Título original:Around the World in 80 Days
Título no Brasil:A Volta ao Mundo em 80 Dias
Gênero:Aventura
Colorido
Legendado
Ano de produção:1956
Duração:175 minutos
Elenco completo:David Niven
/ Cantinflas
/ Shirley MacLaine
/ Robert Newton
// Charles Boyer
/ Joe E. Brown
/ Martine Carol
/ John Carradine
/ Charles Coburn
/ Ronald Colman
/ Melville Cooper / Noël Coward
/ Finlay Currie
/ Reginald Denny
/ Andy Devine
/ Marlene Dietrich
/ Luis Miguel / Dominguín / Fernandel
/ John Gielgud
/ Hermione Gingold
/ José Greco
/ Cedric Hardwicke
/ Trevor Howard
/ Glynis Johns
/ Buster Keaton
/ Evelyn Keyes
/ Beatrice Lillie
/ Peter Lorre
/ Edmund Lowe
/ Victor McLaglen
/ Tim McCoy
/ Mike Mazurki
/ John Mills
/ Robert Morley
/ Alan Mowbray
/ Edward R. Murrow
/ Jack Oakie
/ George Raft
/ Gilbert Roland
/ Cesar Romero
/ Frank Sinatra
/ Red Skelton
/ A.E. Matthews
/ Ronald Squire
/ Basil Sydney
/ Harcourt Williams
/ Ronald Adam
/ Walter Fitzgerald
/ Frank Royde
/ Robert Cabal
Sinopse:Phileas Fogg é um nome inglês
que faz uma aposta milionária com seus amigos do clube onde passava
todas as noites, seguindo os seus rígidos horários, afirmando que
consegue dar a volta ao mundo em exatamente oitenta dias. Para cumprir a
aposta, ele enfrenta aventuras e perigos em todos os continentes por
onde passa, sempre acompanhado de seu fiel criado francês Passepartout, até finalmente conseguir cumprir o seu objetivo e ganhar a aposta milionária.
Biografia de David Niven
James David Graham Niven, mais conhecido apenas como David Niven (Londres, 1 de março de 1910 — Château-d'Oex, 29 de julho de 1983), foi um ator britânico nascido na Inglaterra, famoso pelos filmes que realizou nos Estados Unidos e na Europa.
Seguiu carreira militar conforme tradição deixada por seu pai, soldado que faleceu na Batalha de Galípoli em 1915. Nos anos 1930 se mudou para Hollywood, onde trabalhou bastante tempo como figurante. Contratado por Samuel Goldwin, começou a ficar conhecido pelas suas participaçòes nos filmes do astro Errol Flynn mas só conseguiu um papel principal em 1939, atuando ao lado de Ginger Rogers, no filme Bachelor Mother. Quando a Inglaterra entrou na segunda guerra mundial,
retomou sua carreira militar, sendo depois condecorado. Ao término do
conflito, voltou ao cinema, alcançado o estrelato com o filme A volta ao mundo em oitenta dias, interpretando Phileas Fogg, personagem de Julio Verne. Depois ganharia um Oscar em 1958, pelo filme Separate Tables, onde ele atua por apenas 15 minutos, sendo o ator com menor tempo de atuação a ganhar o Oscar de Melhor Ator.
Nos anos 1960 participou do clássico Os Canhões de Navarone (The Guns of Navarone, 1961). Foi cogitado para interpretar James Bond, papel que acabou ficando para Sean Connery. Depois interpretou o agente secreto no filme Cassino Royale de 1967, com produtores diferentes dos da série de Connery. Estrelou também o primeiro filme da A Pantera Cor-de-Rosa, de 1963.
Em 1971 lançou sua autobiografia The Moon's a Balloon (A Lua é um Balão), que teria uma sequência em 1975. No livro, Niven conta uma viagem que fez ao Brasil, onde conheceu a então recém-fundada Brasília, levado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, sobre o qual comentou que o mesmo tinha medo de avião. Nos anos 1970 ficaria famoso no país ao estrelar um comercial de TV sobre uma marca de whisky, dizendo que também gostava de tomar a bebida do jeito brasileiro, ou seja "on the rocks" (com gêlo).
Ele se casou duas vezes e deixou quatro filhos. Seu primeiro casamento foi com Priula Rollo, filha do Lord e de Lady Rollo, depois de um encontro casual durante a segunda guerra mundial. O casamento acabou com a morte da esposa, que sofreu uma queda durante uma festa na casa de Tyrone Power. Viúvo, casou-se anos depois com a modelo sueca Hjordis Tersdemen.
Faleceu em seu castelo suíço, vítima de Esclerose Lateral Amiotrófica, deixando incompletas suas memórias. Encontra-se sepultado no Chateau D'Oex Cemetery, Chateau D'Oex, Vaud na Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário