Título original:Texas
Títulos no Brasil:Gloriosa Vingança / Texas
Gênero:Faroeste
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1941
Duração:93 minutos
Elenco completo:William Holden / Glenn Ford / Claire Trevor / George Bancroft / Edgar Buchanan / Don Beddoe / Andrew Tombes / Addison Richards / Edmund MacDonald / Joseph Crehan / Willard Robertson / Pat Moriarity / Edmund Cobb
Sinopse:1866. Logo após o fim da guerra civil (1861-1865), dois antigos
combatentes, vagam pelo Texas em busca de dinheiro, comida e trabalho.
Porém, apenas encontram problemas. Primeiro convertem-se em pugilistas,
profissionais de boxe, logo presenciam um assalto a uma diligência, e
conseguem arrebatar o dinheiro dos ladrões e horas depois estão a frente
de um grupo de homens que querem enforcá-los. Um lindo faroeste, com
tintas românticas que mostra como pano de fundo a dispusta de dois
homens pelo amor de uma mulher.
Biografia de William Holden
William Holden, nome artístico de William Franklin Beedle Jr., (O'Fallon, Illinois, E.U.A., 17 de abril de 1918 — Santa Monica, Califórnia, E.U.A., 16 de novembro de 1981) foi um ator norte-americano.
Filho de pai químico industrial e mãe professora, aos três anos de idade William Holden foi morar em Pasadena, na Califórnia. Ainda estudante, começou a trabalhar como ator no Pasadena Junior College, na Califórnia, até que em 1937 um caçador de talentos da Paramount o descobriu, assinando assim seu primeiro contrato.Em 1938, apareceu como extra no filme Prison Farm (“Penas de Amor”), e em 1939 fez apenas uma fala no filme Million Dollar Legs (“Ela Prefere os Atletas”). O primeiro filme como astro foi Golden Boy (1939, “Conflito de Duas Almas”).
Prestou serviço militar durante a Segunda Guerra Mundial, voltando da guerra como tenente. Sua grande oportunidade nas telas, porém, surgiu com Stalag 17 (“Inferno 17”), papel que lhe valeu um Oscar e a partir do qual se tornou ator de grande bilheteria. Nos anos sessenta morou em Genebra, na Suíça, e passava parte de seu tempo na África, onde possuía o Mount Kenya Safari Club.
Foi casado com a atriz Brenda Marshall por trinta anos e teve com ela dois filhos: Peter e Scott. Nos últimos anos de sua vida viajou em missões ecológicas e culturais para a África, sempre acompanhado da atriz Stefanie Powers, estrela da série de televisão "Casal 20". Tinha mania por higiene, chegando a tomar quatro banhos por dia.
Faleceu devido a um machucado na testa, causado por uma queda em consequência de ter bebido demais. Ficou consciente por mais ou menos meia hora após se machucar e não percebeu que deveria procurar socorro; caso o tivesse feito, provavelmente não teria falecido. Foi encontrado morto em seu apartamento em 15 de novembro de 1981. Seu corpo foi cremado e suas cinzas espalhadas no Oceano Pacífico.
Possui uma estrela na "Calçada da Fama".
Nenhum comentário:
Postar um comentário