidente norte-americano a abrir a cerimônia de um Jogo Olímpico realizado no país.
Seu principal oponente na eleição geral foi Walter Mondale, vice-presidente de Jimmy Carter. Com questões sobre a idade de Reagan e seu fraco desempenho no primeiro debate presidencial, a sua capacidade para desempenhar as funções presidenciais em um novo mandato foi questionada. Seu comportamento aparentemente confuso e distraído ficou evidente para os seus apoiadores, que o conheceram como talentoso e inteligente. Foi na campanha de 1984 que começaram a circular rumores de que ele tinha a doença de Alzheimer. Reagan se recuperou no segundo debate, e enfrentou perguntas sobre a sua idade, satirizando: "Eu não vou tornar a idade uma questão nesta campanha. Eu não vou explorar, para fins políticos, a juventude e inexperiência do meu oponente". Esta resposta causou aplausos e risos, até mesmo de Mondale, que mais tarde declarou: "era realmente o fim da minha campanha naquela noite, eu acho [...]".
Em 6 de novembro, foi reeleito com 54.455.472 votos (58,77%), vencendo em 49 dos 50 estados. A vitória esmagadora do presidente fez com Mondale vencesse apenas em seu estado natal, Minnesota (por apenas 3.800 votos de diferença), e no Distrito de Columbia. Reagan obteve 525 votos do Colégio Eleitoral (de um total de 538), o maior número para qualquer outro candidato até os dias atuais e recebeu 16,8 milhões de votos populares a mais que Mondale, sendo esta a segunda maior margem da história, superada apenas pela votação de Richard Nixon em 1972. No início de sua presidência, começou a usar um aparelho auditivo, primeiramente em sua orelha direita e depois também na esquerda. Em 13 de julho de 1985, foi submetido a uma cirurgia no Hospital Naval de Bethesda para remover pólipos cancerosos de seu cólon. A Vigésima Quinta Emenda foi invocada pela primeira vez e o vice-presidente, George H. W. Bush, se tornou o presidente em exercício por aproximadamente oito horas. A cirurgia durou pouco menos de três horas e foi bem-sucedida.Reagan retomou os poderes presidenciais no final do dia. Em agosto daquele ano, passou por uma outra cirurgia para remover células cancerígenas da pele do nariz.Em outubro, outros tecidos cancerígenos foram removidos de seu nariz.
Em janeiro de 1987, passou por uma nova cirurgia devido a um aumento da próstata que causou mais preocupações em relação a sua saúde. No entanto, não foram encontrados tumores cancerosos e ele não foi sedado durante a operação Em julho do mesmo ano, foi submetido a uma terceira operação para remover células cancerosas do nariz.Na eleição presidencial de 1988, George H. W. Bush foi eleito presidente. Em 11 de janeiro de 1989, Reagan fez seu último discurso transmitido em rede nacional de televisão. Após deixar a presidência em 20 de janeiro daquele ano, comprou uma casa em Bel Air, Los Angeles. Ronald e Nancy frequentavam regularmente a Igreja Presbiteriana de Bel Air e ocasionalmente faziam aparições em nome do Partido Republicano.Na Convenção Republicana de 1992, Reagan fez um discurso bem recebido. Anteriormente, em 4 de novembro de 1991, a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan foi aberta ao público. Durante a cerimônia, cinco presidentes estiveram presentes, bem como seis primeiras-damas, sendo esta a primeira vez em que cinco presidentes estavam no mesmo lugar. Reagan continuou discusando publicamente a favor do veto presidencial de itens, do projeto de Lei Brady,de uma emenda constitucional exigindo um orçamento equilibrado, e da revogação da Vigésima Segunda Emenda, que proíbe que um presidente exerça mais de dois mandatos. Em 1992, criou o Prêmio Liberdade de Ronald Reagan junto a Fundação Presidencial Ronald Reagan. Seu último discurso público foi feito em 3 de fevereiro de 1994, durante um tributo em sua homenagem em Washington, D.C. e sua última aparição pública foi no funeral de Richard Nixon, em 27 de abril de 1994.Em agosto de 1994, aos 83 anos de idade, foi diagnosticado com a doença de Alzheimer,uma doença neurodegenerativa incurável no tecido cerebral que causa a perda progressiva e irreversível das funções cognitivas até levar à morte. Em novembro daquele ano, anunciou publicamente sua doença em uma carta manuscrita, na qual escreveu: "Foi anunciado recentemente que eu sou um dos milhões de americanos que serão atingidos pela doença de Alzheimer... Neste momento, eu me sinto muito bem. Eu pretendo viver o resto dos anos que Deus me deu nesta terra fazendo as coisas que sempre fiz... Eu comecei agora a viagem que vai me levar até o pôr do sol da minha vida. Eu sei que para a América sempre haverá uma aurora brilhante pela frente. Obrigado, meus amigos. Que Deus te abençoe sempre."
Após o diagnóstico, recebeu muitas cartas de apoio de simpatizantes, mas também houve especulações de que ele sofria da doença quando era presidente. A ex-correspondente da CBS na Casa Branca Lesley Stahl contou que, em sua última reunião com o presidente em 1986, Reagan parecia não saber quem ela era, e chegou a pensar que ele estava senil, mas, no final da reunião, ele recuperou sua lucidez. No entanto, o Dr. Lawrence K. Altman, um médico contratado como repórter do New York Times, observou que "a linha entre o mero esquecimento e o início da doença de Alzheimer pode ser distorcida", e os quatro médicos de Reagan na Casa Branca disseram que não viram nenhuma evidência da doença de Alzheimer enquanto ele era presidente.O Dr. John E. Hutton, médico de Reagan entre 1984 até 1989, disse que o presidente não tinha "absolutamente nenhum sinal de demência ou da doença de Alzheimer".Reagan tinha ocasionalmente lapsos de memória, especialmente com nomes. Certa vez, durante uma reunião com o primeiro-ministro japonês Yasuhiro Nakasone, se referiu várias vezes ao vice-presidente Bush como o "Primeiro-Ministro Bush". Seus médicos, no entanto, notaram que ele só começou a apresentar sintomas aparentes da doença no final de 1992 ou em 1993. James Baker, secretário de Estado durante o governo Reagan, considera "absurda" a ideia de que o presidente dormia durante reuniões de gabinete. Outros membros do governo, ex-assessores e amigos disseram que não viram nenhuma indicação da doença de Alzheimer enquanto ele era presidente.Para complicar o caso, sofreu um traumatismo craniano em julho de 1989, cinco anos antes de seu diagnóstico. Depois de cair de um cavalo no México, um hematoma subdural foi encontrado e tratado cirurgicamente no final do ano. Nancy Reagan, citando o que os médicos lhe disseram, afirmou que a queda de seu marido em 1989 acelerou o aparecimento da doença de Alzheimer,mas não é certo que um ferimento na cabeça pode causar a aparência de Alzheimer ou de demência.Um de seus médicos, o Dr. Daniel Huge, disse que era possível, mas não era certo que o acidente de cavalo tenha afetado sua memória.Como o passar dos anos, a doença destruiu lentamente a sua capacidade mental. Reagan só foi capaz de reconhecer algumas pessoas, incluindo sua esposa, Nancy. No entanto, permaneceu ativo. Fazia caminhadas pelos parques próximos de sua casa e em praias, jogava golfe regularmente, e até 1999 ia muitas vezes ao seu escritório em Century City, Los Angeles. Reagan sofreu uma queda em sua casa em Bel Air em 13 de janeiro de 2001, resultando em uma fratura no quadril. A fratura foi operada no dia seguinte e ele retornou a sua casa no final da mesma semana, mas enfrentou uma difícil reabilitação. Em 6 de fevereiro de 2001, celebrou os seus noventa anos de idade, tornando-se o terceiro ex-presidente a chegar a esta idade (os outros dois foram John Adams e Herbert Hoover; mais tarde, Gerald Ford, George H.W. Bush e Jimmy Carter também chegaram aos noventa anos). As aparições públicas de Reagan tornaram-se menos frequentes com a progressão da doença, e, como resultado, sua família decidiu que ele iria viver em semi-isolamento tranquilo com sua esposa. Em 2001, Nancy declarou ao programa de Larry King que poucos visitantes foram autorizados a ver o marido porque ela sentiu que "Ronnie gostaria que as pessoas se lembrassem dele como ele era". Após o diagnóstico e a morte de seu marido, Nancy tornou-se uma defensora das pesquisas com células-tronco, instando o Congresso e o presidente George W. Bush a apoiar o financiamento federal para pesquisas com células-tronco embrionárias, algo que Bush se opôs. Em 2009, ela elogiou o presidente Barack Obama por ter retirado restrições das pesquisas com células-tronco. Nancy declarou que acredita que as pesquisas com células-tronco podem levar a uma cura da doença de Alzheimer.
Reagan morreu de pneumonia, complicada pela doença de Alzheimer, em sua casa em Bel Air, Califórnia, na tarde de 5 de junho de 2004. Pouco tempo depois, Nancy Reagan divulgou um comunicado dizendo: "Minha família e eu queremos que o mundo saiba que o presidente Ronald Reagan morreu após 10 anos da doença de Alzheimer com 93 anos de idade. Agradecemos as orações de todos." O presidente George W. Bush declarou que 11 de junho seria um dia de luto nacional, e homenagens foram feitas ao redor do mundo. O corpo de Reagan foi levado no final do dia para a Kingsley and Gates Funeral Home em Santa Mônica, Califórnia, onde simpatizantes prestaram homenagens. Em 7 de junho, seu corpo foi levado para a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan, onde uma breve cerimônia privada foi realizada. O caixão foi exibido no hall de entrada da Biblioteca até 9 de junho; mais de 100.000 foram até a biblioteca para ver o caixão. Em 9 de junho, foi levado de avião para Washington, D.C., onde se tornou o décimo presidente dos Estados Unidos a ter um funeral de estado; nas 34 horas possíveis, 104.684 pessoas foram até a Rotunda do Capitólio para o velório.
Em 11 de junho, um funeral de estado foi realizado na Catedral Nacional de Washington, sendo presidido pelo presidente George W. Bush. Elogios foram dados pela ex-primeira ministra Margaret Thatcher, pelo ex-primeiro-ministro canadense Brian Mulroney, e pelos presidentes George H. W. Bush e George W. Bush. Também estiveram presentes Mikhail Gorbachev, e muitos líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro britânico Tony Blair, o Príncipe Charles, representando a Rainha Elizabeth, o chanceler alemão Gerhard Schröder, o secretário-geral da ONU Kofi Annan, o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, e os presidentes interinos Hamid Karzai do Afeganistão, e Ghazi al-Yawer do Iraque. Dignitários de 165 nações também participaram.
Após o funeral de estado em Washington, seu caixão foi levado de volta para a Biblioteca Presidencial Ronald Reagan em Simi Valley, Califórnia,onde outra cerimônia foi realizada durante a qual o presidente Reagan foi sepultado.No momento de sua morte, era o presidente mais longevo na história dos Estados Unidos com 93 anos e 120 dias (2 anos, 8 meses e 23 dias a mais do que John Adams). Atualmente, é o segundo presidente mais longevo, com apenas 45 dias a menos que Gerald Ford. Foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a morrer no século XXI, e seu funeral foi o primeiro funeral de estado nos Estados Unidos desde o do presidente Lyndon B. Johnson em 1973.
Em seu túmulo, recordando as palavras que ele havia falado durante a inauguração da biblioteca, está escrito: "Eu sei em meu coração que o homem é bom, que o que é certo irá sempre triunfar e que existe um propósito e valor a cada vida."
Nenhum comentário:
Postar um comentário