domingo, 23 de julho de 2017

1436


Título original:Zulu
Título no Brasil:Zulu
Gênero:Guerra / Drama
Colorido
Legendado
Ano de produção:1964
Duração:131 minutos

Sinopse:Em 1879, uma centena de soldados britânicos tenta defender uma missão de seu país na África contra o ataque de milhares de guerreiros Zulu, no episódio histórico que ficou conhecido como a defesa de Rorke's Drift.


William Stanley Baker nasceu em Ferndale, Glamorgan , País de Gales, o mais novo de três filhos. Seu pai era um mineiro de carvão que perdeu uma perna em um acidente de poço, mas continuou trabalhando como operador de elevador na mina até sua morte. Baker cresceu um auto-proclamado "garoto selvagem" interessado apenas em "futebol e boxe" . Ele pensou que ele provavelmente seria um mineiro ou talvez um boxeador. 
Sua habilidade artística foi vista em uma idade precoce por uma professora local, Glynne Morse, que incentivou Baker a agir. Quando tinha 14 anos, ele estava se apresentando em uma peça escolar quando visto por um diretor de elenco dos Ealing Studios , que o recomendou para um papel em Undercover (1943), um filme de guerra sobre os guerrilheiros jugoslavos na Sérvia . Ele foi pago £ 20 por semana, pegou o inseto agindo e prosseguiu uma carreira de ator profissional.  Seis meses depois, Baker apareceu com Emlyn Williams em uma peça no West End chamada The Druid's Rest , aparecendo ao lado de um jovem Richard Burton .
Baker trabalhou por um tempo como aprendiz de eletricista e, por meio da influência de Morse, ele conseguiu garantir uma posição no Birmingham Repertory Theatre em 1944. Ele esteve lá por três anos, quando ele teve que fazer seu serviço nacional . 
Baker serviu no Royal Army Service Corps de 1946 a 1948, alcançando o grau de sargento.  Após a sua desmobilização, Baker voltou a Londres determinado a retomar sua carreira de ator. Ele foi recomendado por Richard Burton por desempenhar um pequeno papel na peça West End de Terence Rattigan , Adventure Story (1949).
Ele começou a aparecer em filmes e na televisão, além de atuar no palco para a Middlesex Repertory Company. Ele teve pequenos papéis em All Over the Town (1949), Obsession (1949), Your Witness (1950), Lilli Marlene (1950), Algo na Cidade (1950), The Rossiter Case (1951), Cloudburst (1951), Home to Danger (1951) e Whispering Smith Hits London (1952).
Seus papéis de televisão incluíram The Tragedy of Pompey the Great (1950) e Rush Job (1951).
Baker atraiu a atenção quando lançado como o companheiro do embutimento no capitão financiado por Hollywood Horatio Hornblower (1951). Foi o nono filme mais popular na bilheteria britânica naquele ano. 
Em 1951, Baker visitou a Inglaterra em uma peça de teatro de Christopher Fry , A Sleep of Prisoners, que fazia parte do Festival da Grã-Bretanha . Era cerca de quatro POW passando uma noite em uma igreja bombardeada e foi encenado em igrejas reais; o resto do elenco inclui Denholm Elliott , Hugh Pryse e Leonard White . O projeto foi transferido inteiramente para Nova York para uma corrida limitada, e também fez turnês em todo os EUA. 
Enquanto em Nova York, Baker leu o romance The Cruel Sea de Nicholas Monsarrat. Atraído pela ideia de interpretar o Bennett desagradável e um pouco covarde, ele pressionou com sucesso o papel na versão cinematográfica de 1953 .  Foi o filme mais bem sucedido na bilheteria britânica em 1953 e Baker já estava estabelecido em filmes.
Na TV, Baker estava em "A Cradle in Willow" e jogou Petruchio em uma versão de Taming of the Shrew (1952). 
Baker teve um pequeno papel como soldado em uma co-produção britânico-americana para Warwick Films , The Red Beret (1953), com Alan Ladd , outro grande sucesso na Grã-Bretanha. Warwick gostou tanto do seu trabalho que o retavam com Ladd in Hell Below Zero (1954), com o Baker faturado em quarto lugar como o principal vilão.
Baker teve outra pausa quando George Sanders adoeceu e não conseguiu interpretar Sir Mordred nos cavaleiros épicos da mesa redonda (1953), feitos pela MGM na Grã-Bretanha. Baker entrou e obteve excelentes revisões; O filme foi muito popular. 
Ele teve seu maior papel em um filme puramente britânico até hoje com The Good Die Young (1954), dirigido por Lewis Gilbert , jogando um boxeador que cometeu um assalto. Baker foi lançado em Twist of Fate (1954) em frente a Ginger Rogers , substituindo Walter Rilla , que deixou a produção dez dias em filmagens.  Hollywood veio chamando novamente e ofereceu-lhe o papel de apoio escolhido de Aquiles em Helen of Troy (1955), filmado na Itália por Robert Wise .
A maioria dos papéis do filme de Baker até esta fase tinha sido vilões. Sua carreira recebeu outro impulso quando Laurence Olivier o selecionou para interpretar Henry Tudor em Richard III (1955).
Na TV, ele estava em The Creature (1955) por Nigel Kneale , depois filmado (sem Baker) como The Abominable Snowman (1957).
Ele estava em outro épico, jogando Attalus em Alexandre o Grande (1956), filmado na Espanha por Robert Rossen .  Ele também retratou Rochester em uma adaptação de TV britânica de Jane Eyre (1956).
O primeiro papel principal de Baker em um longa-metragem veio com Child in the House (1956), escrito e dirigido por Cy Endfield .
Ele teve um papel de apoio como um cabo psicótico em A Hill, na Coréia (1956), um filme da Guerra da Coréia que também apresentou as primeiras apresentações de Michael Caine , Stephen Boyd e Robert Shaw .
Ele era o vilão em um drama de carro de corrida, Checkpoint (1956), em frente a Anthony Steel . Foi feito pela equipe de Betty E. Box e Ralph Thomas para a Organização de Rank.
Baker finalmente se separou de peças de apoio quando lançado como líder em Hell Drivers (1957), um caminhão dirigindo o drama dirigido por Endfield. Antes de ser liberado, ele interpretou outro papel de vilão para Box e Thomas, Campbell's Kingdom (1957), em frente a Dirk Bogarde , filmado na Itália (substituindo o Canadá). Ele deveria fazer Tread Softly Stranger com Diana Dors, mas George Baker foi escolhido. 
Hell Drivers tornou-se um pequeno golpe e, no final do ano, os expositores votaram a Baker a sétima estrela britânica mais popular na bilheteria britânica em 1957 (depois de Bogarde, Kenneth More , Peter Finch , John Gregson , Norman Wisdom e John Mills , e antes de Ian Carmichael , Jack Hawkins e Belinda Lee ). 
O sucesso do Hell Drivers viu o Baker jogar uma série de anti heróis resistentes. Nas palavras de David Thomson:
Até o início da década de 1960, Baker era o único líder masculino no cinema britânico que conseguiu sugerir desprezo, agressão e classe trabalhadora. Ele é a primeira sugestão de vigor masculino proletário contra o grão de Leslie Howard , James Mason , Stewart Granger , John Mills , Dirk Bogarde e os cavaleiros teatrais. O que não é para desprezar esses jogadores, mas para dizer que Baker foi uma novidade bem-vinda, que ele é um dos atores de tela mais importantes da Grã-Bretanha, e que ele ainda não foi igualado - nem mesmo por Michael Caine . 
Baker foi detetive em Violent Playground (1958), um drama sobre a delinquência juvenil da equipe de diretor-produtor Basil Dearden e Michael Relph . Ele se reuniu com Endfield for Sea Fury (1958), um drama de ação, jogando um capitão do rebocador. Ele votou a décima maior estrela britânica na Grã-Bretanha no final do ano.
Ele criou The Angry Hills (1959) financiado por Hollywood na Grécia com Robert Aldrich, em frente a Robert Mitchum . Baker disse que Aldrich ofereceu-se para envolvê-lo em uma série de 28 partes sobre um inglês em Nova York, mas ele havia recusado para ficar na Grã-Bretanha. 
Baker teve a liderança em Yesterday's Enemy (1959), um drama da Segunda Guerra Mundial ambientado na Birmânia para Hammer Films , dirigido por Val Guest .
Ele foi detetive em Blind Date (1959) para o diretor Joseph Losey , um dos papéis favoritos do Baker.  Ele fez um quarto filme com Endfield, Jet Storm (1959) jogando um capitão da companhia aérea. Nenhum desses filmes foi particularmente grande na bilheteria, mas no final do ano, a Baker foi eleita a quarta estrela britânica mais popular. 
Hell Is a City (1960) o teve como outro detetive hardbitten, uma segunda colaboração com Val Guest. Ele se reuniu com Losey para The Criminal (1960), jogando um ex-con e o papel favorito de Baker. [
Ele desempenhou o papel relativamente pequeno de "Butcher Brown", um comando cansado de guerra, no épico da guerra de blockbuster de Hollywood The Guns of Navarone (1961) disparou na Grécia.  Foi um grande sucesso na bilheteria.
Uma terceira colaboração com Losey foi Eva (1962), um filme franco-italiano onde Baker atuou em frente de Jeanne Moreau . Aldrich pediu-lhe para desempenhar outro papel vilão, no épico bíblico Sodoma e Gomorra (1962). Houve uma conversa sobre o que ele interpretou Rufio em Cleópatra (1963), mas não aconteceu. 
Ele foi um duro oficial do exército que cometeu um assalto no A Prize of Arms (1962), mas o filme falhou na bilheteria e pareceu que o mercado dos filmes de ação difíceis em que Baker se especializara poderia estar secando. Ele apareceu em frente de Jean Seberg em In French Style (1962), um romance franco-americano produzido por Irwin Shaw . Ele estava no The Man Who Finally Died (1963) para a TV britânica.
A viúva de Baker depois declarou que Baker foi originalmente oferecido o papel de James Bond, mas recusou, não querendo se comprometer com um contrato de longo prazo. Ela também diz que ele iria entrar em This Sporting Life, mas teve que abandonar quando Guns of Navarone passaram o horário. Ela diz que Baker nunca se arrependeu de perder a parte de Bond para Sean Connery, mas lamentou não fazer This Sporting Life . 
Baker queria entrar em produção e, para esse fim, formou sua própria empresa, Diamond Films, com o Endfield. Eles desenvolveram um roteiro sobre o Battle of Rorke's Drift escrito por Endfield e John Prebble . Ao fazer com que Sodom e Gomorra Baker iniciassem um relacionamento com o produtor desse filme, Joseph E. Levine, que lhe permitiu aumentar o orçamento de US $ 3 milhões para Zulu (1964), dirigido por Endfield, filmado em parte na África do Sul. 
Zulu foi um grande sucesso na bilheteria e ajudou a fazer uma estrela de Michael Caine . Baker jogou a liderança do tenente John Chard VC no que continua sendo o seu papel mais lembrado. Baker mais tarde detinha a Medalha de Guerra de Zoro e Croácia de Chard, de 1972 até sua morte em 1976.  (Chard morreu aos 49 anos em 1897, apenas um ano mais velho que Baker na morte, ambos morreram de câncer).
Losey queria reunir Baker e Moreau em Sailor de Gibraltar do romance por Duras, mas acabou sendo feito por outras pessoas. 
Baker fez mais dois filmes na África do Sul: Dingaka (1965), no qual trabalhou apenas como ator, mas distribuído por Levine e Sands of the Kalahari (1965), que estrelou e produziu, e foi dirigido por Endfield e financiado por Levine. Nem foi tão bem sucedido quanto Zulu e Baker não fizeram mais filmes com Endfield. Baker teve planos de filmar o romance de estréia de Wilbur Smith , quando The Lion Feeds e The Coral Strand, de John Masters . mas ambos os projetos caíram.
Baker fez um filme de TV para as Nações Unidas, quem viu o vento? (1965) e apareceu em dois episódios de Bob Hope, apresenta o Chrysler Theatre : After the Lion, Jackals (1966) e Code Name: Heraclitus (1967).
Em 1966, ele fez um acordo com a Universal para produzir e estrelar um filme 
Ele fez um filme final com Losey, Accident (1967), lançado contra o tipo como um acadêmico.
Baker formou uma empresa de produção, Oakhurst Productions , em associação com Michael Deeley . Seu primeiro filme em conjunto foi Robbery (1967), um filme de sucesso com o Baker no papel principal. Foi um sucesso sólido na Grã-Bretanha e lançou a carreira de Hollywood do diretor Peter Yates .
Baker anunciou que faria outro filme para Levine, A Nice Girl Like Me, agindo em frente a Hayley Mills, que interpretaria uma garota que engravidava constantemente.  O filme seria feito por Levine, mas não com o Baker ou Mills. Ele também filmaria o romance de John Roeburt The Climate of Hell com James Goldstone  e o romance de Norman Lewis Everyman's Brother . 
Baker apareceu em The Girl with the Pistol (1968), uma comédia italiana, e trabalhou apenas como produtor em dois filmes para Oakhurst: The Other People (1968), que nunca foi lançado, e The Italian Job (1968), uma comédia de choque com Michael Caine, um grande sucesso. Ele também faz parte do consórcio que criou a Harlech Television . No final de 1968, os expositores o votaram a nona maior estrela da Grã-Bretanha, depois de John Wayne , Julie Christie , Steve McQueen , Tommy Steele , Paul Newman , Sean Connery , Clint Eastwood e Julie Andrews . 
Baker produziu e estrelou em Where's Jack? (1969) para Oakhurst em frente a Tommy Steele para o diretor James Clavell . Foi uma falha em bilheteria. 
Somente como ator, ele apareceu em The Games (1970) para 20th Century Fox. Ele apareceu em dois filmes para o produtor Dimitri de Grunwald : The Last Grenade (1970), sendo um mercenário e Perfect Friday (1970), um filme assalto dirigido por Peter Hall, que Baker ajudou a produzir. 
Na década de 1970, a Baker anunciou uma série de projetos como produtor: uma adaptação do romance de George MacDonald Fraser , Flashman , para ser dirigida por Richard Lester ; Summer Fires com Peter Hall. "Eu não faço filmes para me ver executar, eu faço isso para agir", disse Baker. "Eu gostei de tudo que eu trabalhei, incluindo as fotos ruins ... Eu gosto de ser um ator trabalhador. Eu fui acusado por jornalistas de falta de discrição, falta de gosto. Bem, eu preferiria ter essa falta do que a falta de torná-los ... Produzir é um envolvimento total e compatível com a atuação, enquanto não penso em dirigir é. Produzir dá-lhe uma continuidade de esforço que ajuda na atuação ". 
Baker também expandiu seus interesses comerciais. Ele foi um dos membros fundadores da Harlech Television e continuou sendo um diretor até a morte dele. 
Com Michael Deeley e Barry Spikings , ele formou a Great Western Enterprises, que esteve envolvida em vários projetos no campo de entretenimento, nomeadamente concertos de música, e no final da década de 1960 eles compraram Alembic House (agora chamado Peninsula Heights) no Albert Embankment , onde Baker ocupou o apartamento da cobertura por vários anos.  Baker, Deeley e Spikings também fizeram parte de um consórcio que comprou British Lion Films e Shepperton Studios , vendendo Alembic House para financiá-lo.  Baker disse em 1972 que:
"Eu amo o negócio pela atividade que cria, o compromisso total. O bit de ação é ótimo para o ego, (mas) toda a emoção real está no negócio ... Eu ainda estou surpreso com o quão bom eu estou no negócio". 
No entanto, Baker foi vítima de mal momento. O setor cinematográfico britânico entrou em declínio sério no final da década de 1960, e uma série de filmes Oakhurst não tiveram sucesso nas bilheterias; planeja fazer um drama de fantasia, Sunblack , dirigido por Gordon Flemyng , não se concretizou.  Sua expansão em festivais de música foi finalmente desastrosa, com o Great Western Bardney Pop Festival em Lincoln acabando perdendo £ 200,000.  O mercado de ações britânico caiu no final de 1973 , lançando o leão britânico sobre alavancagem em turbulência.
Baker foi forçado a continuar agindo para pagar as contas, muitas vezes aceitando papéis em filmes pobres que afetaram negativamente seu status de estrela. O filho Glyn disse mais tarde que:
"Meu pai teve que aceitar tudo e tudo para manter as empresas à tona. Fazendo coisas surpreendentemente ruins como Popsy Pop , que era uma coprodução italiano-venezuelana e A Lizard in a Woman's Skin [1971] - um filme que faz absolutamente sem qualquer sentido. No período mais lento, Stanley ainda tinha uma folha de pagamento de pelo menos 100 em seu emprego. Então, foi: "Aqui vamos, pegue o dinheiro, faça esse lixo, espero que ninguém o veja". Últimas palavras famosas. " 
De acordo com Michael Deeley , os financiadores da British Lion Films estavam relutantes para que o Baker fosse envolvido na administração da empresa, porque eles sentiam que seu foco era mais sobre sua carreira de ator. 
The Butterfly Affair (1970) foi com Claudia Cardinale ; Um lagarto na pele de uma mulher (1971) foi um filme giallo italiano; Innocent Bystanders (1972) foi dirigido por Peter Collinson, que fez The Italian Job .
No final de sua vida, Baker recuou suas atividades comerciais e trabalhou principalmente como ator, assumindo papéis na televisão, incluindo duas das séries do Play of the Month da BBC: The Changeling e Robinson Crusoe (1974)  , mais Who Cordeiro morto? (1974) e Graceless Go I (1974).
Ele fez uma série de filmes na Espanha: Zorro (1975), estrelado por Alain Delon , onde Baker interpretou o principal vilão; Bride to Be (1975), com Sarah Miles .
O desempenho britânico final de Baker foi em uma adaptação da BBC Wales de How Green Was My Valley (1975), transmitida pouco antes de ser diagnosticado com câncer. Pouco antes da morte dele, ele estava planejando produzir uma prequel de Zulu , Zulu Dawn .  Seu último papel foi em Orzowei, il figlio della savana (1976).
Em seu livro 1982 British Film Character Actors , Terence Pettigrew lembrou "[no] início dos dias, Baker jogou tiranos de ordem inferior com um físico robusto e um fusível curto. Ele estava se formando bem como um estilo competente de Hollywood pesado antes de seus patrões alisou-o para internacionalizar seu apelo, o que o fez uma estrela. Mas na transformação, uma parte daquela aparentada e cortante viragem desapareceu ".
Ele era um amigo íntimo e amigo de outro ator galês, Richard Burton .  Em 1950, Baker casou-se com a atriz Ellen Martin, que lhe foi apresentada por Burton. Sua parceria durou até sua morte e produziu quatro filhos, Martin e Sally (gêmeos), Glyn e Adam. Glyn apareceu no Return of the Jedi como tenente Endicott, o oficial imperial que disse: "Informe o comandante de que o transporte de Lord Vader chegou". 
Baker era um socialista dedicado fora da tela e um amigo do primeiro-ministro trabalhista Harold Wilson . Ele era um oponente firme do nacionalismo galês e gravou transmissões de televisão em apoio ao Partido Trabalhista galesa . Em uma entrevista de 1969, ele disse: "Eu sou um galês e orgulhoso disso. Mas eu não sou nacionalista. Penso que os nacionalistas galês são pessoas tolas e equivocadas".  Baker foi fortemente criticado por ganhar grandes somas, apesar de ter pontos de vista socialistas de esquerda, enviando todos os seus filhos para escolas privadas caras na Inglaterra e possuindo uma grande casa de férias na Espanha.
Ele considerou tornar-se um exílio fiscal na década de 1960, mas finalmente decidiu que perderia muito a Grã-Bretanha. Muitos de seus amigos acreditavam que Baker havia danificado sua carreira de ator através de suas tentativas de se transformar em homem de negócios. 
Em uma entrevista pouco antes de sua morte ele admitiu ser um jogador compulsivo durante toda a vida, embora ele afirmasse ter sempre dinheiro suficiente para cuidar de sua família. 
Em 27 de maio de 1976, foi anunciado que ele seria premiado com o título de homenageado em homenagem ao primeiro-ministro de 1976 , , embora ele não vivesse para ser investido pessoalmente no Palácio de Buckingham . 
Baker era um cigarro pesado e fumante de charutos e foi diagnosticado com câncer de pulmão em 13 de fevereiro de 1976. Ele passou por cirurgia no final desse mês. No entanto, o câncer se espalhou por seus ossos e morreu no mesmo ano de pneumonia em Málaga , Espanha, com 48 anos de idade. 
Ele foi cremado no Crematório Putney Vale , mas suas cinzas foram espalhadas do topo de Llanwonno , por sua amada Ferndale. Ele falou a sua esposa pouco antes de morrer:
"Eu não tenho arrependimentos. Tive uma vida fantástica, ninguém teve uma vida mais fantástica do que eu. Desde o início, fiquei cercado de amor. Sou filho de um mineiro galês e nasci em amor, casou-se com amor e passou minha vida apaixonada ". 
Ferndale RFC , um clube de rugby nos vales de Rhondda, no sul do País de Gales , estabeleceu uma homenagem ao Baker na forma de "Sir Stanley Baker Lounge". Oficialmente aberto por sua viúva, Lady Ellen Baker, na sexta-feira 24 de novembro de 2006, os eventos do dia apresentaram uma apresentação aos filhos e familiares de Sir Stanley e um tributo apropriado e emocionante para o próprio homem através de discursos e contos de celebridades e várias pessoas locais que o conhecia melhor. A tarde também contou com um tributo da BBC Radio Wales para Sir Stanley, hospedado por Owen Money e gravado ao vivo em Ferndale RFC. O Sir Stanley Baker Lounge apresenta muitas fotos e memorabilia de sua carreira bem sucedida, incluindo uma placa de parede comemorando a abertura oficial em inglês e galês. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário