quarta-feira, 2 de agosto de 2017

624


Título original:For Whom the Bell Tolls 
Título no Brasil:Por Quem os Sinos Dobram
Gênero:Aventura / Guerra
Colorido
Legendado
Ano de produção:1943
Duração:170 minutos

Sinopse:Espanha, 1937. Durante a Guerra Civil Robert Jordan (Gary Cooper), um idealista americano, se alia aos guerrilheiros e tem a missão de explodir uma ponte estratégica em um desfiladeiro bem defendido pelos franquistas. Chega ao local com Anselmo (Vladimir sokoloff), um guia, que lhe apresenta Pablo (Akim Tamiroff), o chefe dos guerrilheiros da região, Pilar (Katina Paxinou), a mulher de Pablo, e outros guerrilheiros. Neste contexto Jordan se apaixona por Maria (Ingrid Bergman), uma bela jovem cujos pais foram mortos pelos franquistas. A missão de Jordan é contestada por Pablo, pois explodirem a ponte atrairia para ali o exército e a aviação franquista. Pilar, uma mulher determinada, não concorda com as posições de Pablo, que age de um jeito no mínimo suspeito.

Biografia de Gary Cooper
Gary Cooper (Helena, 7 de maio de 1901Los Angeles, 13 de maio de 1961) foi um ator anglo-estado-unidense duas vezes vencedor do prêmio Oscar de melhor ator. Sua carreira durou desde a década de 1920 até o ano de sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido por seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.
Cooper desde criança ajudava seu pai a cuidar do rancho da família. Na infância também passou uma temporada na Inglaterra junto com a sua mãe e seu irmão. De volta aos E.U.A. continuou a ajudar o pai no rancho. Até que entrou para a faculdade, onde teve o primeiro contato com a arte da atuação. Em 1925 começou a participar como extra em produções hollywoodianas, até que em 1926 conseguiu seu primeiro papel de (coadjuvante/secundário), começando assim sua brilhante carreira no mundo do cinema.
Cooper foi casado apenas uma vez de 1933 até a sua morte em 1961, com Sandra Shaw com quem teve uma filha. Apesar de ter sido casado durante todo esse tempo, o ator ficou famoso pela sua extensa lista de amantes ao longo do casamento.
Em 1960 fez duas cirurgias para retirada de câncer de prostáta e em seguida no cólon. Os médicos acreditavam que ele estava curado, até que em 1961, quando estava filmando na Inglaterra, o ator começou a sentir fortes dores no pescoço e no ombro e após uma consulta descobriu que o câncer havia se espalhado para o pulmão e os ossos. O ator acabou optando por não fazer tratamentos pesados e acabou falecendo no mesmo ano, aos 60 anos de idade. Encontra-se sepultado em Sacred Hearts of Jesus & Mary R.C. Cemetery, Condado de Suffolk, Nova Iorque nos Estados Unidos.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário