quinta-feira, 10 de agosto de 2017

1516


Título original:Wuthering Heights 
Título no Brasil:O Morro dos Ventos Uivantes
Gênero:Drama / Romance
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1939
Duração:103 minutos 

Sinopse:Um viajante perdido em meio a uma tempestade nas montanhas, consegue chegar a uma casa onde vive uma estranha família. À noite, ele parece ver um fantasma de uma mulher. Então a criada Ellen (Flora Robson) resolve lhe contar a história da família. Começa com a chegada do órfão cigano Heathcliff (Laurence Olivier), trazido pelo dono da casa, o Sr. Earnshaw (Cecil Kellaway). Imediatamente hostilizado pelo filho Hindley, ele a tudo suporta por sua paixão por Catherine (Merle Oberon), a filha. Quando o pai deles morre, Heathcliff perde toda a proteção e passa a ser o cavalariço da família. Cathy, apesar de apaixonada por Heathcliff, anseia por uma vida melhor e acaba se envolvendo com seu rico vizinho, o elegante Edgar (David Niven). Esse romance destrói a relação dela com Heathcliff, que foge da casa mas retorna dez anos depois como um rico proprietário, disposto a se vingar de todos que o humilharam.

Laurence Kerr Olivier, Barão Olivier de Brighton, OM (Dorking, 22 de maio de 1907Steyning, 11 de julho de 1989) foi um actor, produtor e director cinematográficos britânico nascido na Inglaterra, vencedor de prêmios como Oscar, Globo de Ouro, BAFTA e quatro vezes vencedor do Emmy. É considerado por muitos como o maior ator anglófono de todos os tempos.
Agraciado com o título de sir em 1947, Laurence Olivier foi um dos mais carismáticos atores do século XX. Sua presença em palco fascinava o público e sua credibilidade como intérprete, no drama como na comédia, proporcionou-lhe os maiores êxitos.
Filho de um pastor da igreja anglicana, ele pisou no palco pela primeira vez numa montagem amadora de "Júlio César", aos 10 anos de idade, e foram justamente as peças de Shakespeare que lhe proporcionaram as maiores glórias da carreira, tanto no cinema como no teatro. Representou, produziu e dirigiu as obras "Henrique V" em 1944, "Hamlet" em 1948, "Ricardo III" em 1955.
Ele participou de 121 peças de teatro, se apresentando nos palcos da Inglaterra, de vários países da Europa e nos Estados Unidos. Sua trajetória no cinema foi extensa mas irregular, tendo feito 65 filmes, alguns deles também como diretor.
No teatro ele conheceu a atriz com quem formaria um dos mais respeitados pares: Vivien Leigh com quem ficaria casado de 1940 até a década de 1960. Eles se conheceram em 1937 em uma montagem de "Hamlet".
Sua primeira premiação com o Oscar foi em 1946, por sua atuação e direção em "Henrique V". Dois anos depois sua produção "Hamlet" levou quatro Oscars: filme, ator principal (para Olivier), direção de arte e figurino. Em 1978 recebeu um Oscar especial pelo conjunto de sua obra e por sua contribuição à arte cinematográfica.
Em 1970, a rainha Elizabeth II lhe outorgou o título de Lorde, com direito a frequentar o Parlamento britânico. Ele morreu, aos 82 anos, de câncer no estômago, dormindo em sua casa ao lado de sua terceira mulher, a atriz Joan Plowright com quem teve três filhos. Ele está enterrado na Abadia de Westminster Laurence também escreveu dois livros: Confissões de um Ator e Ser Ator, em que descreve sua biografia como ator, desde a infância até o extremo sucesso que alcançou.
Em 1969 foi convidado para narrar o documentário sobre a Segunda Guerra Mundial: The World at War. Produzido de 1969 a 1973, as entrevistas inéditas com testemunhas oculares e personagens históricos, as raras imagens colhidas de diversos países envolvidos no conflito e a narração ímpar de Olivier, fizeram deste documentário o mais expansível e significativo de todos os tempos.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário