Título original:Heller in Pink Tights
Títulos no Brasil:Jogadora Infernal / O Pistoleiro e a Bela Aventureira
Gênero Faroeste
Colorido
Legendado
Ano de produção:1960
Duração:100 minutos
Elenco completo:Sophia Loren / Anthony Quinn / Margaret O'Brien / Steve Forrest / Eileen Heckart / Ramon Novarro / Edmund Lowe / George Mathews / Edward Binns / Warren Wade / Frank Silvera / Boyd Holister / Leo V. Matranga / Cal Bolder / Taggart Casey / Howard McNear
Sinopse:Um grande elenco atua nesse faroeste em tom de comédia, que conta a
história de uma trupe de artistas ambulantes chamada Healy Dramatic
Company, que vive às voltas com xerifes desconfiados, moradores
agressivos e credores nervosos, em pleno Oeste selvagem por volta de
1880. Tendo Sophia Loren (Os Girassóis da Rússia) e Anthony Quinn
(Zorba, o Grego) como os donos do espetáculo, eles circulam por todas as
regiões atrás de um número capaz de atrair o maior público possível.
Nessa trajetória, vivem se metendo em grandes enrascadas. Inspirado num
romance de Louis L´Amour.
Sophia Loren ganhou fama internacional em 1962, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Duas mulheres, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes e o New York Film Critics Circle Awards. Ela detém o recorde por ter recebido seis David di Donatello Awards de Melhor Atriz, o maior número já recebido, pelos filmes: Duas Mulheres (1960); Ontem, Hoje e Amanhã; Matrimônio à Italiana (pelo qual ela foi nomeada para um segundo Oscar); I girasoli; A viagem (1974); e Um Dia Muito Especial. Sua carreira atingiu o auge em 1964, quando recebeu 1 milhão de dólares para estrelar o filme A Queda do Império Romano.
Além do Oscar, ela ganhou um Grammy Award, cinco Globos de Ouro especiais, um Bafta, o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes, e o Oscar Honorário em 1991. Em 1995, ela recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille pelas realizações ao longo da vida. Em 1999, Sophia Loren foi reconhecida como uma das 25 maiores lendas do cinema norte-americano do sexo feminino na pesquisa do American Film Institute, da AFI's 100 Years...100 Stars.
Depois de constituir família no início dos anos 70, Loren passou a dedicar menos tempo a sua carreira de atriz e optou por fazer apenas aparições em filmes ocasionais. Nos últimos anos, ela ainda apareceu em filmes americanos como Prêt-à-Porter, Grumpier Old Men e Nine.
Lina Wertmüller desejava filmar Tieta de Jorge Amado, antes da produção de Cacá Diegues e a protagonista seria Sophia Loren.
Loren nasceu Sofia Villani Scicolone na Clinica Regina Margherita em Roma , Itália, filha de Romilda Villani (1910-1991) e Riccardo Scicolone, um engenheiro de construção de descendência francesa. Riccardo Scicolone recusou a casar com Romilda Villani, deixando Romilda,que era professora de piano clássico. Os pais de Loren tiveram outro filho , sua irmã Maria ,nascida no ano de 1938,alem de ter dois meio-irmãos paternos, Giuliano e Giuseppe.Romilda, Sofia, e Maria vivia com a avó de Loren em Pozzuoli ,perto de Nápoles.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Pozzuoli era um alvo de bombardeio freqüente dos não-aliados . Durante um ataque, Loren correu para o abrigo, ela foi atingida por estilhaços e ferio seu queixo. Depois disso, a família mudou-se para Nápoles, onde foram acolhidos por parentes distantes. Após a guerra, Loren e sua família voltou para Pozzuoli. A avó de Loren Luisa abriu um pequeno bar em sua sala de estar, onde vendia licor de cereja caseiro, Romilda Villani, tocava piano no bar enquanto Maria cantava, e Loren recolhia os pratos. O lugar era popular entre os soldados americanos das proximidades.Quando ela tinha 14 anos, Sofia entrou em um concurso de beleza , Miss Italia 1950 e, apesar de não ganhar, foi selecionado como uma das finalistas. Mais tarde, ela se matriculou em aulas de teatro e foi selecionado como um extra creditado no filme de Quo Vadis (1951), com a idade de 15. Em 1951, ela também apareceu no filme italiano lui Era ... si! sì!, onde ela interpretou uma odalisca , sendo creditado profissionalmente como Sofia Lazzaro. Ela apareceu em vários pequenos papéis e papéis menores no início da década. Ela começou a usar seu nome artístico atual em La Favorita (1952), o novo nome sendo uma junção combinando ao nome da atriz suíça Märta Torén. Seu primeiro papel como protagonista foi em Aida (1953), pelo qual recebeu elogios da crítica. Depois de jogar o papel principal em Duas Noites com Cleópatra (1953), seu primeiro papel de destaque foi em O Ouro de Nápoles/L'oro di Napoli (1954), dirigido por Vittorio de Sica.Loren tornou-se uma estrela de cinema internacional após seu contrato de cinco filmes com a Paramount Pictures em 1958. Entre seus filmes neste momento foram Desire Under the Elms com Anthony Perkins.
Em 1961, ela estrelou um filme de Vittorio De Sica, Two Women , que conta a história de uma mãe que está tentando proteger a filha de 12 anos de idade numa Itália devastada pela guerra. Os duas acabam estupradas dentro de uma igreja enquanto viajam de volta à sua cidade natal. O Desempenho de Loren lhe rendeu vários prêmios, incluindo o prêmio do Festival de Cinema de Cannes de melhor atriz, e um Oscar de Melhor Atriz, o primeiro prêmio da Academia para uma atriz em um filme não falado em inglês. Ela ganhou 22 prêmios internacionais por Two Women.
Durante os anos 1960, Loren foi uma das atrizes mais populares do mundo, ela continuou a fazer filmes nos Estados Unidos e na Europa. Em 1964, sua carreira atingiu o seu auge quando ela recebeu US $ 1 milhão para aparecer em A Queda do Império Romano. Em 1965, ela recebeu uma segunda indicação ao Oscar por sua atuação em Marriage Italian Style.
Entre os filmes mais conhecidos de Loren deste período estão El Cid (1961) , com Charlton Heston , The Millionairess (1960), com Peter Sellers , Começou em Nápoles (1960), com Clark Gable, Ontem, Hoje e Amanhã/Ieri, oggi, domani (1963), com Marcello Mastroianni, Lady L (1965), com Paul Newman, A Condessa de Hong Kong/A Countess from Hong Kong (1967), do lendário Charlie Chaplin, ao lado de Marlon Brando, dentre outros.trabalhado menos depois de se tornar mãe. Durante a próxima década, a maior parte de seus papéis estavam em características italianas. Durante a década de 1970, ela foi emparelhada com Richard Burton no filme A Viagem (1974), e um remake de um filme inglês Breve Encontro (1974). O filme teve sua estréia na televisão dos EUA em 12 de novembro 1974.Ele se saiu muito bem internacionalmente, e foi um sucesso de bilheteria respeitável no mercado norte-americano. Ela co-estrelou com Marcello Mastroianni Um Dia Especial/Una giornata particolare (1977). Este filme foi indicado a 11 prêmios internacionais, tais como dois Oscars (melhor ator principal, e melhor filme estrangeiro). Ele ganhou um Globo de Ouro e um prêmio César de melhor filme estrangeiro. O desempenho de Loren foi premiado com um Prémio David diDonatello, o sétimo de sua carreira.O filme foi extremamente bem recebido pelos críticos americanos e tornou-se um sucesso de bilheteria.
Após esse sucesso, Loren estrelou um thriller americano O Alvo de Quatro Estrelas (1978). Este filme recebeu críticas mistas, embora tenha sido um sucesso moderado nos Estados Unidos e internacionalmente. Em 1978, ela ganhou o quarto Globo de Ouro por "filme favorito". Outros filmes desta década foram indicado ao Oscar, que dividiu a crítica como o filme Man of La Mancha (1972),de Arthur Hiller, que foi um fracasso comercial e de crítica apesar de ter sido nomeado para vários prêmios, incluindo dois Globos de Ouro, em 1979, fez Poder de Fogo , com James Coburn.
Em 1980, após o sucesso internacional da biografia da própria foi lançado uma biografia cinematográfica da vida e carreira. Em 1982, enquanto na Itália, ela ganhou as manchetes depois de servir uma sentença de prisão de 18 dias sobre evasão fiscal, um fato que não conseguira prejudicar sua popularidade ou carreira.
Ela agiu com pouca freqüência durante os anos de 1980 e recusou o papel de Alexis Carrington, em 1981 para a série televisiva Dynasty. Embora ela foi escalada para estrelar a serie Falcon Crest em 1984 como meia-irmã de Angela Channing, negociações fracassaram no último momento e o papel foi para Gina Lollobrigida, em vez disso Sophia preferiu dedicar mais tempo para aos seus filhos.
Em 1991, Loren recebeu um Oscar Honorário por suas contribuições para o cinema mundial e foi declarado "um dos tesouros do cinema mundial".Em 1995, ela recebeu o Globo de Ouro o Cecil B. DeMille.
Em 2009, Loren, declarou no programa Larry King, que Federico Fellini, tinha planejado em dirigir um filme pouco antes de sua morte em 1993. Ao longo dos anos de 1990 e 2000, Loren foi seletiva sobre a escolha de seus filmes e aventurou em várias áreas de negócio, incluindo livros de receitas , óculos, jóias e perfume. Ela recebeu uma indicação ao Globo de Ouro por sua atuação em Prêt-à-Porter (1994), co-estrelado por Julia Roberts.
No 20º Festival Internacional de Cinema de Moscou, em 1997, ela foi premiada com um Prémio Honroso pela contribuição ao cinema. Em 1999, o American Film Institute colocou Loren, entre as maiores estrelas femininas da Idade de Ouro do cinema de Hollywood. Em 2001, Loren recebeu um Grand Prix Especial do Prêmio Américas no Festival de Cinema de Montreal Mundial por seu trabalho.
Em 2009, depois de cinco anos ela estrelou um filme teatral de destaque dos Estados Unidos,o musical Nine, com base na Broadway musical que conta a história de um diretor que luta para concluir seu filme mais recente.
Em 2014, foi dirigida pelo filho Edoardo Ponti, no filme (Voce umana), que lhe valeu mais um David di Donatello Awards.
Nenhum comentário:
Postar um comentário