quinta-feira, 27 de julho de 2017

1708


Título original:The Ballad of Gregorio Cortez
Título no Brasil:A Balada de Gregorio Cortez
Gênero:Faroeste
Colorido
Legendado
Ano de produção:1982
Duração105 minutos

Sinopse:Em 1901, no Texas, jovem mexicano mata xerife americano em legítima defesa. Sabendo não ter a mínima chance perante os tribunais, ele foge e sofre uma das maiores perseguições da história dos Estados Unidos. Baseado em fatos reais

Edward James Olmos (nascido em 24 de fevereiro de 1947) é um ator e diretor americano. Ele é conhecido por seus papéis como William Adama no re-imaginado Battlestar Galactica , tenente Martin "Marty" Castillo em Miami Vice , professor Jaime Escalante em Stand and Deliver , patriarca Abraham Quintanilla Jr. no filme Selena , detetive Gaff em Blade Runner e Blade Runner 2049 , o narrador El Pachuco nas versões teatral e cinematográfica de Zoot Suit , e a voz de Chicharrón em Coco . Em 1988, Olmos foi nomeado para um Oscar de Melhor Ator em um papel de liderança para o filme Stand and Deliver .
Ele também foi pioneiro de longa data para papéis e imagens mais diversificados de hispânicos na mídia dos EUA. Sua notável direção, produção e estrelando papéis para filmes, filmes para TV e programas de TV incluem Wolfen , Triunfo do Espírito , Talento para o Jogo , American Me , The Burning Season , Minha Família / Mi Familia , Caught , 12 Angry Homens , o desaparecimento de Garcia Lorca , paralisação , o terno de sorvete maravilhoso , família americana e 2 armas .Olmos nasceu e foi criado em Los Angeles , Califórnia , filho de Eleanor (nascida Huizar) e Pedro Olmos, que era soldador e carteiro.  Seus pais eram imigrantes mexicanos que se mudaram para a Califórnia em 1945.  Seus pais se separaram quando ele tinha 7 anos de idade, e ele foi criado principalmente por seus bisavós como seus pais trabalhavam. Ele cresceu querendo ser um jogador de beisebol profissional, e aos 13 anos entrou para o sistema agrícola de Los Angeles Dodgers , jogando como um receptor . Ele deixou o beisebol aos 15 anos para se juntar a uma banda de rock and roll , o que causou uma ruptura com seu pai, que foi prejudicado pela decisão. 
Ele se formou na Montebello High School em 1964. Enquanto estava na High School de Montebello, ele perdeu uma corrida para o Student Body President para o futuro presidente do Partido Democrata da Califórnia , Art Torres . Em sua adolescência, ele foi o vocalista de uma banda que ele chamou de Oceano Pacífico , assim chamado porque era para ser "a maior coisa na costa oeste".  Por vários anos, o Pacific Ocean se apresentou em vários clubes em Los Angeles e lançou seu único álbum, Purgatory , em 1968. Ao mesmo tempo, ele assistiu às aulas no East Los Angeles College , incluindo cursos de atuação. 
No final da década de 1960 e início da década de 70, Olmos se ramificou da música para a atuação, aparecendo em muitas pequenas produções, até sua grande oportunidade de retratar o narrador, chamada "El Pachuco", na peça Zoot Suit , que dramatizou a Segunda Guerra Mundial . revoltas na Califórnia provocadas pelas tensões entre mexicanos-americanos e a polícia local. (Veja Motins do Zoot Suit .) A peça mudou para a Broadway, e Olmos ganhou uma indicação ao Tony . Posteriormente, ele assumiu o papel para a versão filmada em 1981, e apareceu em muitos outros filmes, incluindo Wolfen , Blade Runner e The Ballad of Gregorio Cortez .Em 1980, Olmos foi escalado para o filme pós-apocalíptico de ficção científica (agora um clássico cult japonês) Virus , dirigido por Kinji Fukasaku e baseado em um romance escrito por Sakyo Komatsu. Seu papel exigiu que ele tocasse piano enquanto cantava uma balada espanhola durante a parte posterior do filme. Apesar de não ser um sucesso de bilheteria, o Virus foi notável por ser o filme japonês mais caro já feito na época.
De 1984 a 1989, ele estrelou em seu papel maior até aquela data como o tenente policial taciturno Martin Castillo na série de televisão Miami Vice , contracenando com Don Johnson e Philip Michael Thomas , pelo qual foi premiado com um Globo de Ouro e um Emmy em 1985. Neste momento, Olmos também estrelou um pequeno vídeo de treinamento para o Serviço Postal dos Estados Unidos intitulado Valeu a pena? , um vídeo sobre roubo no local de trabalho. Ele foi contatado sobre interpretar o capitão do USS Enterprise (NCC-1701-D) em Star Trek: The Next Generation quando estava em pré-produção em 1986, mas recusou. Voltando ao cinema, Olmos tornou-se o primeiro hispânico nascido nos Estados Unidos a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Ator , em Stand and Deliver , por seu retrato do professor de matemática da vida real, Jaime Escalante . Ele dirigiu e estrelou em American Me em 1992, e também estrelou My Family / Mi Familia , uma história multigeracional de uma família Chicana . Em 1997, ele estrelou ao lado de Jennifer Lopez no filme Selena . Olmos interpretou o ditador da República Dominicana , Rafael Leónidas Trujillo, no filme In the Time of the Butterflies ( 2001). Ele também teve um papel recorrente como o juiz da Suprema Corte dos EUA, Roberto Mendoza, no drama da NBC The West Wing . De 2002 a 2004, ele estrelou como pai recentemente viúvo de uma família hispânica de LA no drama da American Family: Journey of Dreams .
De 2003 a 2009, ele atuou como Comandante William Adama na minissérie Reimagined Battlestar Galactica do Sci-Fi Channel , e na série de televisão que se seguiu. Ele dirigiu quatro episódios do programa, " Tigh Me Up, Tigh Me Down " (1.9), " Tomando uma ruptura de todas as suas preocupações " (3.13), " Escape Velocity " (4.4), e " Islanded in a Stream of Stars "(4,18). Ele também dirigiu um filme de televisão baseado no programa The Plan . Em relação ao seu trabalho no programa, ele disse ao CraveOnline : "Estou muito grato pelo trabalho que consegui fazer na minha vida, mas posso dizer honestamente, esse é o melhor uso da televisão que eu já vi." foi uma parte de até hoje. " 
Em 2006, ele co-produziu, dirigiu e tocou a pequena parte de Julian Nava no filme da HBO sobre Chop Blowouts , Walkout de 1968. Ele também apareceu no videoclipe de Snoop Dogg "Vato", com B-Real de Cypress Hill . No final da série da sitcom da ABC , George Lopez , intitulado "George decide para Sta-Local onde é família"; Ele estrelou como o novo proprietário multi-milionário da fábrica. Mais recentemente, ele foi um porta-voz do Farmers Insurance Group , estrelando em seus comerciais em espanhol.
Olmos se juntou ao elenco da série de televisão Dexter para sua sexta temporada, como um "professor brilhante e carismático de estudos religiosos". 
Olmos estrelou a segunda temporada dos Agentes da SHIELD da Marvel como Robert Gonzales, o líder de uma facção rival da SHIELD, por cinco episódios.
Olmos em 2009
Olmos sempre esteve envolvido em ativismo social, especialmente o que afeta a comunidade hispânica dos EUA. Durante o Rodney King Riots de 1992 em Los Angeles, Olmos saiu com uma vassoura  e trabalhou para que as comunidades fossem limpas e reconstruídas.  Ele também participou de um episódio de Oprah relacionado aos tumultos de LA como um membro da audiência. Em 1997, ele co-fundou o Los Angeles Latino International Film Festival  com Marlene Dermer, George Hernandez e Kirk Whisler. Nesse mesmo ano, ele co-fundou com Kirk Whisler a organização sem fins lucrativos Latino Literacy Now, que produziu o Latino Book & Festivals nos EUA, com a participação de mais de 700.000 pessoas.
Em 1998, fundou a Latino Public Broadcasting e atualmente atua como seu presidente. A Latino Public Broadcasting financia programação de televisão pública que se concentra em questões que afetam hispânicos e defende diversas perspectivas na televisão pública. Naquele mesmo ano, ele estrelou em The Wonderful Ice Cream Suit , uma comédia que procurava quebrar os estereótipos hispânicos e transcender os estigmas normais da maioria dos filmes de origem hispânica.   Em 1999, Olmos foi uma das forças motrizes que criou a Americanos: Latino Life nos EUA , um projeto de livro com mais de 30 fotógrafos premiados, mais tarde transformado em uma exposição itinerante [Smithsonian], CD de música e especial da HBO .
Ele também faz aparições freqüentes em salas de jovens e centros de detenção para falar com adolescentes em risco. Ele também foi embaixador internacional da UNICEF . Em 2001, ele foi preso e passou 20 dias na prisão por participar dos protestos da Marinha-Vieques contra os bombardeios da Marinha dos Estados Unidos contra a ilha de Vieques, em Porto Rico . Em 5 de janeiro de 2007, ele apareceu na televisão porto-riquenha para culpar os governos de Porto Rico e dos Estados Unidos por não limpar Vieques depois que a Marinha dos EUA parou de usar a ilha para a prática de bombardeios. 
Olmos narrou o filme de 1999 Zapatista , um documentário em apoio ao Exército Zapatista de Libertação Nacional , um grupo revolucionário que se absteve de usar suas armas desde 1994. Ele também doou US $ 2.300 ao governador do Novo México Bill Richardson por sua campanha presidencial. para as primárias). 
Ele também é um defensor da SENS Research Foundation , uma organização sem fins lucrativos dedicada a tratar e curar doenças do envelhecimento, reparando os danos subjacentes causados ​​pelo envelhecimento. Uma série de animações explicando o conceito de SENS foi narrada por ele. 
De 1979 a 1987, Olmos viveu em West New York, New Jersey . Em 1971, ele se casou com Katija Keel, filha do ator Howard Keel . Eles tiveram dois filhos, Bodie e Mico, antes de se divorciar em 1992. Olmos tem quatro filhos adotivos: Daniela, Michael, Brandon e Tamiko. Ele se casou com a atriz Lorraine Bracco em 1994. Ela pediu o divórcio em janeiro de 2002, após cinco anos de separação.  Olmos também teve um relacionamento de longo prazo com a atriz Lymari Nadal . Eles se casaram em 2002.
Em 1996, ele foi premiado com um doutorado honorário de Belas Artes da Universidade do Estado da Califórnia, Fresno. Em 2007, após um processo de sete anos, obteve nacionalidade mexicana.  Asteróide 5608 Olmos é nomeado em sua homenagem.
Em 1992, uma garota de 14 anos acusou Olmos de tocá-la duas vezes de maneira sexual enquanto assistiam à TV juntos.  Olmos pagou à família um pagamento em dinheiro de US $ 150.000 em resposta às alegações, mas negou que fossem verdadeiras. Ele alegou que o acordo foi na verdade destinado a proteger seu filho, Bodie Olmos, não ele. 
Em 1997, uma mulher acusou Olmos de agressão sexual em um quarto de hotel na Carolina do Sul. Olmos sempre esteve envolvido em ativismo social, especialmente o que afeta a comunidade hispânica dos EUA. Durante o Rodney King Riots de 1992 em Los Angeles, Olmos saiu com uma vassoura  e trabalhou para que as comunidades fossem limpas e reconstruídas. . Em 1997, ele co-fundou o Los Angeles Latino International Film Festival  com Marlene Dermer, George Hernandez e Kirk Whisler. Nesse mesmo ano, ele co-fundou com Kirk Whisler a organização sem fins lucrativos Latino Literacy Now, que produziu o Latino Book & Festivals  nos EUA, com a participação de mais de 700.000 pessoas.
Em 1998, fundou a Latino Public Broadcasting e atualmente atua como seu presidente. A Latino Public Broadcasting financia programação de televisão pública que se concentra em questões que afetam hispânicos e defende diversas perspectivas na televisão pública. Naquele mesmo ano, ele estrelou em The Wonderful Ice Cream Suit , uma comédia que procurava quebrar os estereótipos hispânicos e transcender os estigmas normais da maioria dos filmes de origem hispânica.   Em 1999, Olmos foi uma das forças motrizes que criou a Americanos: Latino Life nos EUA , um projeto de livro com mais de 30 fotógrafos premiados, mais tarde transformado em uma exposição itinerante [Smithsonian], CD de música e especial da HBO .
Ele também faz aparições freqüentes em salas de jovens e centros de detenção para falar com adolescentes em risco. Ele também foi embaixador internacional da UNICEF . Em 2001, ele foi preso e passou 20 dias na prisão por participar dos protestos da Marinha-Vieques contra os bombardeios da Marinha dos Estados Unidos contra a ilha de Vieques, em Porto Rico . Em 5 de janeiro de 2007, ele apareceu na televisão porto-riquenha para culpar os governos de Porto Rico e dos Estados Unidos por não limpar Vieques depois que a Marinha dos EUA parou de usar a ilha para a prática de bombardeios. 
Olmos narrou o filme de 1999 Zapatista , um documentário em apoio ao Exército Zapatista de Libertação Nacional , um grupo revolucionário que se absteve de usar suas armas desde 1994. Ele também doou US $ 2.300 ao governador do Novo México Bill Richardson por sua campanha presidencial. para as primárias). 
Ele também é um defensor da SENS Research Foundation , uma organização sem fins lucrativos dedicada a tratar e curar doenças do envelhecimento, reparando os danos subjacentes causados ​​pelo envelhecimento. Uma série de animações explicando o conceito de SENS foi narrada por ele. 






  




Nenhum comentário:

Postar um comentário