sexta-feira, 26 de maio de 2017

2558


Título original:The Bridge on the River Kwai 
Título no Brasil:A Ponte do Rio Kwai
Gênero:Guerra
Colorido
Dublado / Legendado
Ano de produção:1957
Duração:161 minutos

Sinopse:Durante a Segunda Guerra Mundial, prisioneiros britânicos recebem o encargo dos japoneses de construir em plena selva uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia. O coronel Nicholson, que está à frente dos prisioneiros, é o oficial britânico que procura uma forma de elevar o moral de seus homens. Vê a ponte como uma forma de conseguí-lo, tendo-os ocupados na construção e fazendo-os sentirem-se orgulhosos da obra. Por sua vez, o major americano Shears, prisioneiro no mesmo campo, só pensa em fugir. Ao final, ele o consegue e, contra a sua vontade, volta algumas semanas depois, guiando um comando inglês, cuja missão é destruir a ponte no instante em que passasse o primeiro trem, para anular a rota de transporte de armas dos japoneses, que pretendiam utilizá-la para invadir a Índia

 William Holden
William Holden, nome artístico de William Franklin Beedle Jr., (O'Fallon, Illinois, E.U.A., 17 de abril de 1918Santa Monica, Califórnia, E.U.A., 16 de novembro de 1981) foi um ator norte-americano.
Filho de pai químico industrial e mãe professora, aos três anos de idade William Holden foi morar em Pasadena, na Califórnia. Ainda estudante, começou a trabalhar como ator no Pasadena Junior College, na Califórnia, até que em 1937 um caçador de talentos da Paramount o descobriu, assinando assim seu primeiro contrato.
Em 1938, apareceu como extra no filme Prison Farm (“Penas de Amor”), e em 1939 fez apenas uma fala no filme Million Dollar Legs (“Ela Prefere os Atletas”). O primeiro filme como astro foi Golden Boy (1939, “Conflito de Duas Almas”).
Prestou serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial, voltando da guerra como tenente. Sua grande oportunidade nas telas, porém, surgiu com Stalag 17 (“Inferno 17”), papel que lhe valeu um Oscar e a partir do qual se tornou ator de grande bilheteria. Nos anos sessenta morou em Genebra, na Suíça, e passava parte de seu tempo na África, onde possuía o Mount Kenya Safari Club.
Foi casado com a atriz Brenda Marshall por trinta anos e teve com ela dois filhos: Peter e Scott. Nos últimos anos de sua vida viajou em missões ecológicas e culturais para a África, sempre acompanhado da atriz Stefanie Powers, estrela da série de televisão "Casal 20". Tinha mania por higiene, chegando a tomar quatro banhos por dia.
Faleceu devido a um machucado na testa, causado por uma queda em consequência de ter bebido demais. Ficou consciente por mais ou menos meia hora após se machucar e não percebeu que deveria procurar socorro; caso o tivesse feito, provavelmente não teria falecido. Foi encontrado morto em seu apartamento em 15 de novembro de 1981. Seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas no Oceano Pacífico.
Possui uma estrela na "Calçada da Fama".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário