Título original:Charlie Chan at the Olympics
Títulos no Brasil:Charlie Chan Nas Olimpíadas / Charlie Chan Nos Jogos Olímpicos
Gênero:Policial / Mistério
Preto e branco
Legendado
Ano de produção:1937
Duração:71 minutos
Elenco completo:Warner Oland / Katherine DeMille / Pauline Moore / Allan Lane / Keye Luke / C. Henry Gordon / John Eldredge / Layne Tom Jr. / Jonathan Hale / Morgan Wallace / Frederick Vogeding / Andrew Tombes / Howard C. Hickman
Sinopse:Desta
vez Charlie Chan acompanha seu filho Lee até Mônaco para uma exposição
de arte. Mas o roubo de bônus de uma empresa e o assassinato cruel e
premeditado de algumas pessoas envolvem Charlie, Lee e o chefe de
polícia de Monte Carlo numa ciranda de mentiras, chantagens e traições. O
amor é posto à prova e o crime seria sua razão?
Warner Oland
(3 de outubro de 1879 - 6 de agosto de 1938) foi um ator
sueco-americano mais lembrado por interpretar vários personagens de
ascendência asiática: o detetive Charlie Chan , o dr. Fu Manchu e Henry Chang em Xangai Express .
Ele se mudou para os Estados Unidos quando tinha 13 anos e seguiu uma
carreira cinematográfica que incluiria tempo na Broadway e dezenas de
aparições em filmes. Ele estrelou um total de 16 filmes de Charlie Chan.Nasceu Johan Verner Ölund na aldeia de Nyby, município de Bjurholm , condado de Västerbotten , na Suécia . Ele alegou que sua aparência vagamente asiática foi devido a possuir alguma ascendência mongol , embora sua ancestralidade conhecida não tenha nenhuma indicação de que era assim.
Quando ele tinha 13 anos, sua família imigrou para os Estados Unidos. Educado em Boston, ele falava inglês e sueco, e acabou traduzindo algumas das peças de August Strindberg .
Quando jovem, ele seguiu uma carreira no teatro, inicialmente
trabalhando em cenografia enquanto desenvolvia suas habilidades como
ator dramático. Em 1906, ele foi contratado para visitar o país com a trupe liderada pela atriz Alla Nazimova . No ano seguinte, ele conheceu e se casou com o dramaturgo e pintor de retratos Edith Gardener Shearn. Shearn fez um parceiro ideal para Oland.
Ela dominou o sueco, ajudando-o com a tradução dos trabalhos de
Strindberg que eles publicaram conjuntamente em forma de livro em 1912.Depois de vários anos no teatro, incluindo aparições na Broadway como Warner Oland, em 1912 ele fez sua estréia no cinema mudo em Pilgrim's Progress , um filme baseado no romance de John Bunyan . Como resultado de sua formação como ator shakespeariano e sua fácil adoção de um olhar sinistro, ele era muito requisitado como vilão e em papéis étnicos. (1919). Nos 15 anos seguintes, ele apareceu em mais de 30 filmes, incluindo um papel importante em The Jazz Singer (1927), um dos primeiros talkies produzidos.Oland retratou uma variedade de personagens asiáticos em vários filmes
antes de ser oferecido o papel principal no filme de 1929, O Misterioso Dr. Fu Manchu . Foi o primeiro retrato na tela do personagem Fu Manchu no filme.
Oland continuou a aparecer na tela como um asiático, provavelmente com
mais frequência do que qualquer outro ator branco na história do cinema. Em Old San Francisco , Oland jogou um asiático sem sucesso se passando por um homem branco. Oland foi o primeiro ator a interpretar um lobisomem em um grande filme de Hollywood, mordendo o protagonista, interpretado por Henry Hull , em Werewolf of London (1935). Mais uma vez, o personagem de Oland era asiático.Sucesso de bilheteria, O Misterioso Dr. Fu Manchu fez de Oland uma estrela, e durante os dois anos seguintes ele retratou o malvado Dr. Fu Manchu em mais três filmes (embora o segundo tenha sido puramente uma aparição ). Firmemente trancado em tais papéis, ele foi escalado como Charlie Chan no filme de mistério internacional de detetive Charlie Chan Carries On (1931) e depois no filme clássico de 1932 do diretor Josef von Sternberg , Shanghai Express, ao lado de Marlene Dietrich e Anna May Wong . A série, escreveu Jill Lepore mais tarde, "manteve Fox à tona" durante os anos 1930, enquanto ganhava 40 mil dólares por filme. Oland levou seu papel a sério, estudando a língua chinesa e a caligrafia . Apesar de sua riqueza e sucesso, Oland sofria de alcoolismo que afetou gravemente sua saúde e seu casamento de 30 anos. Em janeiro de 1938, ele começou a filmar Charlie Chan no Ringside . No entanto, uma semana para filmar seu comportamento errático culminou em sua saída do set, fazendo com que o filme fosse abandonado. Depois de um período no hospital, ele assinou um novo contrato de três filmes com Fox para continuar jogando com Chan. Ao mesmo tempo, ele estava envolvido em um amargo divórcio de sua esposa que o impediu, por ordem judicial, de viajar para o exterior e transferir seus bens para o exterior. Ele também foi logo envolvido em um incidente público quando, tendo ordenado seu motorista para levá-lo ao México, ele foi observado durante uma parada de descanso sentado no estribo do seu carro jogando seus sapatos em espectadores. O acordo de divórcio, favorecendo sua esposa, foi anunciado aos meios de comunicação em 2 de abril de 1938, e no mesmo dia ele deixou os EUA de navio, chegando ao sul da Europa, seguindo para sua Suécia natal onde ficou com um arquiteto amigo.Na Suécia, Oland contraiu pneumonia brônquica , agravada pelo aparente ataque de enfisema de anos de tabagismo pesado e morreu em um hospital em Estocolmo . O último filme de Oland foi o inacabado Charlie Chan no Ringside . Fox resgatou as cenas de Oland com Peter Lorre e divulgou a imagem final como Moto's Gamble (1938). Após a cremação na Suécia, suas cinzas foram trazidas de volta aos Estados Unidos por sua ex-mulher para o enterro no cemitério rural de Southborough, em Southborough, Massachusetts , um subúrbio de Boston, onde os Olands residiam em uma fazenda histórica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário