segunda-feira, 23 de abril de 2018

1899


Título original:Down to the Sea in Ships
Título no Brasil:Capitães do Mar
Gênero:Aventura
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1949
Duração:120 minutos

Sinopse:O velho capitão de um navio baleeiro leva seu neto numa expedição de caça a baleias para ensinar a ele os valores da vida, como honestidade, coragem, sabedoria, justiça e trabalho árduo, enquanto o imediato o ajuda em seus trabalhos escolares.

Richard Widmark
Richard Widmark ( Richard Weedt Widmark : Sunrise , Minnesota , 26 de dezembro de 1914 - Roxbury , Connecticut , 24 de março de 2008  foi um ator de cinema americano . Iniciado no teatro e no rádio , ele foi ao cinema em 1947 , destacando-se pela extraordinária versatilidade, desempenhando papéis em filmes de preto , ocidental e de aventura. Richard Widmark cresceu na cidade de Princeton , Illinois . Por causa da profissão de seu pai, representante comercial, o jovem Richard residiu em diferentes populações durante sua infância e adolescência. Finalmente, ele foi para a Lake Forest University , onde estudaria interpretação. Ele estreou no rádio, em 1938, nas histórias de vida real da tia Jenny . Ele começou a trabalhar na Broadway, em 1943, com o trabalho Kiss and Tell . Ele foi declarado incapacitado durante a Segunda Guerra Mundial , devido a um tímpano perfurado.
Sua performance magnífica nesta peça foi muito apreciada pelo diretor Henry Hathaway , que o fez fazer sua estréia no cinema com The Kiss of Death , em 1947 . Widmark jogou o gangster assassino Tommy Udo. A cena que vai cair na história deste filme é aquela em que Udo empurra uma mulher idosa em uma cadeira de rodas (papel desempenhado por Mildred Dunnock ) no andar de baixo. O beijo da morte foi um sucesso retumbante e o Widmark tornou-se uma estrela durante a noite. Desta forma, o ator teria um contrato de sete anos com 20th Century Fox . Ele também ganhou o prêmio do melhor ator de revelação dos Globos de Ouro , e foi nomeado para os Oscars como o melhor ator de apoio.
Richard Widmark era um ator de culto que interpretou sólidamente personagens difíceis, estruturados e monolíticos, e também exagerados, mas, em algum momento, vislumbra um fraco cenário de humanidade.
Durante a década dos 40 e 50, a Widmark participou de muitas produções. Entre seus melhores títulos, enfatizam a Noite na cidade (1950), de Jules Dassin ; Um raio de luz (1950), de Joseph L. Mankiewicz ; Pânico nas ruas (1951), por Elia Kazan ; Broken Lance (1954), de Edward Dmytryk ; A teia da aranha (1955), de Vincente Minnelli ; A lei do talião (1956), de Delmer Daves e Challenge na cidade morta (1958), de John Sturges .
Na década dos 60 realizaria alguns de seus títulos mais conhecidos, como o Alamo (1960), de John Wayne ; Vencedores ou perdedores (1961), de Stanley Kramer ; Dois viajam juntos (1961), por John Ford ou a Brigada Homicida (1968), dirigida por Don Siegel . Precisamente o personagem deste último filme, o detetive Madigan, também triunfa na televisão durante os anos 70. Um dos filmes mais notáveis ​​é o Incident Bedford (1965), onde estrelou com Sidney Poitier um filme de guerra de intensa tensão emocional.
Widmark foi casada com Jean Hazlewood , escritor, desde 1942 até sua morte, em 2 de março de 1997 . Em setembro de 1999 , Widmark se casaria com Susan Blanchard . Widmark viveu desde então retirado das telas, em Roxbury , Connecticut .



Nenhum comentário:

Postar um comentário