terça-feira, 2 de maio de 2017

548


Título original:Erode il grande 
Título no Brasil:Herodes o Grande
Gênero:Épico
Colorido
Legendado
Ano de produção:1959
Duração:93 minutos

Sinopse:Quando Herodes, o rei da Judéia, é aprisionado pelos romanos, seu fiel tenente Aaron assume o comando de seu povo. Convencido que Herodes foi morto pelos inimigos, Aaron tenta cumprir sua promessa de matar a rainha, caso algo drástico acontecesse com seu amigo. Ele, entretanto, conduz a mulher através do deserto, em busca de um esconderijo seguro para mantê-la viva. Herodes é poupado por Augustus e retorna ao seu palácio, onde descobre que Aaron desapareceu com a rainha e acredita ter sido traído. Grandioso épico filmado no sistema Totalscope, com direção e roteiro de Viktor Tourjansky, cineasta ucraniano que assina sob pseudônimo. A bela Sylvia Lopez, modelo da revista Vogue transformada em atriz, aparece no papel de Miriam. A seguir ela faria a vilã em "Hércules e a Rainha da Lídia" (1959), falecendo prematuramente, vítima de leucemia. O britânico Edmund Purdom interpreta Herodes, num de seus muitos papéis heróicos, ao lado de Alberto Lupo, que faria a seguir "O Gigante de Maraton" (1960).

Biografia de Edmund Purdom  
Edmund Anthony Cutlar Purdom (19 de dezembro de 1924 - 1 de janeiro de 2009) foi um ator britânico. Ele trabalhou primeiro no palco na Grã-Bretanha, executando vários trabalhos de Shakespeare , depois na América na Broadway , até chegar a Hollywood , e eventualmente passou o resto de sua vida aparecendo no cinema italiano . Ele é talvez mais conhecido por seu papel de protagonista no épico histórico de 1954, The Egyptian . Sua filha Lilan Purdom tornou-se jornalista do canal de televisão francês TF1. Ao assumir papéis importantes de Mario Lanza e Marlon Brando , Purdom ficou conhecido em meados da década de 1950 como "The Replacement Star".Nasceu em Welwyn Garden City , Hertfordshire , Inglaterra, e foi educado na St. Augustine's Abbey School, em Ramsgate , Kent , depois pelos jesuítas da St. Ignatius Grammar School e Welwyn Garden City Grammar School.Ele começou sua carreira de ator em 1946, juntando-se ao Northampton Repertory Company, aparecendo em produções que incluíam Romeo e Julieta e The Imaginary Invalid de Molière . Seguido por dois anos de serviço militar, onde ele se juntou ao Pool de Artistas do Exército. Ele então se juntou ao Royal Shakespeare Theatre em Stratford-upon-Avon por duas temporadas. Ele foi visto por Laurence Olivier, que ofereceu a Purdom uma chance de fazer uma turnê nos EUA. Sua boa aparência chamou a atenção de Hollywood . A Warner Bros queria testá-lo e lhe ofereceu um adiantamento de US $ 600 para ir a Hollywood. Ele fez um teste de tela dirigido por Michael Curtiz de uma cena do Force of Arms, mas Warners não estava interessado. Porque Purdom tinha deixado o seu jogo, ele não teve a tarifa para retornar à Grã-Bretanha, então ele decidiu ficar em Hollywood. 
A Universal testou-o para a parte do irmão da protagonista em The Mississippi Gambler, mas decidiu que ele era muito britânico. A 20th Century Fox o testou para um papel em My Cousin Rachel . A MGM ofereceu-lhe um pequeno papel no Rhapsody , que ele recusou para trabalhar na Warner Bros., mas a Warner perdeu o interesse por ele. 
"Eu estava tão falido", lembrou Purdom, "que eu não podia pagar a conta do médico quando minha filha nasceu. Eu não tinha dinheiro para a passagem de ônibus. Tive que andar de estúdio em estúdio à procura de emprego. fomos despejados por não pagar o aluguel ".Ele conseguiu um pequeno papel em Júlio César na MGM. George Cukor recomendou-o a Charles Brackett para o pequeno papel de Charles Lightoller em Titanic (1953). Isso trouxe a Purdom a atenção de executivos da MGM que o assinaram para um contrato de longo prazo. Mario Lanza foi demitido do papel principal em uma nova versão de The Student Prince (1954). Lilian Burns sugeriu Purdom para o papel, e ele fez um teste bem sucedido dirigido por George Sidney .  Ele foi lançado em frente a Ann Blyth . O filme foi dirigido por Richard Thorpe . Purpurina com a voz de Lanza cantando. Ele foi escolhido por John Derek , John Cassavetes e Cameron Mitchell . 
O chefe de produção da MGM, Dore Schary, anunciou que construiria a Purdom como uma estrela.  Ele foi escalado em três filmes: outro musical da MGM, Athena ; o papel-título na epopéia bíblica The Prodigal , a produção mais generosa da MGM de 1955, contracenando com Lana Turner ; e o fanfarrão The King's Thief (1955), em um papel originalmente destinado a Stewart Granger . Houve também alguma conversa que ele iria aparecer no remake de Ben Hur . 
O Príncipe Estudante foi libertado e se tornou um sucesso. Purdom foi chamado de "a nova estrela mais promissora de Hollywood".  Hedda Hopper chamou Purdom de "a figura mais surpreendente e notável deste ano em Hollywood ... um ótimo ator na grande tradição romântica".Schary depois escreveu em suas memórias que "as gravações de Lanza foram o ingrediente principal para o sucesso do filme, e que o sucesso foi para a cabeça de Purdom. Ele acreditava que ele era o responsável pelo resultado feliz. Ele pediu um novo contrato. Nós negamos." para um lançamento. Nós garantimos. " 
Outro fator contribuinte pode ter sido que, enquanto The Student Prince tinha sido um sucesso, The Egyptian era uma decepção de bilheteria . Atena , O Pródigo e O Ladrão do Rei foram todos fracassados.
Houve mais publicidade ruim quando ele teve um caso com Linda Christian (quando ela era casada com Tyrone Power ) levando-o a se divorciar de sua primeira esposa. A separação foi amarga e pública, sua esposa mais tarde processando-o por apoio à criança.  Purdom argumentou para uma redução no apoio à criança, já que ele não tinha mais seu contrato de MGM no valor de US $ 40.000 por ano. Ele disse ao tribunal que o renegociou para procurar mais dinheiro por freelancer e que estava endividado por US $ 11.500. Ele disse que a MGM tem uma opção em seus serviços para três filmes ao longo de três anos. "É meu maior desejo voltar para a frente da câmera no momento", disse ele. 
Ele foi anunciado para Loser Takes All (1956), mas não apareceu no filme final. 
Para os artistas aliados , Purdom fez Strange Intruder (1956) com Ida Lupino . Em 1957, ele se casou novamente com Alicia Darr, que mais tarde entrou em uma briga com Christian.  Ele continuou a ser processado por dívidas por sua ex-mulher e seus advogados. 
Retornou para a Broadway, aparecendo em Child of Fortune , uma adaptação de Wings of the Dove , para Jed Harris . Brooks Atkinson, do New York Times, disse que Purdom "desempenha o papel do pretendente infiel como um cavalheiro cultivado, mas seu estilo é pesado". A peça não teve um longo prazo. 
Ele se casou pela segunda vez, depois entrou na televisão, estrelando como Marco del Monte em Sword of Freedom (1958) (também conhecido como Marco, o Magnífico ), um fanfarrão feito para a ITC Entertainment na Itália.Purdom permaneceu na Itália, onde a indústria cinematográfica estava crescendo. Seus filmes incluíram Herodes, o Grande (1959), Os Cossacos (1960), Os Amores de Salambo (1960), Suleiman , o Conquistador (1961) e Nefertiti, Rainha do Nilo (1961). Ele também trabalhou ocasionalmente na Inglaterra em filmes como Málaga (1960) e The Comedy Man (1964).
Em 1962, ele disse: "Eu não suportava Hollywood. As pessoas, seu status, símbolos e imagem pública eram demais. Eu saí. Talvez eu devesse ter sido mais paciente". Hedda Hopper escreveu em resposta a isto, "a verdade é que ele fez o seu melhor para se tornar uma estrela aqui, mas ele não chegou à nota - mesmo com a voz de Mario Lanza; mas ele saiu em sua esposa e família e começou Estou andando com Linda Christian, aposto que ele voltará pulando se alguém entortar um dedo. 
Ele acabou se casando com Christian em 1962, mas eles se divorciaram no ano seguinte. 
Ele continuou a trabalhar extensivamente em filmes B italianos, na televisão e como dublador de voz por muitos anos (gravação de diálogos traduzidos do italiano para o inglês para vendas de filmes italianos em países de língua inglesa).
Ele também teve papéis em filmes de TV e minissérie, como Sophia Loren: sua própria história (como Vittorio De Sica ) e The Winds of War . Em 1984, dirigiu seu primeiro e único filme, Don't Open till Christmas .
Ele também foi muito ativo como engenheiro de gravação de música, incluindo trabalhos nas trilhas sonoras de filmes como A Bíblia: No Início ... , assim como muitos concertos de música clássica em Florença e Viena . Ele também é creditado por conceber uma técnica de transferência de som mono para estéreo.
Ele narrou um popular documentário curto sobre a vida do Padre Pio . Ele também narrou o documentário cristão, 7 Signs of Christ's Return . 
Purdom morreu de insuficiência cardíaca em 1 de janeiro de 2009, em Roma.






Nenhum comentário:

Postar um comentário