domingo, 23 de julho de 2017

2259


Título original:Charlie Chan in the Secret Service 
Título no Brasil:Charlie Chan no Serviço Secreto
Gênero:Policial 
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1944
Duração:63 minutos

Sinopse:Durante a segunda guerra mundial, o mundo ficou cheio de espiões, um ambiente perfeito para as excentricidades de Charlie Chan (Sidney Toler). Nesta aventura de 1944, o detetive chinês, o número da américa, alista-se no serviço secreto, para encontrar o assassino do cientista que inventou um dispositivo ultra secreto.

Sidney Toler


Sidney Toler (nascido Hooper G. Toler Jr. , 28 de abril de 1874 - 12 de fevereiro de 1947) foi um ator, dramaturgo e diretor de teatro americano . O segundo ator não- asiático a interpretar Charlie Chan na tela, ele é mais lembrado por seu retrato do detetive chinês em 22 filmes feitos entre 1938 e 1946. Antes de se tornar Chan, Toler interpretou papéis coadjuvantes em 50 filmes e era um ator cômico altamente considerado no palco da Broadway .Após a morte de Warner Oland , a Twentieth Century-Fox começou a busca por um novo Charlie Chan. Trinta e quatro atores foram testados antes do estúdio decidir sobre Sidney Toler. A Twentieth Century-Fox anunciou sua escolha em 18 de outubro de 1938, e as filmagens começaram menos de uma semana depois em Charlie Chan em Honolulu , que havia sido originalmente roteirizado para Warner Oland e Keye Luke. O retrato de Toler do detetive chinês em Charlie Chan em Honolulu foi muito bem recebido. Além do Toler, houve outra mudança na série. Sen Yung , como Jimmy, filho número dois, substituiu o número um filho Lee, que havia sido interpretado por Keye Luke . O Chan de Toler, em vez de meramente imitar o personagem retratado por Oland, tinha uma vantagem um pouco mais nítida, adequada às rápidas mudanças dos tempos, tanto políticos quanto culturais. Quando necessário, Charlie Chan agora exibia um sarcasmo evidente, geralmente para o filho Jimmy.
Através de quatro anos e onze filmes, Toler interpretou Charlie Chan para a Twentieth Century-Fox. No entanto, em 1942, após a conclusão de Castle in the Desert , a Fox concluiu a série. O colapso em tempo de guerra do mercado internacional de filmes pode ter sido um fator, mas a principal razão foi que a Fox estava reduzindo praticamente todas as suas séries de baixo orçamento. A outra série "B" da Fox - Jane Withers , Michael Shayne , The Kid Cisco - também terminou naquele ano. Apenas Laurel e Hardy permaneceram na unidade "B" da Fox, até que ela fechou no final de 1944.
Com a Fox não produzindo mais os filmes Chan, Toler imediatamente buscou os direitos de exibição do personagem Charlie Chan de Eleanor Biggers Cole, a viúva do criador de Chan, Earl Derr Biggers . Toler esperava que, se conseguisse encontrar alguém para produzir novos filmes de Charlie Chan, estrelando a si mesmo, poderia conseguir que Fox os distribuísse. A Fox recusou, mas Toler vendeu a idéia para a Monogram Pictures , um estúdio de cinema de baixo orçamento. Phil Krasne, um advogado de Hollywood que investiu em produções cinematográficas, fez uma parceria com James Burkett para produzir o Monogram Chans.
Com o lançamento de Charlie Chan no Serviço Secreto (1944), os efeitos de um orçamento mais limitado eram aparentes. Os valores de produção não foram páreos para os da Fox; Os orçamentos da Monogram eram tipicamente cerca de 40% do que a Fox tinha sido. Para ser justo com a Monogram, os filmes melhoraram gradualmente, com The Chinese Cat , The Cobra de Xangai e Dark Alibi, muitas vezes citados como favoritos pelos fãs. Mudanças de elenco foram novamente feitas: Jimmy, de Sen Yung, foi substituído por Benson Fong como o Filho Tommy Número Três, e Mantan Moreland tocou o sempre presente e popular Birmingham Brown, que trouxe alívio cômico (e audiências negras) para a série. Os filmes de Charlie Chan da Monogram ostentavam roteiros complicados, com muitos culpados de surpresa e dispositivos de assassinato, e eram lucrativos e bem-sucedidos.No final de 1946, a idade e a doença estavam afetando o Toler. Diagnosticado com câncer, Toler, de 72 anos, ficou tão doente durante as filmagens de Dangerous Money (1946) e Shadows over Chinatown (1946) que mal conseguia andar. Monogram contratou Victor Fo Yung , filho original de Toler, para os dois últimos filmes de Toler, provavelmente para aliviar o fardo do Toler. Toler reuniu força suficiente para completar seu último filme, The Trap , que foi filmado em julho-agosto de 1946 e lançado em novembro do mesmo ano. (Yung e Moreland aliviado Toler de grande parte da ação em The Trap ). A saída do monograma de Toler combinava com sua saída de Fox: 11 filmes para cada estúdio.
Sidney Toler morreu em 12 de fevereiro de 1947, em sua casa em Los Angeles, vítima de câncer intestinal .  Monogram continuou a série com o ator Roland Winters , que apareceu em mais seis longas-metragens como Charlie Chan.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário