Título original:Man in the Shadow
Título no Brasil:O Soldo do Diabo
Gênero:Policial / Drama
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1957
Duração:80 minutos
Elenco completo:Jeff Chandler / Orson Welles / Colleen Miller / Ben Alexander / Barbara Lawrence / John Larch / James Gleason / Royal Dano / Paul Fix / Leo Gordon / Martin Garralaga / Mario Siletti / Charles Horvath / William Schallert / Joseph J. Greene / Forrest Lewis / Harry Harvey / Joe Schneider / Mort Mills
Sinopse:Ben Sadler, o recém-eleito xerife da cidade americana na fronteira com o México Spurline,
recebe em seu escritório um trabalhador mexicano chamado Jesus Cisneros
que lhe conta que um jovem amigo seu do trabalho de nome Juan
desapareceu e está provavelmente morto. Cisneiros conta que viu o
capataz e um companheiro do local que trabalha, o rancho "Império
Dourado", espancarem violentamente Juan. Sadler vai até o rancho
investigar e se encontra com o rico proprietário Virgil Renchler, que
parece não se importar muito com o paradeiro de Juan. Não demora muito e
Sadler descobre o envolvimento de Renchler no caso mas começa a
enfrentar pressões para que cesse as investigações, não só por parte do
rancheiro e seus capangas mas também dos demais cidadãos importantes do
lugar.
Jeff Chandler
Jeff Chandler (Nova York, Nova York, 15 de dezembro de 1918 - Los Angeles, Califórnia, 17 de junho de 1961) foi um ator norte-americano.
Nascido no Brooklyn, de ascendência judaica, Chandler era fascinado pelo cinema. Com o dinheiro que recebia como caixa noturno de um restaurante, pagou um curso de arte dramática, tendo, inclusive, estudado junto com Susan Hayward. Chegou a montar uma companhia teatral ambulante, em 1941, mas a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial levou-o a se alistar na Marinha. Passou quatro anos em Pearl Harbor e voltou à vida civil como tenente. A seguir, entrou para o rádio, onde trabalhou como ator no drama policial Michael Shayne, Detective e na comédia Our Miss Brooks, ambos muito apreciados. Por fim, conheceu Dick Powell, que lhe abriu as portas de Hollywood. Estreou nas telas dizendo uma frase no noir Johnny O'Clock (1947), de Robert Rossen.Contratado pela Universal, Chandler brilhou na década de 1950 em faroestes e filmes de ação que, se não revolucionaram a sétima arte, pelo menos mostraram-se bastante populares. Pela sua caracterização do apache Cochise em Broken Arrow (1950) recebeu uma indicação ao prêmio Óscar de Melhor Ator (coadjuvante/secundário). Apesar de viver o personagem outras duas vezes (The Battle at Apache Pass/1952 e Taza, Son of Cochise/1954), não ficou marcado como mero intérprete de peles-vermelhas. Dono de uma estampa viril e elegantes cabelos prematuramente grisalhos, Chandler protagonizou filmes de sucesso, como War Arrow (1953), ao lado de Maureen O'Hara, The Tattered Dress (1957), com Jeanne Crain, Man in the Shadow (1957), coestrelado por Orson Welles, Thunder in the Sun (1959), com a velha amiga Susan Hayward e Return to Peyton Place (1961), ao lado de Eleanor Parker.
Chandler foi também cantor, tendo lançado diversos álbuns e se apresentado em vários clubes, inclusive na Riviera Francesa. Casou-se apenas uma vez, com a atriz Marjorie Hoshelle. Tiveram duas filhas, Jamie e Dana, mas a união acabou em divórcio em 1959. Chandler faleceu cedo, com apenas quarenta e dois anos, devido a uma septicemia que se seguiu a uma cirurgia de hérnia de disco, adquirida enquanto filmava nas Filipinas o drama de guerra Merrill's Marauders (1962)
Nenhum comentário:
Postar um comentário