quarta-feira, 24 de maio de 2017

1696


Titulo original:Emperor of the North Pole
Titulo no Brasil:O Imperador do Norte
Gênero:Aventura / Ação
Colorido
Dublado
Ano de produção:1973
Duração:118 minutos

Sinopse:Shack (Ernest Borgnine) é um sádico guarda ferroviário responsável por impedir que pessoas viajem nos trens sem pagarem passagens. À medida que o filme se inicia, Shack mata um homem lançando-o sobre os trilhos com o trem em movimento, já demonstrando sua fixação doentia pela tarefa. Shack tem uma coleção de armas (tipos de marretas ou martelos) para combater os vagabundos, como são referidos no filme. O solitário A-No.1 (Lee Marvin) é experiente em viajar sem pagar e deseja fazer o que nenhum outro fez: andar no trem vigiado por Shack. Cigaret (Keith Carradine) é um jovem imitador de A-No.1 e que se assina nos muros como A Nº para ser confundido com ele. A No. se une ao Número 1 para aprender os truques de malandro da ferrovia. E ambos desafiam o maléfico Shack, viajando no trem ilegalmente.

 Lee Marvin
Ele entrou para os Marines (Fuzileiros Navais) em 1943, tendo servido no Pacífico Sul, onde foi ferido.
Estreou como ator teatral off-Broadway no final da década de 1940 na peça Roadside. No cinema, sua estreia foi em 1951, com You're in the Navy, now.
Em Os Corruptos, de 1953, ele protagonizou uma sequência que marcou época quando seu personagem joga café fervendo na personagem da atriz Gloria Grahame, desfigurando-lhe o rosto.
Ao interpretar personagens militares, e foram vários, Lee valia-se de sua experiência na Segunda Guerra Mundial, onde foi ferido na coluna e ficou hospitalizado por vários meses. Começou a ganhar papéis de maior destaque com o sucesso obtido pelos westerns que fez com John Wayne no início da década de 1960, O Homem Que Matou O Facínora e Comancheros. Seu último papel inclusive foi o de um militar, o coronel norte-americano Nick Alexander no filme Comando Delta (The Delta Force - 1986), onde atuou ao lado de Chuck Norris.
Recebeu das mãos de Julie Andrews o Oscar de melhor ator em 1965, por Dívida de Sangue, que fez ao lado de Jane Fonda. Nesse filme ele faz duplo papel: o do pistoleiro bom, eternamente bêbado e que ajuda a personagem de Fonda, e o pistoleiro mau.
Ele morreu aos 63 anos, vitimado por um ataque cardíaco, e estava no terceiro casamento. Encontra-se sepultado no Cemitério Nacional de Arlington.




Nenhum comentário:

Postar um comentário