domingo, 29 de abril de 2018

1961


Título original:Take a Hard Ride 
Título no Brasil:Cavalgada Infernal
Gênero:Faroeste
Colorido
Dublado / Legendado
Ano de produção:1975
Duração:103 minutos

Sinopse:Um fora da lei tenta mudar sua vida acompanhando seu novo patrão em uma árdua viagem. Seu chefe morre e ele fica encarregado de entregar o dinheiro da venda do gado para a sua família. 

Filho do pugilista Swinton Brown e sua esposa, Theresa, dona de casa. Ele foi criado por sua avó até os sete anos de idade, quando conheceu sua mãe perto de Long Island , Nova York.
Ele se matriculou na Universidade de Syracuse, em Nova York, onde seria uma ofensiva na classe internacional.
Entre 1957 e 1966, ele jogou como um zagueiro no Cleveland Browns da NFL e em 1971 ele entrou no Hall da Fama do Futebol Profissional .Durante sua carreira esportiva, ele estabeleceu inúmeros recordes no campo, incluindo um total de 12.312 jardas obtidas em uma carreira de 9 anos. Ele foi premiado com o MVP do prêmio da liga em 1958 e 1965. Depois de deixar sua carreira como jogador de futebol, ele começou sua carreira no cinema, aparecendo em mais de vinte filmes.Em 1980, ingressou na Coors Golden Door and Barriers , dois programas de criação de empregos para ajudar os ex-presidiários a se reintegrarem à sociedade. Em 1988, fundou o Amer-I-Can Program , Inc. , um plano de gestão para a autoestima e a vida que ensina a responsabilidade e a autodeterminação.
Casou-se com Sue Brown de 1959 a 1972 e com Monique Brown de 1997.
 


1960


Título original:Black Killer 
Títulos no Brasil:O Assassino Cruel / O Matador Negro
Gênero:Faroeste
Colorido
Dublado / Legendado
Ano de produção:1971
Duração:93 minutos

Sinopse:A cidade de Tombstone, palco do famoso duelo em OK Corral, está dominada pela gangue dos irmãos O'Hara. Eles conduzem a cidade com mão de ferro e até usam sexualmente a garçonete Consuela para sua satisfação. Nenhum xerife dura mais que 24 horas no cargo e o caos está instalado. Quando o advogado forasteiro James Webb (Kinski) chega à cidade, ele usará de todos os estratagemas necessários para tirar a cidade das mãos dos irmãos O'Hara. Para que isso aconteça, muito sangue terá de ser derramado.

Klaus Kinski (nascido Klaus Günter Karl Nakszynski; Zoppot, 18 de outubro de 1926Lagunitas-Forest Knolls, 23 de novembro de 1991) foi um ator alemão. Apareceu em mais de 130 filmes, e celebrizou-se por protagonizar filmes do diretor Werner Herzog.
Klaus Kinski nasceu como quarto filho do farmacêutico Bruno Nakszyński e sua mulher, a enfermeira Susanne Nakszyński em Zoppot, que na época fazia parte da Cidade Livre de Danzig. Em 1930/31, a família mudou-se para Berlim, onde Kinski frequentou o Prinz-Heinrich-Gymnasium em Berlim-Schöneberg. Teve uma infância e juventude atribuladas. Os seus pais eram muito pobres e por vezes teve de roubar para comer. Desde cedo se mostrou empreendedor e desembaraçado.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o jovem Kinski foi convocado para a Wehrmacht e serviu na Frente Occidental nos Países Baixos. Kinski deserta e rendeu-se às tropas britânicas, passando a maior parte da guerra como prisioneiro de guerra. Foi no campo de prisioneiros que descobriu seu talento de ator, representando para os outros prisioneiros. Após a guerra, decide retornar à Alemanha Ocidental em vez da Polônia devido ao regime comunista lá instalado.
Na Alemanha, Kinski estudou teatro sob vários mestres, mas era sobretudo um autodidata. Tornou-se famoso como recitador de textos de Shakespeare, Oscar Wilde, Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire ou François Villon. Trabalhou no teatro e em 1948 estreou no cinema, desempenhando um pequeno papel no filme Morituri. Tornou-se ator do emergente cinema alemão do pós-guerra e no início dos anos 60 a sua carreira internacionalizou-se, tendo participado no filme Doutor Jivago, de David Lean, em Western spaghettis e em inúmeros filmes B.
Durante a sua carreira, Kinski teve propostas de realizadores como Federico Fellini, Pier Paolo Pasolini, Luchino Visconti ou Steven Spielberg, mas, segundo ele, recusava quase sempre a favor de papéis em filmes de realizadores menores ou medíocres, que lhe pagassem melhor e lhe dessem menos incómodo. No entanto, essas recusas deviam-se, provavelmente, ao fato de Kinski não querer trabalhar com realizadores com personalidades tão fortes quanto a sua, que o pudessem ofuscar ou, de alguma forma, subjugar. Porém Kinski trabalhou com nomes grandes e com personalidades tão fortes quanto a sua como Werner Herzog e David Lean.
A sua reputação internacional foi obtida depois de cinco colaborações com o cineasta Werner Herzog nos filmes Aguirre, der Zorn Gottes (1972), Woyzeck (baseado na peça de Georg Büchner) (1979), Nosferatu: Phantom der Nacht (1979), Fitzcarraldo (1982) e finalmente Cobra Verde (1987). Em 1989 Kinski foi também realizador do filme Kinski Paganini.
A personalidade Kinski era bastante pitoresca e controversa. Era uma vedeta caprichosa e difícil e as suas violentas explosões coléricas, por motivos insignificantes, tornaram-se lendárias. Era o terror dos realizadores e produtores. Por outro lado, era um Don Juan insaciável e chegava a querer participar num filme só para ter oportunidade de seduzir determinada atriz[ Não era um ator camaleónico ou minimalista ou que pudesse representar vários tipos de personagens. A sua personalidade forte sobressaía e representava quase sempre personagens do tipo dostoievskiano: atormentados, fanáticos, violentos, obcecados, intensos, criminosos, apaixonados ou loucos.
Em 1975, publicou sua rabelaisiana autobiografia Ich bin so wild nach deinem Erdbeermund [2], onde relata a sua vida intensa e atormentada, as suas ardentes e inúmeras paixões e aventuras eróticas, e onde também revela a sua personalidade excessiva e algo fantasiosa.
Foi casado quatro vezes e pai de três filhos, Pola, Natassja e Nikolai Kinski. O ator morreu em 23 de Novembro 1991, com a idade de 65 anos em sua propriedade em Lagunitas, Califórnia de um problema de coração. Acordo com seus desejos, seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas em San Francisco, no Pacífico.
Em Janeiro de 2013, a filha mais velha, a atriz Pola Kinski, afirma em um livro de memórias que seu pai abusou sexualmente dela frequentemente durante sua infância e adolescência.

  

1952


Título original:Pursued 
Título no Brasil:Sua Única Saída
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1947
Duração:101 minutos

Sinopse:Desde a infância, o órfão Jeb Rand é atormentado por pesadelos sobre a noite em que foi adotado por uma viúva após o assassinato de seus pais. Após se tornar herói de guerra, ele retorna para casa, decidido a se casar com sua irmã de criação. Mas o sombrio passado de Jeb volta, trazendo em seu rastro violência e vingança, para atrapalhar a felicidade do casal. Além de enfatizar a sondagem psicológica das personagens, Walsh mistura magistralmente dois gêneros, o faroeste e o filme noir, para criar uma obra surpreendente.

Teresa Wright (Nova Iorque, 27 de outubro de 1918New Haven, 6 de março de 2005) foi uma atriz americana Wright, um vendedor de seguros. Ela cresceu em Maplewood, Nova Jérsei. Durante o ensino médio, Teresa se interessou em seguir a carreira de atriz e, nas férias de verão, passou a atuar em produções teatrais de Provincetown, Massachusetts. Após ter se graduado no ensino médio, em 1938, ela retornou à cidade de Nova Iorque, onde foi contratada como substituta do papel de Emily (interpretada por Dorothy McGuire e mais tarde por Martha Scott) na peça Our Town de Thornton Wilder. Ela assumiu o papel quando Scott se deslocou para Hollywood para filmar a adaptação da mesma peça.
A partir de 1939, Teresa atuou no papel de Mary Skinner na peça Life with Father. Foi então que foi descoberta por um caça talentos contratado por Samuel Goldwyn para encontrar uma jovem atriz para interpretar o papel de Alexandra Giddens na adaptação da peça The Little Foxes de Lillian Hellman. Ela imediatamente assinou um contrato de cinco anos em Hollywood, mas assegurou a imagem de atriz séria numa cláusula em que afirmava que não posaria para fotografias vestindo maiô ou shorts.
Em 1941, Teresa foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por sua performance de estréia no cinema em The Little Foxes. No ano seguinte, foi indicada como melhor atriz principal por The Pride of the Yankees, onde interpreta a esposa do jogador de baseball Lou Gehrig, vivido por Gary Cooper. Nesse mesmo ano, venceu como melhor atriz coadjuvante por sua performance no filme Mrs. Miniver. Até hoje, nenhum outro ator conseguiu ser indicado por seus três primeiros filmes.
Em 1943, Goldwyn emprestou Teresa para a Universal Studios para o filme Shadow of a Doubt, dirigido por Alfred Hitchcock. Outros filmes notáveis da atriz incluem The Best Years of Our Lives (1946), vencedor do Oscar de melhor filme, e The Men, o primeiro filme de Marlon Brando.
Teresa se rebelou contra o sistema dos estúdios da época. Quando foi demitida por Goldwyn por sua recusa a promover o filme de 1948 Enchantment, ela não expressou arrependimento em perder seu salário de 5 mil dólares por semana. Ela afirmou, à época, que "o tipo de contrato entre atores e produtores é antiquado na forma e abstrato no conceito. Não há privacidade nossa que os produtores não possam invadir. Nos tratam como gado, mandam em nós como se fossemos crianças".Entretanto, antes da exibição de Enchantment no Turner Classic Movies em março de 2006, o apresentador Robert Osborne disse que Wright sentiu-se arrependida mais tarde por ter deixado a empresa de Goldwyn, já que seu salário por filme decresceu cerca de 100 mil dólares.
A partir de 1955, Teresa passou a atuar mais em peças de teatro e na televisão. Em 1957, foi indicada ao Emmy por The Miracle Worker e, em 1960, por The Margaret Bourke-White Story. Em 1975, ela atuou em A Morte de um Caixeiro Viajante e, em 1980, em Morning's at Seven na Broadway.
Seus papéis mais recentes no cinema foram em 1980 em Somewhere in Time e em 1997 em The Rainmaker, adaptação de Francis Ford Coppola do romance de mesmo nome de John Grisham.
Teresa faleceu de ataque cardíaco em 6 de março de 2005 no hospital da Universidade Yale em New Haven, Connecticut. A atriz tinha 86 anos de idade.Teresa Wright foi casada com o escritor Niven Busch de 1942 a 1952. O casal teve dois filhos. Em 1959, ela se casou com o dramaturgo Robert Anderson. Os dois se divorciaram em 1978, mas permaneceram bons amigos até a morte dela.
   

1945


Título original:Texas Terror
Título no Brasil:Terror no Texas
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1935
Duração:51 minutos:

Sinopse:Na crença de que matou por acidente seu grande amigo Dan, o xerife John Higgins renuncia em favor de Ed Williams e, em seguida, torna-se minerador. Um dia, ele salva a jovem Beth Matthews, vítima de assaltantes que desejavam seu carro. Ela o contrata como capataz, mas logo Joe Dickson, o chefe dos criminosos, acusa John de ser o assassino do pai dela. Agora, com a ajuda de índios amigos, John parte para limpar seu nome.

 John Wayne



John Wayne, nome artístico de Marion Robert Morrison, (Winterset, 26 de maio de 1907Los Angeles, 11 de junho de 1979) foi um premiado ator dos Estados Unidos.Filho de um farmacêutico, seu verdadeiro nome era Marion Michael Morrison. Ele detestava esse nome e ao entrar para o cinema mudou-o para John Wayne - mais a ver com um rapaz de 1,92 metros de altura e campeão de futebol, pela University of Southern California.
Foi, durante a juventude, membro da Ordem Demolay.
Surgiu com destaque no cinema em 1930, em The Big Trail, faroeste dirigido por Raoul Walsh. Durante vários anos estrelou filmes B até consagrar-se no papel de Ringo Kid em Stagecoach, clássico de 1939 de John Ford. A carreira de Wayne foi assim agraciada com esse divisor de águas, que o lançou ao estrelato. Esse filme definiu todas as principais características do cinema faroeste norte-americano. A parceria entre Wayne e Ford continuou; realizaram juntos uma série de grandes sucessos e filmes inesquecíveis (vinte e dois no total), como Three Godfathers (1948), The Quiet Man (1952), The Searchers (1956), The Wings of Eagles (1957), The Horse Soldiers (1959) e The Man Who Shot Liberty Valance (1962), além da chamada trilogia sobre a Cavalaria, composta por Fort Apache (1948), She Wore a Yellow Ribbon (1949) e Rio Grande (1950).
Outro diretor renomado com quem Wayne trabalhou foi Howard Hawks, um dos maiores realizadores do período clássico hollywoodiano. Juntos, realizaram vários dos maiores sucessos, não apenas de suas carreiras, mas de todo o gênero do faroeste, como: Red River (1948), El Dorado (1967) e, principalmente, aquele que é um dos mais irretocáveis exemplares do gênero, Rio Bravo (1959).
Além de John Ford e Howard Hawks, outros grandes diretores da época dirigiram Wayne. É o caso de Henry Hathaway, com quem fez, entre outros, o filme que lhe concedeu o Oscar de Melhor Ator, True Grit (1969); Otto Preminger, que o dirigiu no ótimo drama de guerra In Harm's Way (1965); Don Siegel, com quem fez seu último trabalho, The Shootist (1976); Michael Curtiz, sob cujas ordens atuou três vezes, inclusive em The Comancheros (1961), um de seus grandes sucessos de bilheteria; e John Huston, com quem fez The Barbarian and the Geisha (1958).
Além dos diretores já mencionados podemos citar: William A. Wellman, Mark Rydell e John Farrow. Também trabalhou ao lado de vários astros de sua época: Henry Fonda, Katharine Hepburn, James Stewart, Maureen O'Hara, Sophia Loren, Elsa Martinelli, Kirk Douglas, William Holden, Marlene Dietrich, Rock Hudson, Robert Mitchum, Lee Marvin, Richard Widmark, Dean Martin, Natalie Wood, Jeffrey Hunter e Montgomery Clift, entre outros, em seus cinquenta anos de cinema.
Casou-se três vezes. A primeira, em 1932, com Josephine Saenz, que lhe deu quatro filhos. Em 1946, casou-se, pela segunda vez, com a atriz mexicana Esperanza Baur, de quem se divorciou sete anos depois, para casar-se com Pilar Palette, com quem teve mais dois filhos.
Dirigiu os filmes The Alamo (1960) e The Green Berets (1968). Este último causou-lhe grandes problemas. O roteiro, pró-Guerra do Vietnã, alimentou a fúria dos opositores a essa intervenção militar estadunidense, que realizaram vários protestos contra a exibição do filme.
John Wayne foi homenageado pela cantora Lady Gaga em seu mais recente álbum de estúdio ''JOANNE'' (2016) na 4ª faixa do disco que leva o nome do mesmo "JOHN WAYNE''.
Fumante inveterado desde a juventude, Wayne foi diagnosticado em 1964 com câncer de pulmão, tendo passado por uma cirurgia para remoção de todo o pulmão esquerdo, além de quatro costelas. Apesar dos esforços de seus agentes para evitar que ele tornasse a doença pública, ele mesmo anunciou seu estado à imprensa e apelou para que a população fizesse mais exames preventivos. Cinco anos depois, foi constatado que ele ficara livre da doença. Apesar da diminuição da capacidade pulmonar, pouco tempo depois Wayne voltou a mascar tabaco e a fumar.
No final da década de 1970, Wayne envolveu-se como voluntário nos estudos de uma vacina para a cura da doença que o assombrara anos antes. Contudo, veio a falecer em 11 de junho de 1979, aos setenta e dois anos de idade, em decorrência de um câncer de estômago. Está sepultado no Pacific View Memorial Park, Corona del Mar, Condado de Orange, Califórnia.



sexta-feira, 27 de abril de 2018

1922


Título original:Bells of San Angelo
Título no Brasil:Os Sinos de San Angelo
Gênero:Faroeste
Colorido
Legendado
Ano de produção:1947
Duração:78 minutos

Sinopse:Caubói dá uma de detetive na tentativa de desbaratar perigosa quadrilha de contrabandistas. Romance e números musicais ao estilo do astro de matinês.

 Roy Rogers




Roy Rogers foi um famoso cantor e a(c)tor norte-americano, cujo nome verdadeiro era Leonard Franklin Slye (Cincinnati, Ohio, 5 de novembro de 1911Apple Valley, Califórnia, 6 de julho de 1998). Ele e sua terceira esposa, Dale Evans, seu cavalo Trigger e seu cachorro, Bullet, apareceram em aproximadamente uma centena de filmes. Fizeram também o programa The Roy Rogers Show, que começou no rádio e depois de nove anos mudou-se para a televisão, onde ficou de 1951 a 1957. Dele participavam ainda dois antigos parceiros no cinema, Pat Brady, (que dirige um jipe de nome "Nellybelle"), e Gabby Hayes. O apelido de Roy era "King of the Cowboys" (Rei dos Cowboys), enquanto sua esposa era a "Queen of the West" (Rainha do Oeste).

Em julho de 1912, a família de Rogers mudou-se para uma casa-barco em Portsmouth, Ohio. Em 1919 a família foi morar em uma casa de fazenda, mas como não era suficiente para o sustento, o pai de Rogers foi trabalhar em uma fábrica de calçados na cidade.


Rogers estudou em McDermott, Ohio e quando completou 17 anos sua família retornou para Cincinnati. Rogers passou a trabalhar junto com seu pai e a estudar à noite. Após ser ridicularizado pelos companheiros de classe, ele deixou a escola e nunca mais voltou.


Em 1929, Mary, sua irmã mais velha foi viver em Lawndale, Califórnia com seu marido. Em 1930, Rogers e a família foram visitá-la e alugaram uma casa nas proximidades. Rogers e seu pai empregaram-se como motoristas de caminhão na construção de uma autoestrada. Com dificuldades financeiras devido à Grande Depressão, o pai queria trabalhar em Los Angeles, quando Rogers já havia começado a cantar e tocar seu violão. Ele e um primo começaram a se apresentar em Los Angeles como os The Slye Brothers. Em 1933, Rogers se casou com Lucile Ascolese, mas eles se divorciaram três anos depois.


Após quatro anos de pouco sucesso, Rogers ajudou Bob Nolan e outros a formar o grupo Sons of the Pioneers, em 1934. Logo apareceram as primeiras canções de sucesso como "Cool Water" e "Tumbling Tumbleweeds". O grupo causou um grande impacto na música estadunidense, notadamente no country'n'western (um dos ramos do country). Além disso, cantou em filmes de John Ford e apareceu em vários outros, inclusive do próprio Rogers.


Em 1935, com o nome de Leonard Slye e como um dos componentes dos Sons of the Pioneers, o ator estreou no cinema, na comédia Slightly Static, um curta-metragem dos estúdios de Hal Roach. Nesse mesmo ano, o conjunto apareceu, entre outros, em Boiadeiro Trovador (Tumbling Tumbleweeds), da série de Gene Autry, outro cowboy cantor famoso. Em 1938, após fazer pequenos papéis em várias películas, Slye, a essa altura já fora dos Sons of the Pioneers, foi registrado pela Republic Pictures como "Roy Rogers" e estrelou seu primeiro filme, o faroeste B Sob as Estrelas do Oeste (Under Western Stars). A fama de Rogers começou a crescer e chegou e superar Gene Autry na preferência dos inúmeros fãs dos filmes e discos do gênero. Rogers trabalhou como coadjuvante num filme de John Wayne, Comando Negro (Dark Command), de 1940. Em 1944, Dale Evans foi escalada para um de seus filmes, Pulseira Misteriosa (The Cowboy and the Señorita) e, com a morte de sua esposa, Arline Wilkins, ao dar à luz seu filho, Roy Rogers, Jr. (Dusty), eles se casaram em 31 de dezembro 1947 e foram morar em um rancho em Davis, Oklahoma. Foi o terceiro casamento de Dale e eles viveram juntos até o falecimento de Rogers.


Rogers e Dale se tornaram defensores da adoção de crianças, e eles mesmos fizeram isso com muitas. Além dos custos com sua ação filantrópica, Rogers, ao contrário de outros cowboys-cantores, nunca foi milionário pois sempre trabalhou sob contrato dos estúdios de cinema.


Rogers morreu de problemas cardíacos em 1998, aos 86 anos. Foi sepultado no Sunset Hills Memorial Park, Apple Valley, Califórnia no Estados Unidos.Todos os faroeste B de Roy Rogers até meados de 1944 foram dirigidos por Joseph Kane; do fim desse ano até meados de 1946, John English dirigiu três e Frank McDonald, nove; daí em diante, até o final, em 1951, o diretor foi William Witney.

  • Todos os faroeste B de Roy Rogers até meados de 1944 foram dirigidos por Joseph Kane; do fim desse ano até meados de 1946, John English dirigiu três e Frank McDonald, nove; daí em diante, até o final, em 1951, o diretor foi William Witney.


  • Até 1942, os filmes de Rogers tinham duração semelhante à de todos os faroestes B: entre cinquenta e sessenta minutos; a partir do ano seguinte, a duração foi aumentada para até setenta minutos, com alguns filmes ultrapassando essa marca, chegando a setenta e nove minutos em Meu Amigo Trigger (My Pal Trigger); curiosamente, a partir de fins de 1948, todos os filmes têm a duração de sessenta e sete ou sessenta e oito minutos
  • Todos os filmes estrelados por Rogers são em preto e branco, com exceção de alguns dirigidos por William Witney, que foram feitos em TruColor, um processo de fotografia em cores criado pela Republic Pictures e que é considerado, por muitos, como um dos piores da história do cinema.


  • A série passou por três fases distintas: do início até 1942, os filmes privilegiavam a ação, girando muitas vezes em torno de personagens ou fatos históricos e contavam com poucos números musicais; a partir de 1943, a parte musical foi decididamente aumentada, Rogers começou a usar roupas cada vez mais espalhafatosas, temas patrióticos passaram a ser abordados e as histórias se desenvolviam, muitas vezes, em cenários modernos, com aviões, carros, ônibus e espiões se misturando a cavalos, vacas, diligências e pistoleiros à moda antiga; com o fim da guerra, a direção dos filmes foi entregue a William Witney, que voltou a investir nas cenas de ação (em vários casos, violentas para a época), com poucos interlúdios musicais, como no início.
  • Roy Rogers teve os seguintes atores como sidekick (no Brasil, ajudante, boboca ou companheiro), normalmente encarregados dos momentos cômicos: Smiley Burnette (seis filmes, inclusive os dois primeiros), Raymond Hatton (três filmes mais um em que dividiu a função com Gabby Hayes), George "Gabby" Hayes (quarenta filmes), Andy Devine (nove filmes) e Pat Brady (cinco filmes).


  • Depois de famoso, Rogers exigiu que a Republic Pictures colocasse os Sons of the Pioneers em seus filmes. Eles apareceram primeiramente em Red River Valley, de 1941, e depois em todos seus filmes pelos sete anos seguintes.


  • Além de Pulseira Misteriosa (The Cowboy and the Señorita), de 1944, Dale Evans foi o par romântico de Roy Rogers em mais vinte e sete filmes; várias outras atrizes exerceram essa função, sendo as mais notáveis: Mary Hart (sete filmes e mais um após mudar o nome para Lynne Roberts); Jane Frazee (cinco filmes) e Penny Edwards (idem).


  • Doris Day, a atriz que faz a mocinha no filme Legenda do Vale da Morte (Saga of Death Valley), desistiu da carreira em 1943; não se trata, portanto, da mesma Doris Day que ficaria famosa fazendo comédias com Rock Hudson.Enquanto Rogers era "O Rei dos Cowboys", seu magnífico palomino Trigger era chamado de "O Cavalo Mais Inteligente do Cinema"; Trigger chegou a ter uma revista de histórias em quadrinhos com seu nome e morreu em 1965, coberto de fama; uma estátua sua foi colocada na entrada do Museu Roy Rogers-Dale Evans em Victorville, Califórnia.
    O violão do cantor country Willie Nelson se chama "Trigger", em homenagem ao cavalo de Rogers.
    • No filme Die Hard (no Brasil, Duro de Matar), quando perguntado se ele se achava John Wayne, Rambo ou o Delegado Dillon, John McClane (Bruce Willis) responde que na verdade ele estava mais para Roy Rogers, porque gostava das camisas do cantor.
    • Elton John gravou a canção Roy Rogers em 1973, em seu álbum "Goodbye Yellow Brick Road".Assim como vários astros do western dos anos 1940 e 1950, Roy Rogers também foi adaptado para os quadrinhos, estrelando uma tira de jornal e revistas da Western Publishing. Dentre os artistas, figuram Tom "Al" Mckimson (1907-1998) e seu irmão Charles, além de John Buscema, em início de carreira. Entre os autores, Gaylord DuBois. No Brasil e em Portugal os quadrinhos foram publicados e divulgados nos anos 1960-1970 pela EBAL, nas revistas com o nome do cowboy.


1921


Título original:Young Bill Hickok
Título no Brasil:Sede de Ouro
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1940
Duração:59 minutos

Sinopse:Um agente de uma potência estrangeira não especificada (John Miljan) planeja assumir a Califórnia durante a confusão da Guerra Civil Americana . Ele usa Morrell e seus Overland Raiders para evitar que as notícias cheguem ao leste. Os Raiders roubam a diligência e cavalos Pony Express das várias estações de revezamento para cortar todas as linhas de comunicação de e para o leste. Bill Hickok é enviado para uma das estações de retransmissão na esperança de que ele seria capaz de manter os pôneis dos atacantes. Calamity e Gabby, comerciantes de cavalos para as estações de retransmissão, montam com seus ajudantes indianos, assim como Bill acaba com os últimos Raiders que atacaram seu posto. Bill ficou gravemente ferido, então Calamity e Gabby ficaram por um tempo.
Durante esse tempo, a antiga noiva de Bill, Louise Mason, aparece. Ela quer fazer as pazes depois de romperem o noivado por causa de seu apoio à Confederação e ao do Bil pelo Norte. Eles concordam em esquecer a guerra; ela e Bill logo planejam um casamento. No entanto, Marshal Evans, chefe das linhas de comunicação, quer que Bill leve uma remessa de ouro para o leste para apoiar o esforço de guerra federal.
Bill sabe que é muito perigoso levá-lo a si mesmo, os invasores certamente conseguiriam, então ele envia o ouro com Gabby e Calamity, enquanto finge que vai levá-lo sozinho. O plano sai pela culatra quando Louise diz à Torre que Bill não está tomando o ouro para proteger Bill do ataque. Os Raiders atacam Gabby e fogem com o ouro. Bill fica preocupado quando os Raiders não o atacam, então ele retorna à cidade para ver o que aconteceu com Gabby. O marechal quer saber o que deu errado e Bill pede meia hora para descobrir. Depois que ele sai, Tower convence os homens de que Bill está realmente à frente dos Raiders e que ele estava fugindo. Gabby ouve a conversa deles, então ele cavalga para avisar Bill.
Bill fica longe por enquanto, mas é capturado quando ele retorna à cidade para procurar o escritório de Tower. Gabby o ajuda a escapar e eles vêem a Torre escapando com o ouro e os Raiders. Voltando ao grupo que os perseguiu, Bill convence Marshal a segui-los. Com Tower e os Raiders fechados e a Guerra Civil terminou, Bill e Louise finalmente se casaram.

 Roy Rogers




Roy Rogers foi um famoso cantor e a(c)tor norte-americano, cujo nome verdadeiro era Leonard Franklin Slye (Cincinnati, Ohio, 5 de novembro de 1911Apple Valley, Califórnia, 6 de julho de 1998). Ele e sua terceira esposa, Dale Evans, seu cavalo Trigger e seu cachorro, Bullet, apareceram em aproximadamente uma centena de filmes. Fizeram também o programa The Roy Rogers Show, que começou no rádio e depois de nove anos mudou-se para a televisão, onde ficou de 1951 a 1957. Dele participavam ainda dois antigos parceiros no cinema, Pat Brady, (que dirige um jipe de nome "Nellybelle"), e Gabby Hayes. O apelido de Roy era "King of the Cowboys" (Rei dos Cowboys), enquanto sua esposa era a "Queen of the West" (Rainha do Oeste).

Em julho de 1912, a família de Rogers mudou-se para uma casa-barco em Portsmouth, Ohio. Em 1919 a família foi morar em uma casa de fazenda, mas como não era suficiente para o sustento, o pai de Rogers foi trabalhar em uma fábrica de calçados na cidade.


Rogers estudou em McDermott, Ohio e quando completou 17 anos sua família retornou para Cincinnati. Rogers passou a trabalhar junto com seu pai e a estudar à noite. Após ser ridicularizado pelos companheiros de classe, ele deixou a escola e nunca mais voltou.


Em 1929, Mary, sua irmã mais velha foi viver em Lawndale, Califórnia com seu marido. Em 1930, Rogers e a família foram visitá-la e alugaram uma casa nas proximidades. Rogers e seu pai empregaram-se como motoristas de caminhão na construção de uma autoestrada. Com dificuldades financeiras devido à Grande Depressão, o pai queria trabalhar em Los Angeles, quando Rogers já havia começado a cantar e tocar seu violão. Ele e um primo começaram a se apresentar em Los Angeles como os The Slye Brothers. Em 1933, Rogers se casou com Lucile Ascolese, mas eles se divorciaram três anos depois.


Após quatro anos de pouco sucesso, Rogers ajudou Bob Nolan e outros a formar o grupo Sons of the Pioneers, em 1934. Logo apareceram as primeiras canções de sucesso como "Cool Water" e "Tumbling Tumbleweeds". O grupo causou um grande impacto na música estadunidense, notadamente no country'n'western (um dos ramos do country). Além disso, cantou em filmes de John Ford e apareceu em vários outros, inclusive do próprio Rogers.


Em 1935, com o nome de Leonard Slye e como um dos componentes dos Sons of the Pioneers, o ator estreou no cinema, na comédia Slightly Static, um curta-metragem dos estúdios de Hal Roach. Nesse mesmo ano, o conjunto apareceu, entre outros, em Boiadeiro Trovador (Tumbling Tumbleweeds), da série de Gene Autry, outro cowboy cantor famoso. Em 1938, após fazer pequenos papéis em várias películas, Slye, a essa altura já fora dos Sons of the Pioneers, foi registrado pela Republic Pictures como "Roy Rogers" e estrelou seu primeiro filme, o faroeste B Sob as Estrelas do Oeste (Under Western Stars). A fama de Rogers começou a crescer e chegou e superar Gene Autry na preferência dos inúmeros fãs dos filmes e discos do gênero. Rogers trabalhou como coadjuvante num filme de John Wayne, Comando Negro (Dark Command), de 1940. Em 1944, Dale Evans foi escalada para um de seus filmes, Pulseira Misteriosa (The Cowboy and the Señorita) e, com a morte de sua esposa, Arline Wilkins, ao dar à luz seu filho, Roy Rogers, Jr. (Dusty), eles se casaram em 31 de dezembro 1947 e foram morar em um rancho em Davis, Oklahoma. Foi o terceiro casamento de Dale e eles viveram juntos até o falecimento de Rogers.


Rogers e Dale se tornaram defensores da adoção de crianças, e eles mesmos fizeram isso com muitas. Além dos custos com sua ação filantrópica, Rogers, ao contrário de outros cowboys-cantores, nunca foi milionário pois sempre trabalhou sob contrato dos estúdios de cinema.


Rogers morreu de problemas cardíacos em 1998, aos 86 anos. Foi sepultado no Sunset Hills Memorial Park, Apple Valley, Califórnia no Estados Unidos.Todos os faroeste B de Roy Rogers até meados de 1944 foram dirigidos por Joseph Kane; do fim desse ano até meados de 1946, John English dirigiu três e Frank McDonald, nove; daí em diante, até o final, em 1951, o diretor foi William Witney.

  • Todos os faroeste B de Roy Rogers até meados de 1944 foram dirigidos por Joseph Kane; do fim desse ano até meados de 1946, John English dirigiu três e Frank McDonald, nove; daí em diante, até o final, em 1951, o diretor foi William Witney.


  • Até 1942, os filmes de Rogers tinham duração semelhante à de todos os faroestes B: entre cinquenta e sessenta minutos; a partir do ano seguinte, a duração foi aumentada para até setenta minutos, com alguns filmes ultrapassando essa marca, chegando a setenta e nove minutos em Meu Amigo Trigger (My Pal Trigger); curiosamente, a partir de fins de 1948, todos os filmes têm a duração de sessenta e sete ou sessenta e oito minutos
  • Todos os filmes estrelados por Rogers são em preto e branco, com exceção de alguns dirigidos por William Witney, que foram feitos em TruColor, um processo de fotografia em cores criado pela Republic Pictures e que é considerado, por muitos, como um dos piores da história do cinema.


  • A série passou por três fases distintas: do início até 1942, os filmes privilegiavam a ação, girando muitas vezes em torno de personagens ou fatos históricos e contavam com poucos números musicais; a partir de 1943, a parte musical foi decididamente aumentada, Rogers começou a usar roupas cada vez mais espalhafatosas, temas patrióticos passaram a ser abordados e as histórias se desenvolviam, muitas vezes, em cenários modernos, com aviões, carros, ônibus e espiões se misturando a cavalos, vacas, diligências e pistoleiros à moda antiga; com o fim da guerra, a direção dos filmes foi entregue a William Witney, que voltou a investir nas cenas de ação (em vários casos, violentas para a época), com poucos interlúdios musicais, como no início.
  • Roy Rogers teve os seguintes atores como sidekick (no Brasil, ajudante, boboca ou companheiro), normalmente encarregados dos momentos cômicos: Smiley Burnette (seis filmes, inclusive os dois primeiros), Raymond Hatton (três filmes mais um em que dividiu a função com Gabby Hayes), George "Gabby" Hayes (quarenta filmes), Andy Devine (nove filmes) e Pat Brady (cinco filmes).


  • Depois de famoso, Rogers exigiu que a Republic Pictures colocasse os Sons of the Pioneers em seus filmes. Eles apareceram primeiramente em Red River Valley, de 1941, e depois em todos seus filmes pelos sete anos seguintes.


  • Além de Pulseira Misteriosa (The Cowboy and the Señorita), de 1944, Dale Evans foi o par romântico de Roy Rogers em mais vinte e sete filmes; várias outras atrizes exerceram essa função, sendo as mais notáveis: Mary Hart (sete filmes e mais um após mudar o nome para Lynne Roberts); Jane Frazee (cinco filmes) e Penny Edwards (idem).


  • Doris Day, a atriz que faz a mocinha no filme Legenda do Vale da Morte (Saga of Death Valley), desistiu da carreira em 1943; não se trata, portanto, da mesma Doris Day que ficaria famosa fazendo comédias com Rock Hudson.Enquanto Rogers era "O Rei dos Cowboys", seu magnífico palomino Trigger era chamado de "O Cavalo Mais Inteligente do Cinema"; Trigger chegou a ter uma revista de histórias em quadrinhos com seu nome e morreu em 1965, coberto de fama; uma estátua sua foi colocada na entrada do Museu Roy Rogers-Dale Evans em Victorville, Califórnia.
    O violão do cantor country Willie Nelson se chama "Trigger", em homenagem ao cavalo de Rogers.
    • No filme Die Hard (no Brasil, Duro de Matar), quando perguntado se ele se achava John Wayne, Rambo ou o Delegado Dillon, John McClane (Bruce Willis) responde que na verdade ele estava mais para Roy Rogers, porque gostava das camisas do cantor.
    • Elton John gravou a canção Roy Rogers em 1973, em seu álbum "Goodbye Yellow Brick Road".Assim como vários astros do western dos anos 1940 e 1950, Roy Rogers também foi adaptado para os quadrinhos, estrelando uma tira de jornal e revistas da Western Publishing. Dentre os artistas, figuram Tom "Al" Mckimson (1907-1998) e seu irmão Charles, além de John Buscema, em início de carreira. Entre os autores, Gaylord DuBois. No Brasil e em Portugal os quadrinhos foram publicados e divulgados nos anos 1960-1970 pela EBAL, nas revistas com o nome do cowboy.