Título original: Omar Khayyam
Título no Brasil:As Aventuras de Omar Khayyam
Gênero:Aventura
Colorido
Legendado
Ano de produção:1957
Duração:101 minutos
Elenco completo:Cornel Wilde / Michael Rennie / Debra Paget / John Derek / Raymond Massey / Yma Sumac / Margaret Hayes / Joan Taylor / Sebastian Cabot / Perry Lopez / Morris Ankrum / Abraham Sofaer / Edward Platt / James Griffith / Peter Adams / Henry Brandon / Kem Dibbs / Paul Picerni
Sinopse:Na Pérsia
do século XI, quando Omar Khayyam já possuia fama de homem brilhante,
ele reencontra seu antigo amigo Sabah, governador da província de Gilan e
guerreiro impiedoso. Os dois são indicados a ocuparem cargos na Corte
por um terceiro amigo (Nizam ou ministro) e o Xá os aceita: Omar se torna conselheiro encarregado de desenvolver um novo calendário
e criar estratégias militares; Sabah fica sendo o Guarda do Tesouro.
Omar está enamorado da bela Sharain, mas seu romance sofre um abalo
quando o Xá a chama para ser uma de suas esposas. Mesmo desgostoso, Omar
continua leal ao Xá e ao seu filho, príncipe Malik, e os ajudará a
enfrentar várias ameaças e traições, como a guerra contra os bizantinos (que tentaram uma invasão pelo Mar Cáspio) e a rebelião do príncipe Ahmud que se alia a uma poderosa seita de assassinos liderada por um mestre misterioso.
Cornel Wilde
Cornel Wilde (Prievidza, Hungria, 13 de Outubro de 1912 - Los Angeles, 16 de Outubro de 1989) foi um ator húngaro-americano.
Filho de mãe tcheco-eslovaca e pai húngaro, Cornelius Wilde Junior
fez o curso pré-médico no College of Physicians and Surgeons, na Universidade de Columbia. Antes de sua estréia no cinema em 1940, ele estudou pintura em Budapeste, foi vendedor das lojas Macy's em Nova Iorque e jornalista.Em 1936, estreou como ator de teatro na produção de Laurence Olivier, Romeu e Julieta. Teve sua grande oportunidade no cinema em 1945, quando a Columbia o escolheu para interpretar Chopin em " À noite sonhamos", do diretor Charles Vidor, filme com que atingiu o estrelato e foi indicado ao Oscar de melhor ator.
Fez vários sucessos pela 20th Century Fox, mas entre 1951 e 1956 sua carreira foi bastante instável. Ele decidiu, então, em 1956, fundar sua própria produtora, a Theodora Productions, onde dirigiu mais de dez filmes, sendo o último deles, "O tesouro dos tubarões", em 1975.
Cornel faleceu vítima de leucemia, no Hospital Cedars Sinal, em Los Angeles, em 16 de outubro de 1989. Foi sepultado no Westwood Memorial Park, Los Angeles, Califórnia no Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário