sexta-feira, 28 de abril de 2017

509


Título original:The Great K & A Train Robbery 
Título no Brasil:Agrande Emboscada
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Mudo
Ano de produção:1926
Duração:53 minutos

Sinopse:Após uma série de assaltos da K & A Railroad, detetive Tom Gordon (Tom Mix) é contratado para descobrir o mistério. Disfarçado como um bandido, Tom persegue o trem até conseguir embarcar. 


Biografia de Tom Mix
Tom Mix, nome artístico de Thomas Hezikiah Mix (Pennsylvania, 6 de janeiro de 1880Florence, Arizona, 12 de outubro de 1940) foi um ator norte-americano, um dos primeiros grandes ídolos do cinema. Foi um ator de grande sucesso na era do cinema mudo, atuando preferencialmente no gênero western
Tom Mix introduziu o espetáculo ao Western, levando para a vida real o cowboy que interpretava nas telas, de tal forma que criou para si uma biografia aventurosa, muitas vezes confundida, pelos fãs e biógrafos, com a própria realidade. Era filho de um serralheiro, Edward E. Mix, e na adolescência teve certo destaque no futebol americano, mas não chegou a ser, como muitos acreditam, o craque da Academia Militar de Virgínia, pois nem esteve lá.
Aos 17 anos, ganhou uma competição de ciclismo em Hartford. Em 1898, com a declaração da guerra à Espanha, alistou-se no exército, ocultando sua verdadeira idade, e incorporou-se à Bateria do 4º Regimento da Artilharia, que protegia os depósitos de pólvora, no rio Delaware, chegando ao posto de sargento e participando da evacuação do Forte Monroe. Não foi para Cuba, nem levou um tiro, nem partiu para as Filipinas ou lutou na Revolução Mexicana, como dizem as lendas a seu respeito.
Tom Mix realistou-se, posteriormente, na tentativa de lutar na Guerra dos Boers, mas não chegou a partir, nem para a África do Sul, nem para a China, como consta em suas biografias. Casou, nessa época, com Grace I. Allin, a primeira de suas cinco esposas, e desertou de seu posto em Fort Hancock, indo para o oeste.
Em Oklahoma, tentou ser músico, como tocador de tambor na Banda da Cavalaria, depois foi garçon e xerife, sem maiores feitos heróicos. Aos 25 anos, ingressou no "Miller Brother’s 101 Real Wild West Ranch", o mais famoso espetáculo do oeste, aprendendo assim a vida de cowboy, tornando-se campeão de rodeio. Casou-se, então, com Kitty Jewell Perrine, sua segunda esposa.
Em 1909, casou-se pela terceira vez, com Olive Stockes, e ambos trabalharam no "Widerman Wild West Show", em Amarillo, no Texas. Tiveram uma filha, Ruth, também atriz. Posteriormente ambos se uniram ao "Will A. Dickey’s Circle D Ranch Wild West Show and Indian Congress", que oferecia cowboys para os filmes de western da "Selig Poliscope Company".
Mix apareceu pela primeira vez no semidocumentário curto "Ranch Life in the Great Southwest", sobre a vida dos cowboys de rodeio. Os filmes em que Mix atuou eram de filmagem rápida (três a quatro dias), com enredos simples.
Em 1917, Tom Mix começou a trabalhar para William Fox, e logo fez um enorme sucesso. Casou-se então pela quarta vez, com Victoria Forde, que atuou com ele em vários filmes, e teve outra filha, Thomasina. Passou a morar em uma mansão de Beverly Hills, e com um passado fictício, reforçava sua imagem lendária de cowboy.
Tom teve vários cavalos: Tony, Old Blue, Argie, Satan, Tony Jr., Tony II. Introduzia em seus filmes lances arriscados, tais como aviões, carros de corrida, sem se importar com a verossimilhança, e criava um personagem perfeito, idealizado.
Após terminar o contrato com a Fox, foi para a FBO, companhia dirigida por Joseph P. Kennedy, pai do futuro presidente John F. Kennedy, fazendo ali cinco filmes. Casou-se, então, com a quinta esposa, a trapezista Mabel Hubbel Ward, e passou a fazer excursões com o Sells-Floto Circus. Em 1932, voltou às telas, pela Universal, mas deixou o cinema ao se machucar quando caiu com o cavalo Tony Jr., em uma cena de "Mascarado Magnânimo" (Rustler’s Roundup), em 1933.
Em 1935, Tom Mix voltou a atuar, em um seriado de 15 capítulos, "O Cavaleiro Alado" (The Miracle Rider), onde interpretava um Texas Ranger. Foi dublado, em várias cenas, por Cliff Lyons, pois a idade e os ferimentos o incomodavam. Após o circo diminuir sua renda consideravelmente, Tom passou a se exibir, na Europa, com seu cavalo Tony II. Em 12 de outubro de 1940, Tom Mix dirigia seu carro Cord, vestido de cowboy, e na parte traseira do carro trazia duas maletas de metal. Perto de Florence, no Arizona, Mix não percebeu um grupo de operários trabalhando e, quando foi desviá-los, capotou, e uma das maletas o atingiu na nuca, quebrando-lhe o pescoço.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário