quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

1082


Título original:The Plainsman 
Título no Brasil:Jornadas Heroicas 
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1936
Duração:113 minutos 

Sinopse:Gary Cooper e Jean Arthur estrelam em um superclássico de Cecil B. Demille. Esse elegante e bem estruturado Western, cheio de habilidades, entrelaça clássicos nomes das lendas do velho oeste, como Wild Bill Hickok (Gary Cooper), Jane Camalidade (Jean Arthur), Buffalo Bill Cody, George Armstrong Custer e Abrahan Lincoln, num impressionante conto, riquíssimo em detalhes, repleto de diferentes histórias de vidas, tão vasto quanto o próprio velho oeste. Com figurinos extremamente leais à época, Cecil B. Demille consegue num misto de complexidade e simplicidade, transformar esse verdadeiro épico do Western, num filme absolutamente cheio de ação, com um poderoso drama e um cenário muito mais do que simplesmente espetacular. 

Gary Cooper
Gary Cooper (Helena, 7 de maio de 1901Los Angeles, 13 de maio de 1961) foi um ator anglo-estado-unidense duas vezes vencedor do prêmio Oscar de melhor ator. Sua carreira durou desde a década de 1920 até o ano de sua morte, tendo atuado em mais de cem filmes. Ele era reconhecido por seu forte estilo de atuação, e pelos vários papéis que teve em filmes do gênero Western.
Cooper desde criança ajudava seu pai a cuidar do rancho da família. Na infância também passou uma temporada na Inglaterra junto com a sua mãe e seu irmão. De volta aos E.U.A. continuou a ajudar o pai no rancho. Até que entrou para a faculdade, onde teve o primeiro contato com a arte da atuação. Em 1925 começou a participar como extra em produções hollywoodianas, até que em 1926 conseguiu seu primeiro papel de (coadjuvante/secundário), começando assim sua brilhante carreira no mundo do cinema.
Cooper foi casado apenas uma vez de 1933 até a sua morte em 1961, com Sandra Shaw com quem teve uma filha. Apesar de ter sido casado durante todo esse tempo, o ator ficou famoso pela sua extensa lista de amantes ao longo do casamento.
Em 1960 fez duas cirurgias para retirada de câncer de prostáta e em seguida no cólon. Os médicos acreditavam que ele estava curado, até que em 1961, quando estava filmando na Inglaterra, o ator começou a sentir fortes dores no pescoço e no ombro e após uma consulta descobriu que o câncer havia se espalhado para o pulmão e os ossos. O ator acabou optando por não fazer tratamentos pesados e acabou falecendo no mesmo ano, aos 60 anos de idade. Encontra-se sepultado em Sacred Hearts of Jesus & Mary R.C. Cemetery, Condado de Suffolk, Nova Iorque nos Estados Unidos.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário