Título original:Great Guns
Título no Brasil:Bucha Para Canhão
Gênero:Comédia
Preto e branco
Dublado
Ano de produção:1941
Duração:74 minutos
Elenco completo:Stan Laurel
/ Oliver Hardy
( O Gordo e o Magro ) Sheila Ryan
/ Dick Nelson
/ Edmund MacDonald
/ Charles Trowbridge
/ Ludwig Stössel
/ Kane Richmond
/ Mae Marsh
/ Ethel Griffies
/ Paul Harvey
/ Charles Arnt
/ Pierre Watkin
/ Russell Hicks
/ Irving Bacon
Sinopse:No primeiro filme
de Laurel e Hardy para a Twentieth Century Fox, eles interpretam o
mordomo e o chofer de um rico e mimado rapaz Dan Forrester (Dick
Nelson), que é recrutado pelo exército. Convencidos de que o jovem Dan
não pode viver sem eles, Laurel e Hardyse alistam, apesar de sua falta
de habilidade. Quando o rapaz se apaixona pela proprietária da loja de
fotos, Ginger Hammond (Sheila Ryan), Laurel e Hardy têm certeza de que
ela quer dar o golpe do baú e dão tudo de si para sabotar o romance.
Biografia de O Gordo e o Magro ( Stan Laurel
/ Oliver Hardy
)
Stan Laurel, cujo nome de batismo é Arthur Stanley Jefferson (Ulverston, 16 de junho de 1890 — Santa Mônica, 23 de fevereiro de 1965), foi um ator cômico, escritor e realizador inglês, radicado nos Estados Unidos. Tornou-se famoso principalmente por seu trabalho com Oliver Hardy, com o qual formou a dupla cômica Laurel & Hardy (conhecida no Brasil como O Gordo e o Magro, e em Portugal como Bucha e Estica).
Filho de Madge Metcalfe e de Arthur Jefferson, um empresário teatral, Stan estreou no palco após completar seus estudos na King James Gramar School, em Bishop Auckland, na The King's School, em Tynemouth, e por um tempo na Rutherglen Academy. Sua primeira performance foi no Britannia Panopticon, em Glasgow, Escócia, aos 16 anos de idade.
Viajou com várias companhias de teatro pelo país, até entrar na “trupe” de Fred Karno, em 1910, da qual fazia parte Charles Chaplin. Chegou a ser “substituto” de Chaplin numa pantomima, "Mumming Bird", a qual foi levada por Karno para os Estados Unidos, sob o título “A Night at an English Music Hall”.
Stan conheceu então Mae Dahlberg, que exerceria grande influência em sua vida. Stan, que até então era creditado como Stan Jefferson, adotou o nome Laurel, por sugestão de Mae, que trabalhou com ele em seu primeiro filme, “Nuts in May”, em 1917, uma produção independente de Adolph Ramish, assinando contrato com a Universal. Ele e Mae jamais casaram, mas chegaram a viver um tempo maritalmente, e em muitos filmes foi creditada como "Mae Laurel".
A partir dessa época, Stan trabalhou como “free lance” para vários estúdios, e entre seus trabalhos estava “Lucky Dog”, na qual Oliver Hardy participava num pequeno papel. Essa foi a primeira vez que trabalharam juntos. Seu nome passou a ser conhecido com as paródias de filmes populares feitas na época, entre elas “The Soilers” e “Under Two Jags”, em 1920, “Mud and Sand” em 1922, e “Dr. Prycle and Mr. Pryde”, em 1925.
Em 1924, Stan assinou um contrato com Joe Rock, para doze comédias, mas uma das cláusulas estipulava que Dahlberg não poderia aparecer em nenhum de seus filmes. Em 1925, julgando que Dahlberg estava interferindo na carreira de Stan, Rock ofereceu a ela uma passagem só de ida para a Austrália, e aceitou, separando-se definitivamente de Laurel.
A partir de 1926, Laurel passou a trabalhar definitivamente com Hal Roach, como “gagman” e diretor. Em 1927, no Hal Roach Studios, Stan trabalhou em “Slipping Wives”, ao lado de Oliver Hardy, sendo sua primeira vez propositadamente juntos. O diretor supervisor do Roach Studios, Leo McCarey, observou em uma apresentação a reação da audiência, e começou a colocá-los juntos, criando assim a mais famosa dupla de humoristas da história do cinema. A partir de então, os dois foram se destacando, e a dupla “O Gordo e o Magro” foi se constituindo, com a estreia oficial em 1927, com “Putting Pants on Philip”.
Durante os anos 30, Laurel esteve envolvido em uma disputa com Hal Roach, tendo o seu contrato terminado. Posteriormente, retornou para o Roach Studio. Após muitos filmes com Roach, os dois, em 1940, formaram companhia própria, a Laurel and Hardy Feature Productions, mas não fizeram filmes, e sim excursionaram pelo país com o show “The Laurel and Hardy Revue”.
Posteriormente a dupla fez filmes para a 20th Century Fox, MGM e finalmente fez “Atoll K” (“A Ilha da Bagunça”), para produtoras europeias, em 1950, encerrando sua carreira.
Ao todo, fizeram cerca de 106 filmes juntos, sendo 40 curta-metragens sonoros, 32 curta-metragens no cinema-mudo, 23 longa-metragens, e 11 filmes como convidados. Stan esteve envolvido, no total, em cerca de 190 filmes.
Em 1926, Stan casou pela primeira vez, com Lois Nielson; posteriormente, casou mais três vezes. Em 1928, Stan teve uma filha com Lois, que recebeu o mesmo nome da mãe. Stan teve também um filho, que morreu dez dias após nascer, em 1930
Laurel posteriromente se divorciou de Lois e casou com Virginia Ruth Rogers em 1935, e em 1938, divorciou-se para casar com Vera Ivanova Shuvalova ("Illeana"). Em 1941, voltou a casar com Virginia Ruth Rogers. Laurel foi casado, na realidade, oito vezes, mas com quatro mulheres.
Um boato dizia que Clint Eastwood seria seu filho. Isso é não é verdade, embora o rosto dos dois tenha semelhança. Eastwood afirma que este assunto é passado, mas que às vezes a lenda ressurge.
Em maio de 1954, Hardy teve um infarto do miocárdio; em 1955, Hardy e Laurel planejavam fazer a série de TV Laurel and Hardy's Fabulous Fables, mas Laurel teve um AVC. Hardy teve um AVC em 15 de setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por vários meses, sem falar e se mover.
Em 7 de agosto de 1957, Oliver Hardy morreu. Laurel não compareceu ao seu funeral, dizendo que "Babe (Oliver) entenderia". Laurel decidiu, a partir de então, não mais trabalhar sem o seu amigo de tanto tempo, e passou a escrever para comédias. Os amigos diziam que Laurel ficara totalmente arrasado após a morte de Hardy, sem nunca ter se recuperado.
Stan Laurel viveu seus últimos anos em um apartamento no Oceana Hotel, em Santa Mônica. Jerry Lewis era um dos muitos comediantes que o visitavam, aproveitando suas sugestões para a produção de The Bellboy (1960). Stan nunca mais atuou em nenhum filme após a morte de Oliver Hardy. Dizia que não suportaria entrar em um set de filmagem e não encontrar mais o seu amigo de mais de três décadas.
Faleceu vítima de um ataque cardíaco, aos 74 anos. Seu corpo está enterrado no Forest Lawn Memorial Park, em Los Angeles.
Oliver Hardy (Harlem, 18 de janeiro de 1892 – Los Angeles, 7 de agosto de 1957) foi um ator cômico estadunidense que formou, ao lado de Stan Laurel, a famosa dupla Laurel & Hardy (conhecida no Brasil como "O Gordo e o Magro", e em Portugal como "Bucha e Estica"), que atuou desde a época do cinema mudo até a sua morte em 1957.
Seu pai, Oliver, era veterano dos Estados Confederados da América, tendo sido ferido na Batalha de Antietam, em setembro de 1862. Após sua baixa, Oliver Hardy foi eleito Tax Collector pelo condado de Columbia. Sua mãe, Emily Norvell, filha de Thomas Benjamin Norvell e Mary Freeman, era descendente do Capitão Hugh Norvell de Williamsburg, Virgínia. Sua família chegou à Virgínia antes de 1635, e o casamento de Oliver (o terceiro) e Emily, que era viúva, foi em 12 de março de 1890.
A família se mudou para Madison em 1891, antes do nascimento de Norvell. É provável que tenha nascido em Harlem, apesar de algumas fontes darem como seu local de nascimento a cidade de sua mãe, Covington. Seu pai morreu um ano após Norvell nascer, e era o mais novo de cinco filhos.
Sua mãe tentou com que Hardy frequentasse a University of Georgia, em 1912, para estudar leis, mas não há comprovação de que ele tenha feito isso.
Hardy foi para a Milledgeville Military Academy e, aos 13 anos, para a Young Harris College, no norte da Geórgia. Desde cedo Hardy mostrava interesse por música e teatro, e participou de um grupo teatral; sua mãe reconheceu seu talento musical, e o enviou para Atlanta, com o objetivo de estudar música e canto com o professor Adolf Dahm Patterson, mas Hardy eventualmente cantava no Alcazar Theater, um cinema, decidindo depois voltar para Milledgeville.
Em 1910, Hardy começou a se apresentar como "Oliver Norvell Hardy", sendo que o primeiro nome era um tributo ao seu pai. Ele aparece com esse nome no censo de 1910, e a partir de então passa a usar o nome Oliver Hardy.
Em 1910, um cine-teatro foi aberto na cidade de Milledgeville, onde morava Hardy, e ele começou a trabalhar em várias funções: projeção, bilheteria, gerência. Tornou-se obsessivamente interessado na indústria do cinema, e um amigo sugeriu que fosse para Jacksonville, Flórida, onde estavam sendo feitos alguns filmes. Durante o ano de 1913, Hardy cantava em um cabaret à noite, e trabalhava no Lubin Studios durante o dia. Nessa época, casou com sua primeira esposa, a pianista Madelyn Saloshin.
Em 1914, fez seu primeiro filme, Outwitting Dad, para a Lubin Studios. Foi creditado como O. N. Hardy; na sua vida pessoal, porém, era conhecido como “Babe” Hardy, um apelido que tinha lhe sido dado por um barbeiro italiano. Em muitos dos filmes da Lubin, ele foi creditado como “Babe Hardy”.
Em 1915, Hardy já fizera 50 filmes curtos para a Lubin Studios. Posteriormente, mudou-se para Nova York e fez filmes para a Pathé, Casino e Edison Studios. Voltou depois a Jacksonville, Flórida e fez filmes para Vim and King Bee Studios. Trabalhou com Charlie Chaplin e com a atriz de comédias Ethel Burton Palmer, durante esse tempo. Em 1917, Oliver Hardy se mudou para Los Angeles, trabalhando de free-lancer para alguns estúdios de Hollywood.
Trabalhou depois em The Lucky Dog, produzido por G.M. (“Broncho Billy”) Anderson e estrelando um jovem ator britânico chamado Stan Laurel. Foi a primeira vez que Laurel e Hardy trabalharam juntos.
Entre 1918 e 1923, Oliver Hardy fez mais de 40 filmes para a Vitagraph, ao lado de Larry Semon. Em 1919, separou-se de sua esposa, e em 1921, casou com a atriz Myrtle Reeves. O casamento não foi feliz, e Hardy eventualmente começou a beber.
Em 1924, Hardy começou a trabalhar para a Hal Roach Studios com os filmes da série Our Gang e com Charley Chase. Em 1925, ele fez o filme Yes, Yes, Nanette!, estrelando James Finlayson, que mais tarde faria muitos papéis característicos nos filmes de Laurel and Hardy. O filme foi dirigido por Stan Laurel.
Em 1926, Hardy foi chamado para Get’Em Young, mas foi hospitalizado após uma queimadura, e Laurel foi recrutado para o filme. Posteriormente, Laurel e Hardy apareceram num mesmo filme, 45 Minutes from Hollywood, interagindo em algumas cenas.
Em 1927, Laurel e Hardy apareceram juntos em Slipping Wives, Duck Soup e With Love and Hisses. O diretor supervisor do Roach Studios, Leo McCarey, observou em uma apresentação a reação da platéia, e começou a colocá-los juntos, criando assim a mais famosa dupla de humoristas da história do cinema.
Em 1936, a vida pessoal de Hardy sofreu um golpe, ao se divorciar de Myrtle. Enquanto esperava a resolução de problemas contratuais entre Stan Laurel e Hal Roach, Hardy fez Zenobia com Harry Langdon. A dupla foi convidada, posteriormente, pela General Services Studio para fazer The Flying Deuces. Enquanto faziam o filme, Hardy se apaixonou por Virginia Lucille Jones, com quem casou em seguida.
Após muitos filmes com Roach, os dois, em 1940, formaram companhia própria, a Laurel and Hardy Feature Productions, mas não fizeram filmes, e sim excursionaram pelo país com o show “The Laurel and Hardy Revue”.
Em 1949, John Wayne, amigo de Hardy, convidou-o a participar do filme The Fighting Kentuckian; inicialmente hesitante, Hardy aceitou. Posteriormente, Frank Capra o convidou para Riding High, com Bing Crosby, em 1950.
Posteriormente, a dupla fez filmes para a 20th Century Fox, MGM e finalmente fez “Atoll K” (“A Ilha da Bagunça”), para produtoras européias, em 1950, encerrando sua carreira.
Em maio de 1954, Hardy teve um infarto do miocárdio; em 1955, a dupla foi contratada, juntamente com Hal Roach, Jr., para uma série de TV baseada na fábula da Mother Goose (“Mamãe Ganso”), Laurel and Hardy's Fabulous Fables, mas desta vez foi Laurel, porém, que sofreu um AVC, com uma lenta convalescença. Hardy teve um AVC em 15 de setembro de 1956, ficando paralisado e acamado por vários meses, sem falar e se mover.
Em 7 de agosto de 1957, Oliver Hardy morreu, aos 65 anos. Extremamente abatido e inconformado com a morte do melhor amigo, Laurel não teve estrutura emocional para comparecer ao seu funeral, dizendo "Babe (Oliver) Would Understand" ("Babe(Oliver) compreenderia"). Stan nunca mais atuou em nenhum filme ou mesmo episódio de série após a morte de Oliver. Dizia que não suportaria entrar em um set de filmagem sabendo que nunca mais veria o seu amigo de mais de três décadas no ambiente onde atuaram juntos por tantos anos. Ele, assim, passou a apenas escrever roteiros para comédias, sem jamais voltar a aparecer diante das câmeras. Os amigos mais próximos confirmaram que Stan ficara totalmente arrasado após a morte de Oliver, sem jamais ter se recuperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário