Título original:Arena
Título no Brasil:Circo da Morte
Gênero:Drama / Faroeste
Colorido
Legendado
Ano de produção:1953
Duração:83 minutos
Elenco completo:Gig Young
/ Jean Hagen
/ Polly Bergen
/ Harry Morgan
/ Barbara Lawrence
/ Robert Horton
/ Lee Aaker
/ Lee Van Cleef
/ Marilee Phelps
/ Jim Hayward
/ George Wallace
/ Stuart Randall
/ Morris Ankrum
Sinopse:O casamento de um competidor de rodeios está em vias de se dissolver
devido ao esporte.
Biografia de Gig Young
Gig Young (nascido Byron Elsworth Barr ; 4 de novembro de 1913 - 19 de outubro de 1978) foi um ator americano de cinema, teatro e teatro. Ele ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em They Shoot Horses, Don't They? (1969). Em 1978, ele cometeu suicídio, depois de assassinar sua esposa.Nascido Byron Elsworth Barr em St. Cloud, Minnesota , ele e seus irmãos mais velhos foram criados por seus pais, John e Emma Barr, em Washington, DC inicialmente. Seu pai era um chef reformatório.
Quando ele tinha seis anos, sua família se mudou de volta para sua cidade natal de Waynesville, Carolina do Norte , onde ele foi criado. Ele retornou a Washington e frequentou a McKinley High School .Ele desenvolveu uma paixão pelo teatro enquanto aparecia em peças do ensino médio.
Depois de se formar no colegial, trabalhou como vendedor de carros
usados e estudou atuar à noite na escola Phil Hayden Theatre. Ele se mudou para Hollywood quando um amigo lhe ofereceu uma carona se ele pagasse metade do gás. Depois de alguma experiência amadora, ele solicitou e recebeu uma bolsa de estudos para o aclamado Pasadena Playhouse . "Eu tinha dois empregos para me apoiar, nunca descansava, mas foi um ótimo treinamento e quando consegui o papel na Warner Bros., eu estava pronto para isso", disse ele.
Barr fez aparições antecipadas em Misbehaving Husbands (1940), creditado como "Byron Barr", e no curto Here Comes the Cavalry (1941).
Enquanto atuava em Pancho , uma peça sul-da-fronteira de Lowell Barrington, ele e o ator principal da peça, George Reeves , foram vistos por um caçador de talentos da Warner Brothers . Ambos os atores foram contratados para apoiar os contratos dos jogadores com o estúdio.Seus primeiros trabalhos não foram creditados ou como Byron Barr (não confundir com outro ator com o mesmo nome, Byron Barr ) ou Byron Fleming. Incluiu aparições no sargento York (1941), Dive Bomber (1941), Navy Blues (1941) e One Foot in Heaven (1941). Barr teve um papel maior em um curto, Os tanques estão chegando (1941), que foi nomeado para um Oscar.
Ele também estava em Eles morreram com suas botas em 1941 e você está no exército agora (1941). Ele tinha uma parte pouco creditada e quase invisível, em sua voz distinta, ele tinha uma linha, "Como está o gelo?", No filme de Bette Davis , O homem que veio para o jantar . Ele também estava em Captains of the Clouds (1942) e The Male Animal (1942). Warners emprestou-o a Fox para The Mad Martindales (1942).Seis meses após o seu contrato Warners, ele foi dado seu primeiro papel notável em um longa metragem no filme de 1942, The Gay Sisters - escrito por Stephen Longstreet (1907-2002) - como um personagem chamado "Gig Young". Os cartões de pré-estréia elogiaram o ator "Gig Young" e o estúdio determinou que "Gig Young" deveria se tornar o nome de Pal e profissional de Barr.
Ele admite ter "alguma hesitação ... mas eu ponderei as desvantagens contra as vantagens de tê-lo preso indelevelmente na mente do público. Não haveria confusão com algum outro ator chamado Gig".
Suas partes começaram a melhorar: um co-piloto na Força Aérea de Howard Hawks (1943); e o interesse amoroso de Bette Davis em Old Acquaintance (1943).
Young fez uma pausa em sua carreira cinematográfica e se alistou na Guarda Costeira dos Estados Unidos em 1941, onde serviu como companheiro de farmacêutico até o final da Segunda Guerra Mundial , servindo em uma zona de combate no Pacífico.
No retorno de Young da guerra, ele foi escalado como rival de Errol Flynn para Eleanor Parker em Escape Me Never (1947). O filme foi dirigido por Peter Godfrey, que também dirigiu Young e Parker em The Woman in White (1948), após o qual ele deixou a Warners, descontente com seu salário.Young começou a trabalhar como freelancer em vários estúdios, conseguindo um contrato com a Columbia Pictures antes de voltar a ser freelancer. Ele passou a ser considerado como um popular e simpático segundo ator, interpretando os irmãos ou amigos dos personagens principais.
Em uma entrevista de 1966, ele disse: "Sempre que você joga uma segunda vantagem e perde a garota, você tem que fazer a sua parte interessante, mas não competir com o protagonista. Há poucas grandes pistas nesse negócio. É mais fácil jogar uma liderança "Você pode fazer o que quiser. Se eu sou bom, sempre significa que o protagonista foi generoso."
Young era Porthos no imensamente popular The Three Musketeers (1948), da MGM . Em seguida, ele apoiou John Wayne em Wake of the Red Witch (1948) na Republic Pictures e Glenn Ford em Lust for Gold (1949).
Young ficou na Columbia para apoiar Rosalind Russell e Robert Cummings em Tell It to the Judge (1949).
Young começou a aparecer na TV em shows como The Silver Theatre , Pulitzer Prize Playhouse e The Bigelow Theatre .
Young teve sua primeira participação em um longa-metragem na RKO em Hunt the Man Down (1951), um filme noir. Ele voltou a apoiar papéis para o Target Unknown (1951), um filme de guerra na Universal; e apenas o valente (1951), um Gregory Peck western.
Ele foi segundo faturado em uma RKO Western, Slaughter Trail (1951).Young recebeu aclamação da crítica por seu trabalho dramático como alcoólatra no filme de 1951 Come Fill the Cup com James Cagney , de volta à Warner Brothers. Ele foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante. Mais tarde, Young atribuiu a Cagney grande parte do crédito por seu desempenho. Young apoiou Van Johnson na comédia da MGM Too Young to Kiss (1952), que o estúdio gostou tanto que o assinaram com um contrato. Depois de apoiar Peter Lawford em You for Me (1952). A MGM promoveu-o ao protagonista de Holiday for Sinners (1952), mas o filme foi um fracasso de bilheteria.
Mais popular foi The Girl Who Had Everything (1953), onde Young perdeu Elizabeth Taylor para Fernando Lamas .
A MGM emprestou Young à Republic Pictures para City That Never Sleeps (1953), onde ele teve o papel de protagonista. Martin Scorsese selecionou o filme para abrir uma retrospectiva da Republic Pictures que ele havia curado, citando a incrível energia e criatividade do filme em sua introdução no Museu de Arte Moderna de Nova York em 2018.
De volta à MGM, Young tinha a liderança em um 3-D Western, Arena (1953), que foi um sucesso. Ele foi o segundo protagonista masculino novamente - para Michael Wilding - no veículo Torch Song de Joan Crawford (1953). Então ele saiu da MGM. "Eu toquei partes terríveis lá", ele disse mais tarde. Ele decidiu se mudar para Nova York.Young afirma que raramente se apresentava em comédias até aparecer na Broadway em Oh Men! Oh mulheres! (1953-1954), que teve 382 apresentações. Young lembrou: "Foi um grande sucesso, mas nunca ajudou a mudar meu estilo em Hollywood por um bom tempo. Eu ainda tocava partes maçantes e sérias como o irmão de Errol Flynn. No entanto, na Broadway, eles não me ofereceram nada além de comédias."
Durante esse tempo, Young apareceu em programas de TV filmados em Nova York, como Robert Montgomery Presents , Schlitz Playhouse , Producers 'Showcase e Lux Video Theater .Quando Oh Men! terminou sua corrida, Young voltou para a Warner Bros onde perdeu Doris Day para Frank Sinatra em Young at Heart (1955).
Em 1955, Young tornou-se o apresentador da Warner Bros. Presents , um título abrangente para três séries de televisão ( Casablanca , Kings Row e Cheyenne ) que foi ao ar durante a temporada de 1955-1956 na ABC Television .
Ele desempenhou um papel de apoio no mesmo ano no thriller de Humphrey Bogart, The Desperate Hours .
Young também é lembrado por muitos fãs de James Dean pela entrevista sobre segurança de condução feita pouco antes do acidente fatal de Dean em setembro de 1955. Dean usa uma roupa de cowboy enquanto joga com um laço e aconselha o público a dirigir com cuidado.
Depois de aparecer em Teahouse of the August Moon em Nova York, Young retornou a Hollywood para perder Katharine Hepburn para Spencer Tracy em Desk Set (1957). Ele continuou a aparecer na TV em programas como The United States Steel Hour , Climax! , Goodyear Theater e Studio One em Hollywood (este último estrelado por Elizabeth Montgomery , com quem se casou em 1956. Ele ganhou Young uma segunda indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. "Este homem mudou minha imagem daquela peça", disse Young.
Young foi prontamente reunido com Day em outra comédia, The Tunnel of Love (1959), embora ainda fosse o segundo protagonista masculino - a Richard Widmark . Na MGM ele perdeu Shirley MacLaine para David Niven em Ask Any Girl (1959).
Young teve uma mudança de ritmo em um drama de Clifford Odets , The Story on Page One (1959), embora ele ainda fosse o segundo líder, para Anthony Franciosa.
Na TV, ele estava no episódio " Walking Distance " de The Twilight Zone e teve algumas partes excelentes - todas masculinas - em adaptações de TV de The Philadelphia Story (1959), O Príncipe e o Indivíduo , Ninotchka (1960) e The Spiral Staircase. (1961).
Young retornou à Broadway com Under the Yum-Yum Tree (1960-61), que teve 173 apresentações decentes.
Ele foi anunciado para Boys Night Out (1962) , mas não apareceu no filme final. Ele estaria em Drink to Me Only com Pat Boone e Clifton Webb para Vincent Sherman, mas não foi feito.
Em vez disso, Young fez outro filme com Day, That Touch of Mink (1962), interpretando o melhor amigo de Cary Grant . Ele foi o promotor de boxe de Elvis Presley em Kid Galahad (1962), e perdeu Sophia Loren para Anthony Perkins em Five Miles to Midnight (1962). Depois de apoiar Kirk Douglas em For Love or Money (1963), ele recebeu uma rara liderança masculina no A Ticklish Affair da MGM (1963), como o interesse amoroso de Shirley Jones .
Ele estrelou em The Alfred Hitchcock Hour e Kraft Suspense Theatre .Na série de 1964-65 da NBC , The Rogues , ele compartilhou as aparências de forma rotativa com David Niven e Charles Boyer . Foi um dos papéis favoritos de Young, junto com Come to the Cup , Teacher's Pet e They Shoot Horses Don't They . Mais tarde, ele disse: "Eu adorei, o público adorou, só a NBC não gostou".
Young saiu em turnê com uma produção de The Music Man , seu primeiro musical de palco.
Young apoiado Rock Hudson na comédia Strange Bedfellows (1965), em seguida, teve a liderança em um filme de terror britânico, The Shuttered Room (1967).
Ele estrelou em um filme de TV, Companions in Nightmare (1968) e teve um retorno bem-sucedido à Broadway, na comédia de sucesso Há uma garota na minha sopa (1967-1968), que teve 322 apresentações.Young ganhou o Oscar por seu papel como Rocky, o emcee e promotor da maratona de dança no filme de 1969 They Shoot Horses, Don't They? . Young foi impingido em Sydney Pollack pelo chefe da ABC Pictures, Marty Baum, ex-agente de Young.
De acordo com sua quarta esposa, Elaine Williams, "O que ele estava sofrendo, quando ele subiu para pegar seu Oscar, foi um papel em seu próprio filme - um que eles poderiam finalmente chamar de 'um filme de Gig Young'." Para Young, o Oscar foi literalmente o beijo da morte, o fim da linha ".
O próprio jovem dissera a Louella Parsons , depois de não ter conseguido vencer em 1951, "tantas pessoas que foram nomeadas para um Oscar tiveram azar depois". No entanto, na época, Young chamou o Oscar de "o maior momento de sua vida".
Young teve uma boa parte no popular Lovers and Other Strangers (1970), também da ABC Pictures, e fez uma turnê em Nobody Loves an Albatross (1970) no estoque de verão. Ele estava no filme de TV The Neon Ceiling (1971), seu desempenho lhe valendo um Emmy. Um perfil de Young nessa época dizia "que a imagem bem estabelecida do encadernador embriagado Gig toca dentro e fora da câmera engana você. Aquela armadura envolve um intenso artista dedicado, constantemente envolvido com sua profissão." Ele desmaiou no set do filme de comédia Blazing Saddles durante seu primeiro dia de filmagem devido à retirada do álcool , e foi demitido.
Ele teve um papel de apoio em Bring Me the Head de Alfredo Garcia (1974), um filme de ação de Sam Peckinpah ; e estava em um filme de terror A Black Ribbon for Deborah (1974). Ele esteve em alguns filmes de TV The Great Ice Rip-Off (1974) e The Turning Point de Jim Malloy (1975); então Peckinpah o usou novamente em The Killer Elite (1975).Young foi um dos vários nomes em The Hindenburg (1975). Ele estrelou em McCloud , teve um papel de apoio em Sherlock Holmes em Nova York (1976) e uma parte semi-regular na série de TV Gibbsville (1976-1977), baseado no filme The Turning Point of Jim Malloy .
Young teve um papel principal em um piloto de TV Gene Roddenberry que não foi para a série, Specter (1977).
Seu último papel foi no filme de 1978, Game of Death , lançado quase seis anos depois que o astro do filme, Bruce Lee , morreu durante a produção em 1973.
Seu primeiro casamento com Sheila Stapler, uma colega de Pasadena Playhouse, durou sete anos, terminando em 1947. "Nós éramos jovens demais, não poderia ter durado", disse ele mais tarde.
Em 1950, ele se casou com Sophie Rosenstein, a treinadora de drama residente da Paramount , que foi vários anos mais jovem que Young. Ela logo foi diagnosticada com câncer , e morreu pouco menos de dois anos após o casamento do casal.
Após sua morte, foi revelado que Young estava noiva da atriz Elaine Stritch .
Young conheceu a atriz Elizabeth Montgomery depois que ela apareceu em um episódio da Warner Bros. Presents em 1956, e os dois se casaram no final daquele ano. Em 1963, Montgomery se divorciou de Young por causa de seu alcoolismo.
Young casou-se com sua quarta esposa, a agente imobiliária Elaine Williams, nove meses após seu divórcio de Montgomery ser final. Williams estava grávida do filho de Young na época e deu à luz seu único filho, Jennifer, em abril de 1964. Depois de três anos de casamento, o casal se divorciou. Durante uma batalha legal sobre o apoio à criança com Williams, Young negou que Jennifer fosse seu filho biológico. Após cinco anos de batalhas judiciais, Young perdeu seu caso.
Em 27 de setembro de 1978, Young, 64 anos, casou-se com sua quinta esposa, uma editora de revista alemã de 31 anos chamada Kim Schmidt. Ele conheceu Schmidt em Hong Kong enquanto trabalhava em Game of Death .Em 19 de outubro de 1978, três semanas após seu casamento com Schmidt, o casal foi encontrado morto em casa em seu apartamento em Manhattan . A polícia teorizou que Young atirou em sua esposa e depois virou a arma contra si mesmo. Um motivo para o assassinato do suicídio nunca foi esclarecido.
A polícia disse que havia um diário aberto para 27 de setembro com "nos casamos hoje" escrito nele. O casal parece ter morrido por volta das 14h30 e seus corpos foram encontrados cinco horas depois.
Young estava ao mesmo tempo sob os cuidados do psicólogo e psicoterapeuta Eugene Landy , que mais tarde teria sua licença médica profissional da Califórnia revogada em meio a acusações de violações éticas e má conduta de pacientes.
Os restos mortais de Young foram levados para Beverly Hills para o seu funeral.
Young foi enterrado no Cemitério Green Hill, em Waynesville, Carolina do Norte, na trama de sua família, junto com seus pais, irmãos e um tio. O testamento de Young, que cobria uma propriedade de US $ 200 mil, deixou seu Oscar para seu agente, Martin Baum e a esposa de Baum, Bernice; no entanto, a filha de Young, Jennifer, lançou uma campanha no início de 1990 para obter o prêmio de volta de seu agente, e fechou um acordo que ela receberia o prêmio de volta após a morte do agente, que ocorreu em 2010.
Por sua contribuição para a indústria da televisão, Young tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em 6821 Hollywood Boulevard .
Nenhum comentário:
Postar um comentário