domingo, 8 de abril de 2018

1781


Título original:Night Passage
Título no Brasil:A Passagem da Noite
Gênero:Faroeste
Colorido
Legendado
Ano de produção:1957
Duração:90 minutos

Sinopse:O dinheiro destinado a pagar os empregados da ferrovia tem sido sistematicamente roubado por Whitey Harbin (Dan Duryea) e sua gangue. Grant McLaine (James Stewart), depois de ser despedido sem honra pela companhia férrea, é chamado de volta para impedir que o mesmo aconteça com o próximo pagamento. Quando os bandidos atacam o trem, Grant esconde o dinheiro em uma caixa. Furioso, Whitey toma a jovem Verna (Elaine Stewart) como refém e exige um resgate no valor de dez mil dólares. Grant consegue descobrir o esconderijo dos bandidos, mas agora tem que enfrentar Utica Kid (Audie Murphy), seu irmão mais novo, que faz parte da quadrilha.

 James Stewart
James Maitland Stewart (Indiana, 20 de maio de 1908Los Angeles, 2 de julho de 1997) ou apenas James Stewart foi um aclamado ator americano de cinema, teatro e televisão.
Atuou em inúmeros filmes considerados clássicos, e foi indicado a cinco prêmios de Oscar de Melhor Ator, ganhando em 1941 por seu papel em Núpcias de Escândalo. Além disso, recebeu um Oscar Honorário, em 1985, pela sua carreira. Por seu trabalho na televisão, ganhou um Globo Ouro de Melhor Ator em 1974, por Hawkins.
Stewart nasceu em 20 de maio de 1908, em Indiana, Pensilvânia, filho de Elizabeth Ruth Jackson (1875-1953) e Alexander Maitland Stewart (1871-1961), donos de de uma loja de ferragens. Ele tinha ascendência irlandesa e escocesa e foi criado como um presbiteriano. Ele era descendente de veteranos da Revolução Americana, Guerra da Secessão e da Guerra de 1812.
O mais velho de três filhos, esperava-se que continuasse os negócios da família, como fora por três gerações. Sua mãe era uma excelente pianista, mas seu pai recusou o pedido do filho para que a mãe lhe desse aulas daquele instrumento. Quando seu pai aceitou o presente de um convidado, um acordeão, Jimmy rapidamente aprendeu a tocar o instrumento, que se tornou uma marca registrada do ator fora dos palcos durante sua carreira.
Uma criança tímida, Stewart passava a maior parte de seu tempo pós escola no porão trabalhando em modelos de aeronaves, tendo sonho de seguir na carreira na aviação. Sua idolatria foi reforçada pelo lendário voo de Charles Lindbergh, em 1927. Trinta anos depois, em 1957, Jimmy fez o papel de Lindberh, no filme de Billy Wilder, Águia Solitária.
Stewart participou escola preparatória Mercersburg Academy, graduando-se em 1928. Naquele local, fez parte dos times de corrida e futebol americano. Além disso, foi editor de arte do anuário escolar e fez parte do coral Glee Club. Durante sua primeira férias de Verão, Jimmy voltou à sua cidade natal para trabalhar como carregador de tijolos para uma empresa de construção local. Aceitou trabalho em rodovias, onde ele pintava linhas de estradas. Ao longo de dois verões seguintes, ele conseguiu um emprego como assistente de um mágico profissional. Fez sua primeira aparição como ator no palco Mercersburg, na peça Os Lobos.
No entanto, Jimmy abandonou o plano de ser piloto após pedido de seu pai. Stewart matriculou-se na Universidade de Princeton em 1928. Ele se destacou no estudo de arquitetura, sendo premiado com uma bolsa de estudos de pós-graduação. Na universidade, interessou-se bastante pelas artes, como música e teatro. Foi convidado para a University Players, uma companhia intercolegial de verão, localizada em Cabo Cod. Stewart fez pequenos papéis na companhia, após se formar em 1932. Em University Players, conheceu Margaret Sullavan e Henry Fonda, que casaram-se em 1931.
Conseguiu uma bem sucedida carreira nos palcos da Broadway, antes de começar a atuar nos palcos em 1935. James, ou "Jimmy" como era carinhosamente chamado pelo público, começou a chamar a atenção do público após atuar em Mr. Smith Goes to Washington (1939) de Frank Capra. Neste filme, James começou a interpretar o papel do qual mais seria reconhecido em sua carreira, o do idealista convicto.
Em 1941, Steward foi o primeiro artista a se alistar na Força Aérea Americana acabou lutando como General-Brigadeiro (Brigadier General) quando a II Guerra Mundial começou. Após a guerra, Stewart se casou com a ex-modelo Gloria Hatrick McLean em 9 de agosto de 1949. Eles permaneceriam casados até à morte dela em 16 de fevereiro de 1994. Stewart adotou os dois filhos de sua mulher, Michael e Ronald, e juntos tiveram as gêmeas Judy e Kelly em 7 de maio de 1951. Seu filho, Ronald Stewart foi morto em 8 de junho de 1969 em combate na Guerra do Vietnã. Em 1985 Steward recebeu um Oscar honorário por suas grandes atuações. Stewart morreu com 89 anos em sua casa em Beverly Hills, Califórnia, de embolia pulmonar. Encontra-se sepultado no Forest Lawn Memorial Park (Glendale), Glendale, Los Angeles, nos Estados Unidos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário