domingo, 8 de abril de 2018

1785


Título original:French Connection II 
Título no Brasil:Operação França 2
Gênero:Ação / Policial
Colorido
Legendado
Ano de produção:1975
Duração:119 minutos

Sinopse:Esta sequencia encontra o detective "Popeye" Doyle ainda no encalço de Charnier, o escorregadio traficante, mas desta vez em Marselha, França. Arrancado de sua nativa Nova York, Doyle luta para firmar-se em uma cidade estranha e para acabar com o círculo de drogas. Quando capangas de Charnier o forçam ao vício de heroína, o policial durão deve convocar toda a sua coragem para se livrar do hábito.

Filho de um jornalista que abandonou a família quando Gene tinha 13 anos, ele teve que conviver com o alcoolismo da mãe que morreu vítima de um incêndio que ela mesma provocou. Deixou a casa da mãe aos 16 anos para fazer parte do Corpo de Fuzileiros Navais e quando saiu de lá foi fazer jornalismo na Universidade de Illinois, mas abandonou a faculdade e foi fazer um curso técnico de rádio. Daí resolveu tentar a carreira de ator e se matriculou na Pasadena Playhouse na Califórnia.
Em 1964 estreou na Broadway na peça Any Wednesday e no mesmo ano fez o filme Lilith, ao lado de Warren Beatty. A primeira indicação ao Oscar veio em 1967 como ator coadjuvante em Bonnie e Clyde. Em 1970 foi indicado novamente ao prêmio por Meu Pai, Um Estranho.
O Oscar chegou em 1971 pelo papel de Jimmy 'Popeye', policial nova-iorquino que desbarata uma quadrilha de traficantes no premiado Operação França. Para ele, no entanto, A Conversação, filme de Francis Ford Coppola foi o seu melhor trabalho.
Na década de 1990 Hackman teve alguns problemas no coração, mas nem com a saúde debilitada ele parou de trabalhar. E foi com o faroeste Os Imperdoáveis, dirigido por Clint Eastwood que ele ganhou mais um Oscar e um Globo de Ouro.
Ele se casou duas vezes. Com sua primeira esposa, uma caixa de banco, ele teve três filhos. Desde 1991 é casado com a pianista clássica Betsy Arakawa.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário