domingo, 25 de junho de 2017

2689


Título original:Runaway Train 
Título no Brasil:Expresso Para o Inferno
Gênero:Ação / Drama
Colorido
Legendado 
Ano de produção:1985
Duração:111 minutos


 Sinopse:Manny (Jon Voight) é um criminoso que cumpre pena em uma prisão de segurança máxima no Alasca. Após sair da solitária onde passou os últimos três anos, Manny é aclamado como herói por seus companheiros de prisão. Um de seus maiores discípulos é Buck (Eric Roberts), um estuprador cujo trabalho empurrando carrinhos na lavanderia, é parte importante no plano de fuga de Manny. Assim, os dois abrem caminho para a liberdade através dos esgotos da prisão, direto para a crueldade gelada do Alasca, até uma remota estação de trens. Lá, pegam "carona" em um trem cargueiro sem saber que seu condutor morreu, vítima de um fulminate ataque do coração e, a única pessoa a bordo é Sara, que trabalha na manutenção do gigantesco trem. Totalmente descontrolado e correndo montanha abaixo, o trem se aproxima de uma gigantesca colisão, enquanto o trio tenta soltar os cabos que unem a locomotiva e fugir dos guardas da prisão que estão em sua perseguição. Muita ação e aventura em meio à neve e frio do Alasca. 

Jon Voight, nome artístico de Jonathan Vincent Voight (Yonkers, 29 de dezembro de 1938), é um premiado ator e produtor de cinema americano, vencedor do Oscar de melhor ator de 1979. De acordo com a revista americana Forbes, Voight possui um património avaliado em mais 45 milhões de dólares. É pai do cineasta James Haven Voight e da também atriz Angelina Jolie
Jonathan Vicent Voight nasceu em Yonkers, no estado de Nova Iorque, filho de Barbara Kamp e de um golfista descendente de alemães chamado Elmer Voight. Voight estudou em um colégio católico na cidade de White Plains, Nova Iorque, e naquele colégio pôde ter seu primeiro contato com a encenação, demonstrando desde cedo seu talento em interpretar personagens excêntricos. Após concluir seus estudos em Nova Iorque, Voight seguiu para a Universidade Católica da América em Washington, D.C., onde mais tarde iria adquirir o seu B.A.
Depois de se consagrar na universidade como um excelente ator, Voight retornou para Nova Iorque para dar início a sua tão sonhada carreira artística. No início da década de 1960, Voight conheceu e casou-se com a atriz Lauri Peters, coadjuvante em muitos filmes novaiorquinos da época. Mas, apesar de seu talento artístico, como foi notado desde a adolescência, Jon Voight não inicou sua carreira estrelando ao lado de atores. ator novaiorquino começou sua carreira na televisão. Voight apareceu nas aclamadas séries Gunsmoke, Cidade Nua, The Defenders e Twelve O'Clock High, todas durante a década de 1960.
Em 1967, Voight também fez uma pequena participação no filme Hour of the Gun, dirigido por John Sturges e no mesmo ano Voight e sua então esposa, Lauri Peters, se divorciaram, após um matrimônio de cinco anos. Em 1968 Voight assumiu um papel no filme do diretor Paul Williams, Out of it.
Em 1969, Voight atuou ao lado de Dustin Hoffman no longa Midnight Cowboy, que rendeu-lhe um Globo de Ouro de Melhor Ator, dando início a sua carreira em Hollywood. Sob a direção de John Schlesinger, Hoffman e Voight foram indicados ao Oscar de Melhor Ator, mas perderam para John Wayne por True Grit.
Após a indicação ao Oscar e a premiação com um Globo de Ouro, passou a atuar em cerca de um filme a cada dois anos. Em 1970, protagonizou o filme Catch-22 e apenas dois anos depois atuou em Deliverance, filme que teve 2 milhões de dólares de orçamento.
Em 12 de dezembro de 1971, Voight casou-se com a atriz e modelo Marcheline Bertrand e os dois tiveram duas crianças, que também seguiram carreira cinematográfica: James Haven Voight, nascido em Nova Iorque, e Angelina Jolie. Em 1973, Voight interpretou um pugilista em The All American Boy e nos dois anos seguintes o ator estrelou: Conrack; dirigido por Martin Ritt, The Odessa File; baseado em um livro de terror e End of the Game de 1976.
Jon Voight ficou algum tempo sem estrelar em Hollywood, mas voltou em 1978 ao lado de Jane Fonda em Coming Home, que lhe rendeu um Oscar de melhor ator e o prêmio também no Festival de Cannes. Separou-se em 1976 e se divorciou em 1978. Tem uma relação difícil com os filhos, em especial com Angelina.
Teve uma participação relâmpago como ele mesmo num episódio da série Seinfeld, numa cena em que morde o braço do personagem Kramer, que o segurou quando ele ia pegar um táxi.
Voight escreveu e atou no filme Lookin' to Get Out de 1982, que estrelava a sua própria filha Angelina e o ano seguinte produziu Table for Five.
Em 1985, juntou-se com o escritor russo Andrei Konchalovsky para produzir Runaway Train, que contou com a atuação de Eric Roberts. Voight foi indicado ao Oscar de melhor ator e ganhou um Golden Globe na mesma categoria. Roberts foi indicado ao Oscar de melhor ator secundário. No ano seguinte o ator estrelou Desert Bloom, concorrendo a Palma de Ouro em Cannes.


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário